Merenda escolar é lição para alunos de Itaguaí


Projeto Planeta Limpo incentiva a reciclagem do óleo de cozinha usado para que seja viabilizada a compra de mudas de hortaliças que são servidas em escolas municipais

Rio - Em Itaguaí, óleo usado pode se transformar em hortaliças para merenda escolar. É o projeto  Planeta Limpo, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí, realizando coleta de óleo de cozinha já utilizado. O material coletado dos cerca de 80 restaurantes inscritos e da própria comunidade é vendido a empresas, que o utilizam na produção de sabão pastoso. A verba é revertida para compra de mudas de hortaliças, que são plantadas no Hortão Municipal e destinadas à merenda escolar da rede municipal.

Para conseguir mais adeptos do projeto, a prefeitura lançou campanha de incentivo. Cada pessoa que levar, no mínimo, dois litros de óleo de cozinha usado para a sede da Secretaria de Meio Ambiente ganha embalagem de sabão pastoso de 100 g. Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Jaílson Barboza, grandes redes de restaurantes como o Don Zellitus e o Bob’s já aderiram e as próprias escolas municipais enviam óleo usado. “Por isso, conseguimos uma verba de R$ 800 mensais com a coleta de mais de dois mil litros por mês”, afirma.

O diferencial de Itaguaí é o trabalho de educação alimentar, e a ferramenta utilizada para isso é a enorme horta municipal que produz exclusivamente para a merenda escolar e fornece parte do cardápio alimentar das crianças. Quem desenvolve o projeto é a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Educação. Esse trabalho tem a orientação de nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que orienta sobre os produtos que devem ser plantados. Além disso, é na horta que os alunos têm aulas de alimentação saudável.

Em dezembro de 2010, essas e outras ações levaram o município a receber do governo federal o título de Gestor Eficiente em Merenda Escolar. As nutricionistas, pelo menos uma vez ao ano, preparam atividades lúdicas com os alunos para mostrar os mais variados alimentos e seus nutrientes e a importância da adoção de uma alimentação saudável.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!