CRISE NA EDUCAÇÃO em Itaguaí - SMEC sofre caos institucional - Alguns GESTORES "mandam e desmandam" há pelo menos 20 anos - RESULTADOS em todo esse tempo deixam a desejar - É HORA DE RENOVAÇÃO JÁ!

Amigos, o Blog Cidadania do Porto vem expor aos leitores, notadamente a categoria da educação do município de Itaguaí, algumas questões e posicionamentos referentes a atual conjuntura do setor em nossa cidade. Pedimos aos leitores redobrada atenção sobre o texto que será lido daqui em diante.

A Educação é um tema recorrente em nossa sociedade. Porém, o planejamento, a tomada de decisões, a destinação e compra de recursos (como de materiais para a escola, merenda escolar e compra de suprimentos) e execução dos planos dependem diretamente do perfil do grupo que está gerindo a educação em Itaguaí.

O que ocorre é que em nossa cidade a educação sempre foi gerida dentro de uma lógica perversa de continuidade de poder para alguns "iluminados" que pouco estão preocupados com o setor mas perpetuam-se, governo em governo, sempre com funções estratégicas.

Muitos gestores da SMEC estão dentro do órgão há pelo menos 20 anos, e isso não representou avanços no setor, governo vai e governo vêm, e estão sempre lá. Tornaram-se tão "importantes" que nem quando algum novo secretário quer, consegue remove-los(las) de lá.

Esse grupo de pessoas da qual falo, mandam e desmandam. Via de regra, dão ordens absurdas, prejudicam a categoria e retrocedem nos avanços, quando ocorre. Mas esse "status quo" é mantido há anos. Será que vale a pena mantê-los se não estamos tendo resultados positivos em comparação com as melhores cidades de referência? 

Essa espécie de "cangaço" político está fazendo bem para nossa cidade? Está fazendo bem para a categoria, está fazendo bem para nossos alunos e para nossa cidade? Pensem nisso meus caros leitores.

Governo vai e governo vem, e continua faltando muita coisa. O setor de infraestrutura passou por um processo assustador onde começou a faltar de tudo. Trocam-se secretárias, mas não se trocam as pessoas que realmente mandam e desmandam na educação, salvo exceções.

Se no passado, a merenda escolar ofertada pela rede municipal de ensino recebiam prêmios em nível nacional todos os anos, hoje, damos graças a Deus por ter merenda escolar na unidade. Isso é um problema de GESTÃO!

Em outras palavras, vemos que a permanência de muitos ali na SMEC está fazendo mal para todos. O que o Blog Cidadania do Porto quer é a RENOVAÇÃO TOTAL nos quadros de gestão na SMEC, pois o órgão precisa de sangue novo imediatamente. A renovação tem que ocorrer de verdade

Trocar secretária não significa renovação!

Renovar também significa também trazer novos nomes, com novos valores. O blog entende que essas pessoas por décadas trabalharam ali e tocaram a educação mas é chegada a hora de renovar e precisa ocorrer o mais rápido possível. Essa é a mensagem do Blog!

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!