Itaguaí precisa incentivar instalação de universidade particular

Universidade mudou a economia e a impotância da cidade de Vassouras

Recentemente, fiz algumas visitas ao município de Vassouras (RJ), na região sul fluminense. Uma cidade pequena, porém de grande importância regional. O grande diferencial da pequena cidade é a Universidade Severino Sombra (USS). Essa instituição particular fundada no final dos anos 60 mudou a vida da cidade, com a instalação de cursos de alta qualificação como na área médica e de engenharias, milhares de alunos de várias cidades da região (e até da região metropolitana do Rio) todos os anos engordam em milhões de reais a economia da cidade, gerando empregos e renda.

Nos anos 60, Vassouras era mais uma cidade pequena do interior do estado. Tudo mudou a partir da criação da então faculdade de medicina (em 1968). A partir de então, a cidade nunca mais foi a mesma, a medida que a instituição crescia em cursos, crescia também em número de alunos vindos de várias cidades vizinhas para estudar na cidade, e também acabou ocorrendo que, com a falta de vagas nas faculdades da capital, muitos alunos do Rio de Janeiro e grande Rio passaram a residir na cidade, aumentando a circulação de dinheiro no comércio, tornado-a próspera.

Hoje, a cidade de Itaguaí está se tornando um grande pólo industrial, porém não é um pólo universitário - muito pela proximidade da UFRRJ em Seropédica - porém, mesmo que no futuro seja instalada um pólo universitário público na cidade (Seja estadual ou federal), os cursos oferecidos serão de baixa especialidade técnica como pedagogia / licenciaturas ou administração / afins.

O governo municipal, as grandes empresas e o comércio precisam entender os benefícios da instalação de uma universidade na cidade, com cursos de alta especialização como Medicina e Engenharia. Imagine quando a universidade estiver em pleno funcionamento, a massa de alunos proveniente de diferentes regiões do estado que diariamente estarão na cidade para estudar, aumentando a circulação de divisas no comércio no município.

Por fim, sou contra a instalação de uma universidade municipal, devido ao elevado custo para a manuntenção de um complexo de ensino. Porém, se Itaguaí possuir uma universidade particular, a mesma, além do retorno econômico, trará inevitavelmente retorno social através da concessão de bolsas fornecidas pelas empresas e pelos programas governamentais como o Prouni...Ou seja,  nossa cidade só ganharia sendo hóspede de uma universidade privada.

Prof. Danilo Aguiar

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber porque as tentativas Universitárias que tivemos na cidade não foram a frente, como o Polo da Castelo Branco que funcionava no Brizolão no inicio de Itaguaí, depois a Estácio de Sá. Pq a FAMA tão próxima de Itaguaí e com convênios com colégios da cidade, não implanta um Polo aqui?

    ResponderExcluir
  2. Penha diz: Concordo com o prof Danilo. Sou moradora desta progressiva cidade e tenho know how para investir na massa universitária, advinda de outras cidades. É urgente a necessidade de uma Universidade na cidade de Itaguai, a qual atenderia à demanda da região e ainda verdadeiramente traria divisas ao município. Educação traz progresso senhor Prefeito, Vereadores e Profissionais da Educação!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!