GREVE na EDUCAÇÃO em SEROPÉDICA - Prefeito MARTINAZZO sanciona NOVO PLANO de CARGOS e SALÁRIOS, mas na HORA DO PAGAMENTO corta antigos direitos, NÃO APLICA os novos direitos e salários DESPENCAM - a REVOLTA É GENERALIZADA - Salários atrasam e PREFEITURA não dá qualquer satisfação COERENTE - LEIA TUDO SOBRE A GREVE e SEUS DESDOBRAMENTOS AQUI!


Situação do funcionalismo da Educação em Seropédica é dramática. Em 21 de junho passado, o Plano de Cargos Carreiras e Salários dos servidores da Educação de Seropédica foi sancionado e publicado pelo Jornal Atual, que atualmente é o órgão oficial de publicações daquele município. Essa conquista só foi possível após uma pressão da categoria que resultou numa greve de 30 dias, somente após isso, o governo pressionado, assinou o plano. 

Funcionalismo da Educação está revoltado pela confusão criada pela Prefeitura de Seropédica
e a interpretação bizarra dos efeitos do novo plano na folha salarial

A aprovação e publicação do plano apresentado e aprovado, satisfez, a princípio, a maior parte dos anseios dos profissionais da educação. A mesa de negociações contou até mesmo com um compromisso firmado perante o ministério público durante a rodada final de negociação. Outros compromissos foram cristalizados dentro da LRF. A boa vontade da categoria gerou até mesmo a flexibilização de alguns prazos. A prefeitura chegou a alardear que pagaria com “conforto fiscal” o plano com todos os seus benefícios.

Infelizmente, a prefeitura mudou, em pouco tempo a tônica da implementação do novo plano. Um verdadeiro "calote", segundo o SEPE, vem sendo dado todos os benefícios previstos no novo plano. O governo local simplesmente não está pagando vários benefícios previstos no certame financeiro, até mesmo os  os itens não-financeiros não estão sendo cumpridos. E o salário dos servidores passaram a ser pagos com atraso, o que não ocorria até pouco tempo atrás.

Greve do funcionalismo agendada para 16 de setembro em Seropédica

O que revoltou a categoria, contudo, é que a parte do novo plano que onera os servidores e favorecem o governo (Lei 621/2016, Art.42) vem sendo aplicado desde então, como por exemplo a redução dos salários, corte do difícil acesso, corte na regência e muito mais. OS SALÁRIOS QUE ESTÃO SENDO PAGOS ESTÃO SENDO REFERENCIADOS NUMA LEI REVOGADA HÁ 3 MESES (Lei 316/05). O que é completamente ilógico sob ponto de vista jurídico e administrativo.

Baseados nisso, os servidores efetivos da educação representados pelo SEPE, entraram em estado de greve no dia 16 de Agosto, realização ato de paralisação 06 de Setembro e agora entrarão em Greve por tempo indeterminado dia 16 de Setembro, tudo deliberado em assembleia com a categoria e com inúmeras tentativas frustradas de reunião com o prefeito. 

Blog Cidadania do Porto com informações de Wilson das Neves Pires,
Diretor de Imprensa e Comunicação do SEPE SEROPÉDICA/ PARACAMBI.

2 comentários:

  1. Infelizmente quem perde com tudo isso são as crianças. Final de ano, como fica?

    ResponderExcluir
  2. Muito complicada essa situação. Os salários chegam com atraso e incompletos, em vez de virem no prazo e com o transporte, como consta no novo Plano. O transporte p/ difícil acesso, que já recebíamos, também foi cortado. Muito triste ver os professores pedindo dinheiro emprestado para conseguir pagar a passagem, sem receberem sequer seus pagamentos, além de já estarem a quase 3 meses sem receber o auxílio transporte de difícil acesso.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!