Prefeitura de Itaguaí precisa recorrer a internet para saber quais empresas estão chegando na cidade!

Nessa segunda postagem da Série Especial: Projetos e Problemáticas na Prefeitura de Itaguaí, será abordado um fato que se encontra desconhecido por boa parte da população. Como é decidido a entrada dos grandes empreendimentos do governo federal e das grandes empresas na cidade de Itaguaí?

A maior parte da população acredita que a prefeitura sempre sabe com muita antercedência, quais empresas estão chegando na cidade. Inclusive, sempre é questionado qual o motivo da prefeitura não ter minimizado o impacto causado pela entrada desses grandes empreendimentos.

Segundo o secretário de obras, pelo que entendi, o problema está justamente na falta de comunicação prévia, tanto do governo federal quanto das grandes empresas. Todos os empreendimentos que estão atualmente sendo construídos e ainda quase a totalidade dos os empreendimentos que encontra-se em projeto, estão sendo planejados ou implementados sem a participação técnica da prefeitura.

Na maioria absoluta dos casos, quando a empresa chega a solicitar uma audiência com o secretário responsável, é apenas para dizer "que chegamos!!!". Com toda a documentação técnica, burocrática e ambiental expedidas por orgãos federais. Assim, "a prefeitura acaba sendo tomada de assalto", junto com a população local.

Já a algum tempo, tanto o secretário de obras, quanto outros gestores do município estão usando a internet para tentar na medida do possível, não serem mais pegos de surpresa Nessa guerra pela informação, está valendo tudo: Leitura de jornais especializados, pesquisa no Google, alerta de notícias no Google News, blogs locais...

O grande problema é que o governo federal e as grandes empresas quando chegam a solicitar audiência na prefeitura, em via de regra, é que as obras já foram iniciadas. Nada restando a prefeitura a fazer do que passar a remediar o problema. Se as grandes empresas e o governo federal consultassem preveamente o governo municipal sobre algumas questões de localização, por exemplo, muitos dos problemas que atualmente enfrentamos não teriam ocorrido.

Prof. Danilo Aguiar

5 comentários:

  1. Isto só mostra o quanto é AMADORA A GESTÂO DO SR. "XARLATANINHO". Se realmente este prefeitinho tivesse competência de Liderança e principalmente politica, saberia usar como Moeda de Troca a sua "EXPRESSIVA COMPRA DE 90% de votos" em nossa cidade. Se ele tivesse realmente interesse em gerir a nossa cidade, ele saberia que este seu percentual teria peso de ouro, junto ao governo Federal e Estadual. Não é a toa que o PT se articula para pegar a PREFEITURA. Até o o MR X, já esta negociando seus negócios diretamente em Brasilia, devido a tamanha imcopetência do MRS. XAR. INFELIZMENTE ele só se preocupa mesmo com a ARRECADAÇÂO DO SEU LARANJAL. A unica coisa q ele aprendeu do Governo Federal, é dizer que não sabia de nada. Até mesmo que seus secretários e procurador municipal, fizeram tal coisa. LAMENTAVELMENTE é VERGONHOSA A SUA GESTÂO!
    O CONTRADITÒRIO é que ele diz que não tem como saber quais obras publicas estão vindo para cá, mas é curioso como ele sabe com antecedência os investimentos que o setor privado fará em função de tais obras que eles desconhece, e acharca as empresas privadas cobrando altas proprinas para poder deixa-las prosseguir. PRocurem saber mais quem esta pro tras do Patio Mix. Quem é o dono de um andar dos FLAT PREMIUM, Qto foi que a Leader teve que liberar para poder continuar suas obras e outros assaltos que ele faz as empresas privadas na calada da noite. FORA XARLATANINHO. FORA G4, FORA G7. ACORDA GPOVO!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns shr: Anônimo vc disse tuuudoooo kkkk ... Fora seu xarlataninho...

    ResponderExcluir
  3. Eu bem que gostaria que o Prefeito Charlie, charlinho, tivesse a coragem, mas sem querer se beneficiar do fato, era procurar trazer para Itaguaí um outro Supermercado de peso que viesse à vir fazer concorrência com o Guanabara, e o benefício que poderia ser dado é uma redução de ISS, no máximo em 50% por uns poucos anos, até mesmo uns cinco, e facilitação da obra de instalação. Só assim o povo de Itaguaí poderia ter comida mais barata e com melhor qualidade. Nessa o povo daria menção louvor....

    ResponderExcluir
  4. Agora eu pergunto, qualquer empresa que queira se instalar no município não terá que pedir licença de obra que será protocolado na Secretaria de Obras? Ou preferem iniciar as obras e depois pagarem multas?

    ResponderExcluir
  5. História para boi dormir...
    Antes da instalação é necessário obter alvarás de funcionamento, licenciamento das obras, etc...

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!