Itaguaí comemora a erradicação do trabalho infantil no município

Desde que foi implantado o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Itaguaí, há exatamente 10 anos, o município conseguiu reduzir a taxa de crianças forçadas a trabalhar em 100%. Hoje, a Secretaria de Assistência Social de Itaguaí comemora esse resultado, com a realização do I Fórum da Competi (órgão fiscalizador do Peti). O evento acontece nesta quarta-feira (21), no Espaço Cochicho. Com início às 8h, o tema será “Os malefícios do trabalho infantil e a valorização da aprendizagem”. A entrada é franca e toda a comunidade pode participar.

A Competi, comissão municipal para fiscalizar as ações desenvolvidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) existe no município desde 2001, quando surgiu o programa. Hoje, o município tem uma forte política de reinserção de jovens e crianças por meio da educação, com mais de 595 jovens cadastrados no Projeto Jovem Aprendiz. De acordo com a psicóloga da Competi, Adriane Trierweiler, a Prefeitura de Itaguaí praticamente conseguiu erradicar o trabalho forçado de crianças na cidade. “O órgão atua agora mais na prevenção, atendendo 120 menores em situação de vulnerabilidade social”, diz
.
Em parceria com Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Jovem Aprendiz já conseguiu reinserir cerca de 70 jovens no mercado de trabalho. E, para as crianças, são oferecidas aulas de capoeira, hip-hop, dança, teatro, grafite, desenho, oficina de cidadania e artesanato. Para Adriane Trierweiler, essa é a estratégia para que o trabalho infantil não aconteça: dar a esses pequenos uma ocupação com educação, esporte e cultura. “O município tem dois centros do Peti, um no centro e outro no Engenho, que permitem um melhor atendimento das famílias”, afirma. Nesses dois locais, o funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Os interessados em participar do I Fórum da Competi, podem se inscrever por e-mail: competi.jovemaprendiz@gmail.com ou pelo telefone (21) 2688-7054. O Espaço Cochicho fica na Rua Coronel Macedo Soares, nº 19 – Centro de Itaguaí. O evento é gratuito e acontecerá das 8h às 13h.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!