LLX agora quer destruir o que sobrou da Ilha da Madeira!

Agora, ele aponta seus tentáculos para o resto da Ilha da Madeira e o manguezal!

Após a desapropriação forçada de todos os moradores da localidade conhecida como Vila, a empresa de Eike Batista entregou nessa semana ao INEA um pedido para dobrar a sua capacidade de operação. Lógico que para dobrar essa capacidade, necessitará necessariamente de maior espaço.

Ora, pela lógica, para dobrar de capacidade de operação, será necessário dobrar o espaço do porto! Como fazer isso, se toda a área atualmente disponível está sendo utilizada? Ou ele avançará pelo manguezal, ou avançará pelo que restou do bairro da Ilha da Madeira, ou os dois!

Mais uma vez, a população local será pega de surpresa, pois além de não ter sido consultada, terá que sair de seus lares em nome de um progresso que não beneficia a ninguém da localidade. A Ilha da Madeira e o manguezal que a circunda será no futuro apenas uma parte do passado ambiental de Itaguaí.

Fontes: IG, Brasil EconômicoTerra

Prof. Danilo Aguiar

15 comentários:

  1. As casas foram desapropriadas ou o Eike comprou? Se ele comprou, agora está nas mãos dos moradores que sobraram não se venderem, digo, não se renderem ao $$$ do dono da LLX.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, Danilo, mas sua interpretação está equivocada... Realmente a capacidade final é de 100 milhões de toneladas, MAS, já está sendo construído com este fim... O que precisa é ter LICENÇA para isso... Eu estou falando pq trabalho lá e por motivos ÓBVIOS não posso me identificar... E as famílias não foram DESAPROPRIADAS... Foram indenizadas (e muito bem, diga-se de passagem). Desapropriar não é o termo adequado. Concordo com a preocupação quanto ao meio ambiente e acho justo haver manifestações populares no que diz respeito a isso E SÓ! As famílias que saíram de lá ganharam e MUITO (pelo menos em dinheiro).

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o anônimo!!! Óbvio que as casas foram vendidas por fortunas!! Conheço pessoas que não venderam suas casas (ainda) pra valorizar mais. E disse exatamente isso: o Eike quer comprar por 200.000,00 (duzentos mil reais), vou dificultar pra ver se ele paga mais. Os próprios moradores se interessam mais pelo dinheiro a ter que se preocuparem com o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o anonimo e a Vanessa conheço pessoas que venderam suas casas e estão muito bem diga-se de passagem.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O que ocorre é que a Ilha da Madeira praticamente já é um pólo Portuário, e seria insuportável para as familias conviverem dentro de um ambiente desse tipo, o que causaria sérios transtornos até mesmo de saúde para elas.
    Já que foi permitido o começo do empreedimento, que deixem eles usarem o restante da Ilha, e lutemos para que não saiam daquele perímetro. Como também, haja visto que mais de 50% da população de Itaguaí são favoráveis ao Porto, numa expectativa de mais postos de empregos como também na circulação de mais reais no comércio de Itaguai. Que a verdade seja dita, com a vinda do porto e outras empresas para Itaguai, o quadro de cidade paupérrima deixou de existir. Se ainda se lembram daquelas ruas de paralelepídos , sujas e esburacadas, sem dizer que haviam tantos esgotos à céu aberto e nem 25% das ruas eram asfaltadas. Se querem o progresso, tem que pagar um preço, que é o impacto ambiental nisso tudo!

    ResponderExcluir
  7. e muito facil comentar pra quem ta de fora do assunto agora pra quem mora aqui e sabe realmente o que a emprssa pagou para as familia tem pessoas que saiu bem e outra mau quem tinha casa bonita foi bem desvalorizado agora qum tinha um quartinho cm banheiro realmente saiu bem.. agora uma coisa eu eu digo dinheiro nenhum paga o sosego que e era a ilha da madeira
    posso dizer por que inda moro aqui e sei o que e acorda com as explosão.e muita poeira

