CRISE na GESTÃO PÚBLICA em Itaguaí - DUAS SUGESTÕES para ACABAR com a CRISE - Saiba AQUI a importância de ter GESTORES PÚBLICOS de carreira - Conheça o PROGRAMA "PRATA DA CASA" valorizando o CURRÍCULO do próprio quadro de funcionários!

Governo vai e governo vem e passamos pelo mesmo círculo, nem sempre benéfico para a cidade, onde o prefeito de plantão faz uma lista de nomeações para funções de gestão, nem sempre assertivas. Quanto aos nomeados, nem sempre temos acesso ao currículo profissional dos pretensos gestores, isso quando possuem currículo profissional para apresentar (!).

Para isso, o Blog Cidadania do Porto apresenta duas sugestões que podem ser implementadas na Prefeitura de Itaguaí, esperamos que os leitores leiam com máxima atenção nossas sugestões:

CARREIRA DE GESTOR PÚBLICO

O Governo do estado e algumas prefeituras abrem concurso público para gestor público

O Gestor Público pode atuar como:

Analista de contratos, políticas financeiras, projetos públicos de investimento, taxas de juros, estatísticas econômicas e financeiras, cenários econômicos, políticas monetárias em geral; pode atuar como elaborador de projetos para planejar, aplicar e avaliar o orçamento público, bem como políticas de comércio exterior e políticas fiscais e tributárias.

Assim, com uma equipe de gestores públicos de carreira, concursados, e qualificados para a função, os serviços públicos não ficariam a mercê de comissionados temporários que estão nomeados para prestar serviço a quem os nomeou em detrimento da cidade. Tornando-se uma carreira, sendo permanente e com funcionários pensando na manutenção, elaboração e aplicação dos serviços públicos, não haveriam mas as chamadas "amarras políticas" que tanto prejudicam a manutenção estável dos serviços públicos.

PROGRAMA "PRATA DA CASA"


O Prata da Casa é um programa de valorização dos servidores efetivos para identificar e dar visibilidade a talentos do quadro de funcionários. Isso é feito através de um robusto processo seletivo onde todos os funcionários efetivos interessados podem participar através de provas e entrevistas. 

Projetos como o Prata da Casa são práticas comuns em grandes empresas privadas. A prefeitura poderia adequar este modelo à sua realidade. O programa permitiria dar visibilidade aos nossos talentos para que esses profissionais possam, inclusive, ocupar posições estratégicas, independentemente das atuais áreas de atuação.

O Blog publica essas duas sugestões para a cidade, são modos de diminuir o controle político em funções de gestão, principalmente dos serviços públicos. A esperança é que, com o tempo, erros primários como falta de materiais fossem erradicados ou diminuídos.

Um comentário:

  1. Infelizmente essa prefeitura não está nem aí pros funcionários, pagaram o plano de cargos e salários pq foi obrigada, talentos existe inúmeros, porem nada aproveitados!!!!! Pelo contrário são rejeitados, com chefias que tentam nos emburrecer!!!!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!