Educação Itaguaí: MENSAGEM AOS DIRETORES ELEITOS - Os BLOGs estão a disposição dos novos gestores - Seus mandatos pertencem a COMUNIDADE ESCOLAR da qual foram eleitos - A mudança já ocorreu nas UNIDADES ESCOLARES, agora a mudança precisa chegar a SMEC!

Diretores eleitos tomam posse na Câmara Municipal

Bem amigos, primeiramente os Blogs Cidadania do Porto e Política de Itaguaí parabenizam a todos os diretores das unidades escolares que foram eleitos pelas comunidades escolares e tomaram posse nessa segunda-feira (04/01) na Câmara Municipal. Esse é um momento histórico para a Educação em Itaguaí, uma vitória para a categoria produto do resultado de uma luta que se arrasta por mais de 20 anos. Hoje se escreveu uma parte da história de Itaguaí.

Contudo, cabe lembrar aos diretores eleitos que o mandato conferido a vocês hoje é de propriedade exclusiva da comunidade escolar, da qual deverão servir com zelo e responsabilidade. 

Recomendamos aos diretores eleitos abster-se de qualquer iniciativa política externa as funções da qual foram eleitos. Também alertamos cada um dos diretores recém-empossados que as comunidades escolares não admitirão qualquer iniciativa hostil de seus eleitos. A partir de hoje, o diretor não é mais "capacho cego" do secretário de educação de plantão nem subserviente do prefeito. O diretor escolar que aceitar esse papel, certamente não vai durar muito tempo no cargo.

Alertamos também aos diretores eleitos que muita gente no seio da Secretaria de Educação torce para que o sistema eleitoral implantado hoje não dê resultados positivos. Certamente farão de tudo para prejudicar seus trabalhos, se possível sabotando cada direção escolar e, sem qualquer sombra de dúvida, tentarão prejudicar cada ação positiva obtida através do esforço das comunidades escolares. Não se calem, nem baixem a cabeça, levantem a voz, pois vocês não estão sozinhos, vocês possuem a força das comunidades escolares da qual foram eleitos.

Os Blogs Cidadania do Porto e Política de Itaguaí estão a disposição de cada diretor escolar. Enviem material das ações de sua escola! Estaremos a disposição para publicar e divulgar essas ações positivas. Diretores, sejam conhecidos pelas suas ações positivas na escola em benefício da comunidade! Os Blogs estão dispostos a divulgar seus trabalhos!


Quanto ao atual cenário que será desenhado na SMEC a partir de agora, será inevitável o conflito de filosofias: De um lado, temos os integrantes de uma "velha escola", que é arcaica, ditatorial e antiquada. Imagine, elas sempre estiveram ocupando altos cargos na gestão da educação, o único motivo de estarem ali é a conveniência política, e não medirão esforços para manter o status quo, se possível passarão por cima de todos, até dos alunado da rede.

Já a "nova escola", recém chegada, não foi resultado da indicação de ninguém, foram eleitos pelas comunidades escolares, não devem obediência cega a ninguém. Agirão buscando resultados para o bem da comunidade escolar. Dependendo do teor de ordem absurda emanada de alguma sala escura do Morro do Corte, não ficarão calados nem abaixarão a cabeça. Enfrentarão com vigor e serão uma nova força que não deverá ser subestimada.

Quanto a SMEC, já me posicionei inúmeras vezes pelo Blog, sintetizo com a seguinte afirmação: Ou RENOVA TODA A SMEC, ou A EDUCAÇÃO EM ITAGUAÍ MORRE!

Muito questiona-se, no futuro, um novo prefeito respeitará (ou não) o processo que está em curso aqui. Politicamente, um novo prefeito (Qualquer que seja) terá que respeitar este processo ou será engolido pelo mesmo. Primeiro, sendo um quadro de funcionários efetivos representando a maior parte da prefeitura, será exigido do novo prefeito uma postura diferente do que seria plausível no passado e; Segundo, nenhum político que se preze irá ir arbitrariamente contra as comunidades escolares, eleitoras e decididoras de voto em seus bairros.

Por fim, desejamos aos novos diretores escolares muita força nesse novo momento, parabenizamos aos empossados e deixamos claro nosso apoio a todos os eleitos!

Um comentário:

  1. Desejo a todos os diretores muuita sorte, até os funcionários saíram ganhando, porque pelo que eu saiba, os funcionários que puderam votar, e assim rejeitaram seus dir. que vinham abusando de seus poderes todos esses anos, só não me conformo, porque o CEI/CESM não teve eleição, alegaram que não foi considerado escola. Ora, se tem direção e alunos a noite? Pra mim, é só uma forma do governo continuar fazendo suas manobras, e com isso os funcionários é que sofrem, pois se houvesse eleição, com certeza, haveria rejeição.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!