ENCCEJA 2019: Tire seu CERTIFICADO DE CONCLUSÃO do ENSINO MÉDIO - Inscrições entre 20 e 31/05 - Programa federal direcionado a JOVENS e ADULTOS que não concluíram seus estudos na idade apropriada - Maiores informações e APOSTILAS PARA ESTUDO, Clique aqui!


A edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está confirmada. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma. As inscrições serão de 20 a 31 de maio. Quem se inscreveu para o Encceja 2018, não compareceu e quiser participar em 2019 terá que justificar ausência entre 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. O cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão divulgadas posteriormente.

APOSTILAS PARA ESTUDO

CLIQUE ABAIXO PARA A APOSTILA DO ENSINO MÉDIO

CLIQUE ABAIXO PARA A APOSTILA DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.


Certificado X Declaração Parcial de Proficiência – Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

PORTAL DO ENCCEJA
Estudos – O Inep disponibiliza Materiais de Estudo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os Cadernos de Questões de todas as áreas do conhecimento, do Encceja 2017, também estão disponíveis no Portal do Inep, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.
Cronograma Encceja Nacional Regular 2019
Etapa
Período
Justificativa de Ausência
15 a 24 de abril
Inscrições
20 a 31 de maio
Aplicação
4 de agosto
Encceja – O Inep é responsável pela aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no Brasil e no exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A aplicação para pessoas privadas de liberdade ocorre tanto no Brasil, quanto em países como o Japão.

Divulgação: INEP 

COMUNIDADES DO FACEBOOK - RIO DE JANEIRO


Empregos - Jovem Aprendiz - Estágios - RJ - https://www.facebook.com/groups/15252767510650

Técnicos de Enfermagem, Cuidadores e Profissionais da Saúde RJ - 


Pesquisadores, Mestres e Doutores RJ - https://www.facebook.com/groups/1263576947067285/

COMUNIDADES DO FACEBOOK - SÃO PAULO


Técnicos de Enfermagem, Cuidadores e Profissionais da Saúde SP -


Empregos, Jovem Aprendiz e Estágios SP - https://www.facebook.com/groups/1977955832489392/

Pesquisadores, Mestres e Doutores SP - https://www.facebook.com/groups/1560254400702745/

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!