Itaguaí corre risco eminente de ter um APAGÃO TELEVISIVO

Itaguaienses correm o risco de perder mais um episódio da novela das 9 hs da Globo

É de conhecimento dos moradores natos da cidade que a torre de televisão que serve aos moradores da cidade foi instalada e inaugurada no ano de 1993, final do Governo Benedito Amorim. Nessa época, os moradores da maior parte da cidade ainda dependiam das grandes antenas VHF para conseguirem sintonizar precariamente os canais do centro do Rio.

Após quase 20 anos, aparentemente quase nada mudou no parque de transmissão do Cemitério Municipal. Tudo está exatamente como era em 1993, nada foi modernizado, o técnico que faz a manuntenção dos transmissores é o mesmo do tempo do prefeito Benedito, ou seja, não houve novos investimentos na implementação de novos canais. Os mesmos 5 canais inaugurados nos anos 90 estão no ar até hoje!

O que ocorre é que a vida comercial de um transmissor é de aproximadamente 15 anos, após esse tempo o transmissor deixa de ser confiável. Portanto, podemos dizer que os transmissores da Torre de Itaguaí não possuem mais lastro para funcionamento. Falando francamente, os transmissores podem PIFAR a qualquer momento! Como já ocorreu com o transmissor do canal 50 UHF, antes utilizado para a retransmissão da TV Cultura de São Paulo.

Em suma, se o parque de transmissão municipal continuar a não receber investimentos, a possibilidade dos transmissores pifarem por causa da idade é tremenda, a julgar pelo que aconteceu com o canal 50, a prefeitura não possui transmissor reserva. Ou seja, se o transmissor que repete o sinal da Globo sair do ar (por exemplo), vai ficar fora do ar por dias ou semanas...

O que ainda não foi pensado pelos nossos governantes é que o ato de ligar e assistir a televisão faz parte de nossa cultura. Ver a novela ou o jornal é por incrível que pareça um direito constitucional, a falta de informação e de entreterimento pode virar uma crise institucional na cidade, por isso, a prefeitura deveria cuidar melhor da torre e dos transmissores da cidade.

Prof. Danilo Aguiar

3 comentários:

  1. Prof° Fabiano Bastos3 de maio de 2011 às 11:46

    Olá,

    Venho aqui dizer que a BAND em Itaguaí está funcionando com dificuldade pois está paralisando a imagem toda hora.

    Meus amigos de outras cidades, falaram que lá não está acontecendo o mesmo.

    Será que isso é derivado da idade do transmissor de TV de Itaguaí?

    ResponderExcluir
  2. Não, a Band no Mendanha está com problemas piores, o problema nesse caso é do link mesmo!

    http://www.tvsdorj.com/2011/05/band-no-mendanha-esta-fora-do-ar.html

    Esse AINDA NÃO É O APAGÃO!

    ResponderExcluir
  3. Caraca essa letra azul/verde é horrivel, dificulta a leitura

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!