Projeto para Itaguaí: Uma linha de bondes ligando o Centro ao Sase!


As cidades que possuem esse pitoresco serviço atraem turistas e visitantes!

Muitas cidades do interior do país se projetam pelas suas individualidades! Aparecida do Norte - SP (Sua Basílica e a religião), Barretos - SP (Sua festa anual), Cidades da Serra Gaúcha e Campos do Jordão - SP (Frio ou neve), Águas de Lindóia – Divisa MG / SP (Estação hidromineral) ou mesmo Sorriso – MS (Estação hidrotermal).

A cidade de Itaguaí tem em relação ao turismo, pouca ou nenhuma referência que a diferencia das outras cidades. Tirando a Expo e a história da cidade, nada mais sobra (!). Acredito que a cidade de Itaguaí precisa de uma referência que atraia turistas e visitantes ao longo de todo o ano e ao mesmo tempo, seja útil para os moradores de Itaguaí.

Levando em conta a geografia montanhosa do centro de Itaguaí e as suas peculiaridades, que lembram um pouco do bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, surge uma ideia que pode destacar a cidade no roteiro turístico nacional: Uma linha de bondes!

Essa linha poderia ligar o centro da cidade ao bairro do Sase, percorrendo toda a extensão da Avenida Quintino Bocaiúva (Passando pela prefeitura) e retornando pelo morro do Cemitério, passando pelo teatro municipal, cobrindo boa parte do centro histórico de Itaguaí.

A um preço simbólico, os moradores das localidades servidas pelo bonde poderiam facilmente deslocar-se nesse meio de transporte, assim como vários visitantes que curiosos, viriam à cidade para embarcar no bonde!

O custo e a operação de uma linha de bondes ligando o centro ao Sase não seria muito alto. A repercussão positiva e as novas possibilidades de negócios em torno dessa novidade compensaria o investimento. Inclusive, dependendo do retorno direto ou indireto, a linha de bondes poderia até mesmo ser ampliada para outros bairros como o Engenho e até a Estrela do Céu(!).

Fica mais uma sugestão para os leitores do blog Cidadania do Porto.

Prof. Danilo Aguiar

3 comentários:

  1. Não sei, a última informação que tive acesso, dava conta da desapropriação de terrenos em Santa Cruz para a implantação de um novo traçado para a linha, por trás do cemitério, próximo ao abatedouro.

    ResponderExcluir
  2. bonde em itaguai?ta de sacanagem,nada funciona por aqui,imagina um bonde,sem contar os assaltos.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!