Itaguaí já era para ter serviço de TV a cabo desde 2001


A nossa cidade já deveria ter serviço de TV a cabo há no mínimo 10 anos!

Já virou rotina, os telejornais locais do Rio de Janeiro noticiarem incurssões da polícia em busca de centrais de TV a cabo clandestina na baixada, inclusive em nossa cidade, o script geralmente é o mesmo, a central é fechada, os cabos recolhidos e as vezes, várias pessoas pressas. O serviço, diga-se de passagem precário é interrompido.

Ocorre que no final do ano 2000, o Ministério das Comunicações abriu licitação para a escolha da empresa que ofertaria o serviço de TV a cabo na cidade de Itaguaí. Em 2001, a empresa ganhadora da licitação foi a Northsat Telecomunicações Ltda, que além de ter ganhado o direito de explorar o serviço na nossa cidade, também ganhou várias licitações em outras cidades.

O que seria um grande avanço para nossa cidade, pois além do serviço de TV em si, as operadoras podem operar outros serviços associados como internet e telefonia, se tornou uma grande decepção (!). A empresa ganhadora não honrou com o pagamento do preço da licitação, junto ao MC, em nenhuma das cidades que ganhara o direito de uso, inclusive Itaguaí.

Até hoje, 10 anos depois, o Ministério das Comunicações não reabriu o processo licitatório na cidade, deixando os aproximadamente 110 mil moradores sem opção a não ser recorrer legalmente aos serviços de TV via satélite (DTH) e aos precários serviços de internet disponíveis na cidade. O poder público municipal tem o dever de cobrar ao ministério a rebertura da licitação, pois com uma empresa de TV a cabo operando na cidade, a cidade só tem a lucrar, seja pelos serviços, seja pelos empregos, seja pelos impostos gerados!

Prof. Danilo Aguiar

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!