Concurso de Itaguaí: Secretário Saulo Farias abre o jogo sobre o concurso para o Jornal Atual!

O secretário de Administração do município, Saulo Farias, garantiu que os candidatos aprovados no concurso serão convocados imediatamente.

A determinação do Ministério Público (MP) do Estado do Rio de Janeiro para o concurso da prefeitura de Itaguaí, publicada no dia 27 de setembro, causou indignação entre os candidatos contratados da prefeitura. A recomendação é que na prova de títulos, 2ª etapa do concurso, só será considerado para fins de pontuação a experiência profissional dos ocupantes dos cargos públicos aprovados em concurso e com matrícula efetiva.

Para o secretário de Administração do município, Saulo Farias, a decisão é injusta. “Existem funcionários que estão aqui há mais de 20 anos trabalhando na mesma função. Acho injusto não contar ponto para esse funcionário, que já está familiarizado com a administração. A maioria das pessoas fez a inscrição contando com essa vantagem”, defende Saulo.

Segundo ele, a exigência do Ministério Público é que os contratados sejam substituídos pelos efetivos. “Particularmente não concordo. Estamos vendo judicialmente se conseguimos reverter essa decisão. Nós vamos tentar até o último momento”, garante o secretário, ressaltando ainda que a chamada dos candidatos aprovados será imediata. “Assim que as etapas forem concluídas nós iremos convocar os aprovados”, conclui Saulo.

25 comentários:

  1. odiosa a opinião dele!! não dá pra discrever!!

    ResponderExcluir
  2. Não liguem para isso, duvido q a maioria dos contratados tenham ao menos conseguido se classificar para a segunda fase do concurso.

    ResponderExcluir
  3. Conheço pessoas que trabalham há dez anos de contrato em itaguai , e não conseguiram passar na prova.

    ResponderExcluir
  4. td vagabundos ke nao sabem nem ler...rsrs..estao la pq ha 10, 20 anos itaguai so tinha carroça..nem rede de esgoto devia existir...

    ResponderExcluir
  5. Ressalte-se a coragem do senhor Saulo Farias! Classificar de "injusto" o fato de um funcionário que está há mais de vinte anos na prefeitura não poder concorrer na prova de títulos por não ser concursado. Injusto? Injusto é que esse funcionário tenha ocupado cargo público por tantos anos sem que tenha entrado por concurso (tal como prescreve, por exemplo, a LDB para o caso da educação)! É preciso muita coragem para dizer um absurdo desses! Não precisa exonerar os funcionários contratados para empossar os concursados: basta criar outra cidade com o mesmo nome e colocar os concursados para trabalhar lá! Nem sei como essa ideia não ocorreu ao referido senhor. Vindo de um secretario, que não foi eleito nem concursado, mas ocupa cargo de confiança, não chega a ser tão admirável assim! Ideias que caberiam a um outro secretario, um secretario florentino do século XVI... Maquiavel!

    ResponderExcluir
  6. a chance foi para todos mas,infelizmente o povo contratado esta acostumado a mendigar emprego e não se preparar intelectualmente para concorrer com os outros. isso so mudara o dia que essas pessoas enxergarem melhor a situação e não trocarem voto por emprego. ai, serão respeitadas.

    ResponderExcluir
  7. Lamentável essa declaração! O fato é que Itaguai ganhará em qualidade em todos os setores com esse concurso! Estou chegando ai, se Deus quiser e Ele quer! Como o amigo disse "estamos trabalhando intelectualmente" para exercer os cargos;não é favor!

