PREFEITURA DE ITAGUAÍ assina convênio com a UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO - Secretaria de Educação PERDE unidade de APOIO EDUCACIONAL e PEDAGÓGICO que é entregue de "PORTEIRA FECHADA" para instalação da faculdade - WESLEI PEREIRA ignorou ampliação do polo do CEDERJ, que ofereceria CURSOS DE GRADUAÇÃO, CAPACITAÇÃO e PRÉ-VESTIBULAR, beneficiando DIRETAMENTE milhares de ITAGUAIENSES em troca de "MEIA DÚZIA" de bolsas de estudo oferecida pela UCB - LEIA TUDO SOBRE ISSO AQUI!


A Prefeitura de Itaguaí publicou no Jornal Oficial número 516 (05/09/2016) um convênio assinado com a Universidade Castelo Branco (Mantenedora: Centro Educacional Realengo). Os termos do edital, como visto abaixo, envolve a sessão total do imóvel onde está localizado o CEI para uso nominal da Universidade onde servirá como campus daqui por diante.  Em troca, a Universidade compromete-se a ceder bolsas de estudo para diferentes modalidades apresentadas abaixo.

É completamente irresponsável desalojar estruturas centralizadas de apoio a educação pública da cidade e entregar de mão beijada a interesses particulares!

O CEI é o Centro Educacional de Itaguaí. Esse espaço servia até aqui para uso exclusivo da Secretaria de Educação. Era o local reservado para encontros, apresentações, reuniões, capacitações e diversas outras atividades envolvendo os profissionais de educação da cidade. Servia também como escola, era o polo de referência para a educação a distância (Ensino fundamental), recebendo centenas de alunos para ensino semi-presencial. Esse espaço público era de grande valia para o município.

A Prefeitura de Itaguaí, na gestão de Weslei Pereira, resolveu negociar um estranho convênio. Ao invés de convidar instituições de ensino superior públicas ou incentivar a instalação de instituições públicas em nossa cidade, resolveu monocraticamente escolher uma instituição particular para atrair a sua instalação.  A mesma Universidade que outrora já esteve aqui e foi embora sem olhar para atrás, agora, é convidada a retornar, nas mesmas condições do passado recente.

Se fosse tão necessário a instalação urgente de uma Instituição de nível Superior no CEI, por qual motivo não se apoiou a ampliação do POLO DO CEDERJ na cidade?

E, além de convidar para retornar, segundo o convênio assinado abaixo, entregou de "porteira fechada" um prédio público inteiro (!) que estava sob uso permanente da maior secretaria da Prefeitura. O prédio é fundamental para o ordenamento dos trabalhos na educação da cidade. Simplesmente tudo o que foi feito ali foi pulverizado sob diferentes endereços espalhados pela rede escolar. Indo contra qualquer lógica de centralização ordenada das atividades ali desenvolvidas.

Por qual motivo Weslei Pereira ignorou a possibilidade de ampliar um Polo como o CEDERJ com oferta GRATUITA de cursos de graduação, cursos e aperfeiçoamentos e entregar TUDO para uma instituição particular que cobrará pelos serviços prestados?

E sabe o que é o pior disso? Não sou contra um sacrifício justo para trazer educação pública de qualidade! O que me deixa aterrorizado é que o espaço poderia servir como Polo do CEDERJ, ampliando enormemente os cursos ofertados na cidade atualmente (2). Um polo do CEDERJ estruturado ofereceria GRATUITAMENTE até 17 cursos de graduação semi-presencial, cursos profissionalizantes via acordo com a FAETEC e o PVS (PréVestibular Social).

Não queremos esmolas, queremos GRATUIDADE para 100% dos alunos matriculados, e isso, só o CEDERJ pode garantir!

Milhares de Itaguaienses estudariam num polo do CEDERJ completamente de GRAÇA, se a estrutura do CEI fosse entregue ao CEDERJ. Mas o Prefeito Weslei Pereira preferiu entregar TUDO para uma Universidade particular que cobrará mensalidades. Não importa quantas bolsas a UCB irá oferecer a população via prefeitura de Itaguaí. A pior coisa do mundo é ler esse edital e sentir o cheio de esmola no ar! Com o CEDERJ todas as milhares de vagas ofertadas seriam completamente gratuitas. Weslei Pereira não pensou nisso?

Entre Milhares de Itaguaienses estudando de GRAÇA e milhares de Itaguaienses pagando mensalidades, Weslei Pereira preferiu a SEGUNDA OPÇÃO!

Termino minha postagem lamentando como uma boa oportunidade foi perdida em nome da velha politicagem. Sou a favor da ampliação do polo do CEDERJ na cidade, atualmente localizada nas dependências do Colégio Municipal Teotônio Villela. Estranhamente, o Prefeito Weslei Pereira ignorou as oportunidades oferecidas para ampliação desse importante em prol dos interesses particulares dessa instituição, decisões medíocres, bizarras de gente ignorante, lamentável.


Segue o Convênio entre a Prefeitura de Itaguaí e a 
Universidade Castelo Branco na figura de sua mantenedora






Divulgação: Prefeitura de Itaguaí

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!