Prefeitura contrata palhaços para animar as crianças no Hospital São Francisco Xavier
Postagem Original: Alegria e ânimo para espantar todos os males
Se rir é o melhor remédio, os "médicos" do projeto "unidade da alegria", não deixam seus pacientes na mão
Alegria e estímulo. Essas são as principais receitas do projeto ‘Unidade da Alegria’, com artistas que visitam pacientes dos hospitais, incentivando-os na recuperação e levando alento aos familiares e amigos. Em Itaguaí, desde fevereiro os palhaços têm animado as crianças e idosos internados no Hospital Municipal São Francisco Xavier.
Quando o grupo de circo e teatro ‘Turma em Cena’ resolveu fazer apresentações para os doentes do hospital, essas pessoas vêm melhorando cada vez mais. O projeto ‘Unidade da Alegria’ é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria de Saúde de Itaguaí, cujo objetivo principal é levar a magia do circo aos pacientes.
Toda quarta-feira, um grupo de dois a cinco palhaços entra em cena em cada uma das enfermarias do hospital, com uma apresentação diferente. Vestidos de médico, eles fazem a alegria de todos. Os pequenos, como Isabela Bezerra, 4 anos, riem tanto que até se esquecem das dores e dos problemas de saúde. A menina ficou internada durante 20 dias com pneumonia. As enfermeiras contam que toda a vez que os palhaços apareciam, a melhora era perceptível. Esse grupo atua há três anos no município e se apresenta em outros lugares, como no Lar do Idoso.
E essas apresentações têm surtido o efeito desejado. De acordo com o coordenador do Departamento de Cultura de Itaguaí, Eduardo Vieira, o projeto deve chegar também aos postos de saúde. “As enfermeiras dizem que depois que começou o projeto, os pacientes tiveram até mais ânimo para se alimentar. E isso afeta na recuperação dessas pessoas”, afirma Eduardo.
Faça um Comentário