    ResponderExcluir
  8. SEM COMENTÁRIOS TER Q. OUVIR ISSO DE UM REPRESENTANTE DO POVO DE ITAGUAÍ E AO MESMO TEMPO VINCULADO A UMA CONCEITUADA PREFEITURA DE ITAGUAÍ; VC NÃO MERECE NEM RESPOSTA, APENAS UMA EXONERAÇÃO IMEDIATA P. QUEBRA DE DECORO "MORAL E INDIGNO DE UM SER HUMANO". SR. PREFEITO, EXONERE-SE IMEDIATAMENTE ESSA PESSOA PLENAMENTE INCAPACITADA A SUA FUNÇÃO E CONVOQUEM-SE IMEDIATAMENTE COMO CONSTA NO EDITAL DESSE CERTAME REALIZADO, TODOS OS APROVADOS E INCLUSIVE EM LISTA DE ESPERA INCLUINDO TAMBÉM AS NOVAS VAGAS OFERECIDAS PELA CÂMARA. QUE SEJAM DEMITIDOS TODOS OS CONTRATADOS CONFORME A LEI DETERMINA APÓS A REALIZAÇÃO DE UM CONCURSO PÚBLICO; QUE SE ESTABELEÇA O PRINCÍPIO DE SERVIDORES AMPLAMENTE QUALIFICADOS E APTOS A ASSUMIREM SEUS CARGOS CONFORME OS HABILITARAM PARA TAL. SEU SECRETÁRIO SAULO FARIAS, VC SEMPRE FOI ASSIM MESMO OU TÁ FAZENDO PAPEL DE PALHAÇO ?? VC MESMO SE MOSTRA INCAPACITADO P. TAL FUNÇÃO E É TÃO IGNORANTE O TANTO, É CAPAZ DE CRIAR PROVAS CONTRA VC MESMO,, MEU DEUS, VEJAM MEU POVO, NOSSA, OS ITAGUAENSES DEVEM ESTAR MORRENDO DE VERGONHA DE PESSOAS ASSIM; AGORA PENSEM COMIGO, QUEM TEM RAZÃO: " O SUJEITO CARA DE PAU ME APARECE AQ. FALANDO Q. TEM PESSOAS CONTRATADAS Q. TRABALHAM EM ITAGUAÍ MAIS DE 20 ANOS E ACHA TUDO NORMAL" ?! PELO POUCO Q. EU SEI COMO LEIGO, P. SE TRABALHAR COMO CONTRATADO É NECESSÁRIO O MUNICÍPIO ESTAR SOFRENDO ALGUMA SITUAÇÃO DE PLENO RISCO, CALAMIDADES PÚBLICAS ENTRE OUTROS E ASSIM MESMO, É P. TEMPO DETERMINADO DE SEIS MESES ( 6 MESES ); DIANTE DO EXPOSTO, PENSEM: SERÁ Q. A PREFEITURA DE ITAGUAÍ FICOU 20 ANOS EM SITUAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA ?? CONVOCO AQ. E AO M.P- MINISTÉRIO PÚBLICO DO RJ, A INTERVENÇÃO IMEDIATA E Q. SEJA PEDIDO A EXONERAÇÃO IMEDIATA DESSE SECRETÁRIO SAULO FARIAS DIANTE DAS PROVAS AQUI PRODUZIDAS. TENHO CERTEZA Q. O CONCEITUADO PREFEITO DE ITAGUAÍ NÃO VAI COMPACTUAR TANTA ABERRAÇÃO ASSIM EM SEU MANDATO.

    ResponderExcluir
  9. FATO: Itaguaí realmente estava em estado de calamidade e pleno risco até o Charlinho chegar!! kkkk

    ResponderExcluir
  10. Lamentável saber que existem pessoas que pensam que os funcionários contratados são pessoas burras, que não conseguiriam passar num concurso, complicado é estar em uma sala de aula, em lugares onde efetivos não querem estar, recebendo um baixo salário, cursar uma faculdade e ter que ler isso...
    Sou contratada, amo educar, não sou burra, nem puxo carroça. Bom saber que alguém ainda se preocupa em não colocar na rua pessoas que trabalham duro, que não são afilhados políticos de ninguém...

    ResponderExcluir
  11. Todo esse concurso foi uma vergonha!!!!