    ResponderExcluir
  8. afinal,quem tá falando a verdade,pois uns falam que a indenização foi boa e outros dizem que a grana mal dá pra comprar casa em outro lugar,isso é muito contraditório ou relativo mesmo

    ResponderExcluir
  9. DESAPRPRIAÇÕES são/serão feitas pela obra da Marinha... A MMX estava COMPRANDO propriedades. O valor variou de acordo com o valor dos imóveis. A verdade é que mta gente negociou bem e vendeu verdadeiros BARRACOS por 300 mil (será q isso não compra outra casa digna?). Uma empresa privada não pode fazer DESAPROPRIAÇÃO. Isso parte de órgãos públicos. Já disse no primeiro post não posso me identificar por razões óbvias mas conheço bem de perto os fatos...

    ResponderExcluir
  10. ^
    ^
    ^
    ^
    ^
    ^
    ^
    ^
    "Não posso me identificar por razões óbvias" QUE BABACA!!!!

    ResponderExcluir
  11. "...O desenvolvimento da nossa regiao(costa verde)e' muito benvinda por no's moradores da regiao...mas esperamos respeito dessas empresas com a nossa comunidade...e nao e' o que vem ac ontecendo...O POVOADO DA Ilha da Madeira perdeu o sossego...e parece nao existir autoridade governamental para nos proteger dos males que vem trazendo a instalacao dessas mega-industrias a nossa regiao...ate' agora nao vimos pronunciamento dos responsaveis dessa transformacao que esta' prejudicando a sau'de e o futuro da nossa comunidade...Se e' necessario a desapropriacao dos nossos imoveis,o certo e' desapropriar antes de que qualquer caminhao passe pelas nossas ruas ou que detonem bombas...mas nao...primeiro eles detonam bombas...parece mais uma das tecnicas de grandes empresarios para nos banir do mapa...ale'm disso a nossa comunidade esta' sofrendo muito...ainda mais com a incerteza do que ira' acontecer com as nossas vidas...sera' que o Eike Batista se preocupa com o nosso bem estar...?...ACHO QUE NAO...SE ELE NAO SABE NEM EDUCAR O PROPRIO FILHO...TU ACHA QUE ELE TA' PREOUCUADO COM A GENTE?!..ACORDA BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  12. ...Gente!!!sera' que voces ainda nao perceberam que ele(Sr.Eike Baptista &LLX ind.) ja' conseguiu o que queria da Ilha da Madeira?!
    Dos terrenos que ele precisava ele ja' os comprou.
    ...Agora o biliona'rio vai ficar "enrolando" o restante dos Ilhe'us Injusticados...e' de bater Palmas a sua capacidade de negociar...mas se continuar assim e eu quero ve-lo atras da jaula ... Aproveita agora Sr.Batista...e' hora de mudancas...eu ate' te entendo que no meio de tanta gente pilantra fica dificil ser honesto e leal,mas nao caia nessa armadilha ...experimente ser amado com a sua fortuna...Imagina?!!!...Boa sorte!!!...Vai valer!!! Eu te garanto!!!

    ResponderExcluir
  13. o povo da ilha da madeira vendeu a alma p/ o diabo agora vem suas consequência abram os olhos,isso vai ter um preço mais tarde aguarde e veremos(lembra em aproximadamente em 2002 no mês de janeiro quando ventos sopraram e acabaram com o pier e sobraram só restos retorcidos)portanto pensem no que esta por vir....

    ResponderExcluir
  14. ANONIMO NA MINHA OPINIAO COM O PORTO FUNCIONADO VAI SE TORNAE INPOCIVEL MORA NO QUE SOBROU DA ILHA A LLX TEM QUE INDENIZA TODOS E PAGAR BEM QUEM CONTINUAR LA VAI COMER PO DE MINERIO E OSSO QUE ELE QUE SUFOCAR OS MORADORES;

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma casa na estrada joaquim fernandes .proximo ao mercado de peixe e tambem alguns metros do tunel.gostaria de saber ,hoje 2015 como esta a situação real da ilha da madeira?pois uns dizem que ja foi assinado a desapropriação do restante da ilha , outros não sabem de nada.agradeço se souber me esclarecer.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!