Educação Itaguaí: Os professores e a MIGRAÇÃO PARA 40 HORAS - VAMOS ABRIR O DEBATE? - VANTAGENS. DESVANTAGENS e QUESTIONAMENTOS - Quem optar pela MIGRAÇÃO não poderá mais voltar atrás!

Segundo informações recebidas pelo Blog Cidadania do Porto e forte comentários com grande repercussão além desse debate já aberto nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Educação está preparando um edital para que os professores da rede possam escolher entre manter sua carga horária atual ou migrar integralmente sua carga de trabalho para 40 horas semanais. Com isso, os professores DE-1 e DE-4 passariam de 22 horas e meia / 16 horas respectivamente para 40 horas semanais ganhando o equivalente no piso e em outras vantagens associadas.

Ao que tudo indica, a próxima assembleia do SEPE, marcada para segunda, dia 28, tratará e decidirá a posição da categoria sobre este tema. Como o administrador deste Blog estará incapacitado de está presente por causa suas obrigações como professor do estado, deixarei nessa postagem algumas considerações sobre esse assunto.

Amigos, sei muito bem que nossa categoria é rica em opiniões e posicionamentos, quase sempre não chegamos a unanimidade, mas somos unidos na diversidade. Tenho algumas questões para apresentar, espero ter a máxima atenção de todos.  Ao avaliar essa proposta, estou com uma série de dúvidas e questionamentos sobre vantagens e desvantagens dessa migração da qual dividirei com meus leitores agora.

VANTAGENS DA MIGRAÇÃO 

Há várias vantagens na migração, dentre elas há a possibilidade de um "up" financeiro imediato e permanente com a migração para 40 horas - aula sendo 1/3 de planejamento. Os professores, ao migrarem, se estabilizariam como professores em "tempo integral". Além disso, pelo que entendi, todos os valores associados ao piso seriam calculados em cima de 40 horas. Para a escola, o professor passaria a poder se dedicar a rede escolar, onde, teoricamente, melhorará a qualidade do trabalho apresentado. A comunidade, por fim, sairia beneficiada com profissionais engajados exclusivamente naquele segmento escolar.

DESVANTAGENS

Algumas desvantagens são operacionais. Se um profissional precisar faltar, ou precisar de uma licença, principalmente como os professores DE-4, um amplo número de turmas ficariam desassistidas. Nem sempre um profissional poderá cumprir todos os seus tempos uma única unidade escolar, e a questão do cumprimento em várias unidades escolares poderá ser um dos grandes temas discutidos lá na frente. Outras desvantagens podem ser salariais, o professor que optar pela migração, não poderá mais voltar atrás. Não sabemos ao certo se o salário continuará sendo vantajoso ao médio e longo prazo, correndo risco de achatamento, dependendo do governo do momento.

PROFESSORES DE-4 E AS 40 HORAS

Infelizmente querem aplicar aos professores DE-4 o mesmo critério aplicado aos professores DE-1, implicando-lhes o critério de opção para 40 horas. O grande problema é que o professor de nível superior possui por natureza várias fontes de renda, muitos são professores do estado, e as disciplinas com maior carência são justamente os que trabalham com carga horária de 30 horas na rede estadual, o que inviabilizaria a migração em Itaguaí para 40 horas sem ter que escolher onde ficar. Com isso, justamente os professores de maior carência na rede ficariam de fora da migração.

Mesmo sendo voto vencido, tenho a sugestão de que a migração para os professores DE-4 seja para 30 horas, assim, TODOS os professores que tem matrícula também no estado poderiam migrar, pois são justamente os que tem maior carência na rede em Itaguaíe os que são professores em outras redes não precisariam escolher onde ficar, podendo conciliar tranquilamente seu trabalho. 

QUESTIONAMENTOS E MENSAGEM AOS PROFESSORES

Não sabemos ao certo qual será o impacto dessa migração ao médio e longo prazo. Cada profissional deve analisar a si mesmo se vale a pena, profissionalmente, amarrar sua matrícula em 40 horas. Analisem se é vantajoso financeiramente para o futuro. O que é vantajoso hoje, amanhã pode ser um pesadelo. Não se esqueçam que quanto maior o salário, maiores são os descontos, na previdência e imposto de renda.

Temos muitas e muitos jovens professores na rede, que terão, além da oportunidade de continuar com a gente, outras matrículas em outras redes, pensem que levar a matrícula para 40 horas pode trazer um retorno financeiro imediato mas e o futuro profissional?Caso os argumentos apresentados não fazem efeito a sua realidade, migre para 40 horas em Itaguaí e, sinceramente, tenha uma boa sorte nessa nova carga horária!

O Blog abre o debate sobre a migração, espero que os leitores entendam que esse é um posicionamento pessoal, não sou candidato a nada e por isso não tenho medo de ser um "pregador de deserto", DEVO SATISFAÇÕES APENAS A MINHA CONSCIÊNCIA! Na certeza que os meus leitores entenderam meu posicionamento agradeço a atenção.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!