    A prova para enfermeiro apresentou respostas duvidosas e estranhas, sendo que o concurso cobrava um absurso e muita burocracia para poder entrar com recurso. Além disso, deu muito valor a prova de títulos... todo mundo percebeu, até a lenta cega brasileira ...

    ResponderExcluir
  12. O secretário quer se redimir da injustiça que ele cometeu há alguns anos atrás, anlando um concurso por pirraaça, agora ele vem a público defender contratado, mas se esquece que autrora colocou vários funcionários concursados na rua. E pior até hj está na justiça. Nada contra os contradados, agora ee usar os contratados é sacanagem. Qual é Saulo???

    ResponderExcluir
  13. VEREADOR DE ITAGUAÍ !!26 de outubro de 2011 às 22:03

    L A M E N T Á V E L !!!! " MEU QUERIDO POVO DE ITAGUAÍ, VAMOS PENSAR ?? OQ. SIGNIFICA ESSAS PALAVRAS DO SAULO FARIAS ?? EU VOS DIGO COM MUITA SABEDORIA E HONESTIDADE: ASSÉDIO MORAL TOTAL P. COM O POVO DE ITAGUAÍ OU SEJA: O POVO DE ITAGUAÍ É IGNORANTE E BURRO". AGORA ME DIGAM: ALGUÉM AINDA PRETENDE VOTAR NESSE INQUALIFICÁVEL SUJEITO ?? AINDA BEM Q. JÁ ENVIAMOS UM DOSSIÉ COM AS PROVAS AQ. PRODUZIDAS AO CONCEITUADO M.P DO RJ, É, REALMENTE, VAMOS FAZER UMA FAXINA NA PREFEITURA DE ITAGUAÍ NESSES 20 ANOS E COBRAR A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL !! MEU POVO, JÁ PENSARAM EM QUANTAS MELHORIAS JÁ PODERIAM TER SIDO FEITAS EM ITAGUAÍ NESSES 20 ANOS DE SUPERFATURAMENTO, CAIXA DOIS ETC,,??? SE UNAM E COBREM ESSAS EXPLICAÇÕES, AFINAL, ELES GANHAM EM CIMA DESSAS IRREGULARIDADES DE CONTRATAÇÕES, LEMBREM DISSO !

    ResponderExcluir
  14. Alguns comentários aqui são futéis e estúpidos demais o cidadão não sabe de nada vem aqui escrever asneira ofendendo os contratados, porém, digo que sou contratada e com muito êxito fui aprovada no concurso com uma das primeiras colocações.

    ResponderExcluir
  15. E X O N E R A Ç Ã O JÁ !!!!29 de outubro de 2011 às 02:23

    L A M E N T Á V E L, TEM PESSOAS AQ. Q. NAO ENTENDEM O VERDADEIRO SIGNIFICADO DAS MINHAS SÁBIAS PALAVRAS, OU SEJA: " O PIOR CEGO É AQUELE Q. NAO QUER VER ou QUEREM TAPAR A QUALQUER CUSTO, O SOL COM A PENEIRA". HJ., ELE TE FORNECE UM EMPREGUINHO CALA BOCA DE NO MÁXIMO, UM SALÁRIO MÍNIMO E DEPOIS ELE DÁ UM PÉ NA SUA BUNDA SEM NENHUMA SEGURANÇA E MUITO MENOS SEUS DIREITOS TRABALHISTAS; ENQUANTO VC GANHA UMA MERRECA, ELE GANHA EM CIMA DESSA MERRECA, DEZ VEZES A MAIS (10) O SEU SALÁRIO E AGORA, ME RESPONDAM UMA COISA: SERÁ Q. ESSE SUJEITO TEM R A B O PRESO COM ALGUÉM ?? ? "AS PESSOAS AQ. PRECISAM SABER QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES E REQUISITOS NECESSÁRIOS P. MANTER CONTRATADOS ATUANDO". PARABENS ANÔNIMO, AGORA VC TB. NÃO TERÁ RABO PRESO COM NINGUÉM, NÉ ?? DIZ AIH, QUAL A SUA FUNÇÃO E O SEU NOME ?? PRA Q. TANTO MISTÉRIO ? SÓ MAIS UMA DICA: CUIDADO P. CONSCIÊNCIA NÃO PESAR HEIM..

