Estado inicia desapropriações para reinstalar o trem de Itaguaí
Está cada vez mais próximo o dia que o trem voltará a parar na estação de Itaguaí!
A Supervia anunciou o "Programa de Fidelização" para que os passageiros possam embarcar nos trens com mais tranquilidade e segurança. Os usuários vão saber antecipadamente de onde partirá seu trem, com plataformas exclusivas para embarque e desembarque.
O novo sistema vai ser testado, nesta quarta-feira, na Central do Brasil e implantado em julho. A plataforma 2 será utilizada exclusivamente pelo ramal Deodoro; 6, Santa Cruz; 8, Japeri; 11, Belford Roxo; e 12, Saracuruna.
"Todos os trens de determinado ramal vão partir da mesma plataforma todo o dia para evitar a correria dos passageiros", explicou o presidente da Supervia, Carlos José Cunha. Ele disse também que as estações vão ser reformadas e as plataformas vão ter coberturas para proteger as pessoas do sol e da chuva.
Ainda em 2011, um conjunto de ações de melhoria, batizado de "Supervia em Movimento" promete dar mais conforto e segurança para quem usa o trem para se locomover. As estações vão ser revitalizadas, terão banheiros gratuitos e câmeras de segurança instaladas, o espaço entre o vão da plataforma e o trem vai ser reduzido, os usuários vão poder embarcar com bicicletas nos domingos e feriados, vai ser valorizado o carro feminino, entre outras práticas para tornar mais agradável e ampliar a segurança na viagem para os passageiros.
Até o próximo verão, 14 trens devem estar circulando com ar condicionado no Rio de Janeiro, sendo oito composições novas vindas da China e outras seis reformadas.
Novos trechos
O presidente da Supervia, Carlos José Cunha, destacou também que novos trechos vão ampliar o serviço para população. Segundo ele, as intervenções para o trecho Santa Cruz- Itaguaí (com 11 quilômetros) começa logo que o governo finalizar os processos de desapropriações necessários.
Além disso, um novo sistema tecnológico de sinalização vai ser implantado, o que deve reduzir os intervalos entre as composições em até 50%. Até julho de 2013, todos os ramis vão estar operando com o equipamento.
"Os trens vão operar por intervalo de tempo e não mais com hora determinada. Isso vai proporcionar mais rapidez e novas viagens", explicou Cunha.
Ainda segundo o presidente da concessionária, até 2014 a meta é dobrar o número de passageiros transportados e oferecer cada vez mais um serviço melhor para os clientes. Para tal, a Supervia e o governo do Estado vão investir mais de R$2,4 bilhões nos próximos anos, sendo R$1,2 bilhões usados pela administração estadual para compra de 90 novos trens com ar condicionado. Atualmente, a Supervia transporta 540 mil pessoas nos dias úteis e tem 98 estações.
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