O Aterro de Seropédica e o Aquifero Piranema

Prefeitura do Rio de Janeiro depositando seu lixo em nossa vizinhança

A maior riqueza do século XXI é a água potável, ou melhor dizendo, água em condições de uso humano. Inclusive, a falta deste precioso líquido já é em muitos lugares argumento para guerras entre nações. Pois, o acesso a água é um direito de todos. E também não podemos nos esquecer que ela é um bem finito, ou seja, pode acabar se não for adotada formas de proteje-la.

Aquifero é simplesmente uma região onde o solo funciona como uma esponja que retém as águas nas partes profundas do solo e pouco dela se perde. Nesse cenário, as regiões que possuem aquiferos, estão menos sujeitos a secas extremas, pois possuem reservas. Essas reservas podem se estender, de acordo com o uso racional, a até milhares de anos.

Nesse cenário, podemos dizer que a cidade de Itaguaí ganhou na MEGA-SENA, pois 50% de seu território encontra-se em cima do Aquifero Piranema, o maior aquifero da América do Sul com aproximadamente 200 KM². Recentemente, descobriu-se que o então chamado "mega-aquifero Guarani" é na verdade milhares de pequenos aquiferos...o que coloca em destaque o nosso aquifero.

Essas informações não são novas, e é de conhecimento de nossos governantes locais, tanto o executivo quanto do legislativo, há anos(!). Porém, nunca foi dado a devida importância ao assunto. Na década de 80 / 90 foram liberadas a "esmo" centenas de autorizações para instalação de areais, nos anos 90/2000 foi instalado lixões em Seropédica e Itaguaí e agora, inauguraram um MEGA lixão exatamente em cima da maior riqueza da cidade.

Aliás, a maior riqueza de Itaguaí nesse século, não é o porto, nem as indústrias relacionadas, é a água que provém do Aquifero Piranema, o que os nossos governantes pensam disso? Será que pensam nisso? Ou estão preoculpados com coisas mais importantes como suas reeleições em 2012? Enquanto isso, o futuro da cidade vai virando literalmente CHORUME!!!

Prof. Danilo Aguiar

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!