    ResponderExcluir
  16. Fiquei feliz em ver como meu comentário do dia 20 serviu para despertar outros e para que os nãos moradores de itaguaí ficassem cientes de como funciona as contratações para a prefeitura. Ou é feita através de espera para falar com alguém no gabinete, ficando horas a espera, ou se trabalhar para algum candidato na eleição. Dificilmente; se você colocar um currículo sem ser dessas formas, será chamado.Porque depois sera cobrado o seu voto e de seus familiares em época de eleição.Peço desculpas aos contratados que realmente sejam capacitados , mas muitos nem educação, aquela que vem de berço tem. Não sabem ser educados ao tratar o povo que precisam atender, e as vezes se sentem poderosos só porque estão sentados do outro lado . O povo de Itaguaí sabe a que me refiro, e sei que muitos tem algo a contar sobre isso. Os eleitores precisam saber que não se deve pedir para os políticos. É, direito do povo saúde, educação,emprego, enfim tudo que uma pessoa precisa para viver, e eles os políticos apenas estão em seus cargos nos representando, eleitos por nós e não são seres especiais. Itaguaí está prosperando, deixando de ser aquela cidade , onde o povo se deixava levar por papos furados. Tem muita gente de fora habitando aqui e que tem mentalidade aberta em relação a muita coisa. O resultado , espero virá na próxima eleição. Não vote em quem paga, pegue o dinheiro e vote em quem realmente mereça. O voto é secreto e só você sab. .erá em quem votou. Obrigada, vpoltarei quando necessário for.

    ResponderExcluir
  17. o MP tomou essa decisão pq manjou desde logo a lorota dos títulos, e deu na canela deles...

    falar que é injusto isso pq tem gente lá há 20 anos, faz parecer que fizeram concurso pra eles, né?

    ResponderExcluir
  18. Itaguaí é uma cidade em franco desenvolvimento. Vide porto entre outros. Nada mais justo do que ela se enquadrar conforme manda a lei. Acredito que isso só se fará pela educação de seus cidadãos. E ensinar as crianças de agora que não se deve desobedecer a lei é um grande início. O concurso é justo e ele veio para moralizar a administração pública.

    ResponderExcluir
  19. Eu só quero saber quando vão me chamar, fui aprovada e estou na lista de espera e não vou desistir....

    ResponderExcluir
  20. minha opiniao é a seguinte, sem ofender ninguem sou contra contrataçoes devemos ter vida justa, em sao joao de meriti ocorre isto só tem contratados amigos de vereadores prefeitos etc.. conheço varias pessoas que trabalha em posto de saude porque trabalhou para politicos uma vergopnha pessoas que nao tem educaçao nenhuma para ocupar tal cargo me desculpem contratados sei que emprego esta difuicil mais tudo que é errado um dia vem a tona infelizmente se voces fizeram o coincurso e passou parabéns agora quem nao fez esta na hora de pensar e começar a estudar porque é muito bom ocupar um cargo por capacidade e nao porque é amigo de fulano e cicrano ou até mesmo porque trocou seu voto, eu estudo estudo e estudo sinceramente nao quero nada injustamente quero tudo por capacidade é bem melhor é eterno que DEUS ABENÇOE TODOS QUE FIZERAM O CONCURSO OU NÃO E OS CONTTRATADOS QUE NAO FIQUEM COM RAIVA OU TRISTES APENAS TENTEM APRENDER ESTA LIÇÃO QUE A VIDA ESTA DANDO A VOCES.

    ResponderExcluir
  21. Ninguem é insubstituível, já fui contratada da Petrobras e fui substituida por concursado, sei que é horrível, mas isso me deu forças e me abriu os olhos para ver que precisava estudar e ser concursada para nao passar por aquilo denovo, eu exercia minha função, recebia vários elogios, mas no final das contas fui para rua, trocada por um garotinho de 19 anos concursado, regras são regras nao adianta ficarmos chorando no leite derramado precisamos pegar o pano e limpar e comprar outro leite, passei neste concurso com uma colocação ótima ( fiz minhas contas com base nas notas divulgadas) irei substituir um funcionário de 5, 10 e até mesmo 20 anos isso acontece é o ciclo da vida um dia estamos por cima e outro por baixo, sei que o desespero bate quando se fica desempregado, mas a vida nao acabou bola pra frente quem nao conseguiu passar faça outros... Nova Iguaçu, Angra e por aí vai .... E tambem os concursados nao tem direito de PIZAR, chamar os contratados de BURROS, o que é isso, voce é melhor do que ele só porque sabe fazer conta ou escrever melhor? Isso só mostra o quanto voce é ABITOLADO, fechado em um mundo Medíocre, NINGUEM É MELHOR DO QUE NINGUEM.Todos nós possuímos habilidades diferentes, espero que essa transição de contratados para concursados seja tranquila. Este comentário foi derrespeitoso a todos, existem leis para que? para formarem livros bonitinhos de direito e o MP para pagar salarios bons, o MP está certo, tem que fazer seu trabalho mesmo doa a quem doer, em vez de se por contra os concursados ele tinha que lutar para os contratados ficarem junto com os concursados, o país tem muito muito dinheiro... Itaguaí tem condições de chamar os concursados e manter os contratados tranquilamente...... não é a cidade do Porto? petróleo gera dinheiro.... entao pare de fazer draminha e resolva o problema!!!!

    ResponderExcluir
  22. É INJUSTO gastarmos tempo estudando...dinheiro em cursos...passar ... É um direito nosso.É por quê foi realizado este concurso então? é INJUSTIÇA SR SECRETÁRIO.QUEREMOS A NOSSA MATRÍCULA

    ResponderExcluir
  23. Na verdade tinha que tirar todo mundo, desde o prefeito até o menor funcionário, se for fazer uma fiscalização séria, com certeza vai pegar gente exercendo funções sem qualificação e capacidade para tal, é pór isso que o Brasil não cresce, e com certeza o povo de itaguai tem sofrido com isso, é vergonhoso, um secretário de administração torcer para as coisas certas darem erradas,entendo com isso que é muito vantajoso para eles manterem a atual situação, mas Deus é justo e fiel, e tem ouvido e visto o masacre do povo por tais. Nada contra o pessoal contratado, mas corram atrás daquilo que é realmente justo, pois é bom desfrutarmos daquilo que conquistamos com as nossas proprias mãos. Sou esposo de uma pessoa que lutou muito para passar em tal concurso e sei que tudo vai dar certo.

    ResponderExcluir
  24. Tenho que concordar com o comentário acima, na verdade em nosso País, há de tudo e mais alguma coisa, tem gente que nunca fez uma faculdade de medicina, e faz parte do ministério ou de uma comissão de saúde, ou nunca estudou, e está de frente de uma comissão de ensino, é duro para o povo brasileiro, pois atualmente o que temos visto é isso, pessoas totalmente desqualificadas assumirem certos setores, e postos, é por isso que nada vai para frente,mas culpado é o próprio povo, na verdade de que se queixa o homem, pois enquanto estivermos elegendo cangaceiros, jagunços, e outras coisas mais, não havera crescimento, o povo tem que despertar, pois a escolha está em nosssas maõs, não troquem o vosso futuro, por algo banal, pois caíra na vossa própria cabeça. Meu respeito aos contratados, mas lutem e corram atrás daquilo que verdadeiramente é vosso, e não fiquem se apoiando naquilo que um dia pode se acabar.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!