Educação Seropédica: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO emite NOTA OFICIAL sobre GREVE e CONCURSO PÚBLICO - Chantagem oficial: Ou acaba com a GREVE imediatamente, ou não vamos convocar CONCURSADOS aprovados do último concurso! - Secretaria LAVA AS MÃOS em relação ao NOVO PLANO e JOGA para galera responsabilidade pela aprovação do documento!

Nota da Secretaria de Educação basicamente dá ultimato aos grevistas

A Prefeitura de Seropédica emitiu uma nota oficial sobre a convocação não realizada de concursados, aprovados em 2013, para preenchimento de cargos. Ao justificar a não convocação responsabilizaram os grevistas e somente após o final da greve prometeu que dará sequencia as novas convocações. Infelizmente o Blog entende que esse tipo de nota é uma chantagem leviana ao movimento grevista no município, com o único objetivo de desestabilizar o movimento e tentar colocar concursados não convocados contra servidores públicos grevistas.

Por fim, a SMECE pede desculpas aos aprovados. Falsas desculpas, por sinal. Alias, novas vagas foram criadas para suprir a carência de funcionários e professores ainda em dia 06/01/2015 (Lei Municipal 545/2015). Desde então, 07/01/2015, as novas convocações já poderiam ter sido feitas. A carência continuou pois nesse meio tempo de um ano, varias contratações foram feitas sendo inclusive publicadas em Diário Oficial. Vale lembrar que neste período em que nem se cogitava uma greve que começou somente no dia 20/04/2016.

No final, a Secretaria de Educação lava suas mãos em relação a greve, afirmando levianamente que houve diálogo com a categoria, o que nunca ocorreu de fato, apresentando um Plano que não contempla nenhuma reivindicação da categoria, contemplando apenas as necessidades políticas da atual administração municipal. Essa nota é um verdadeiro tapa na cara da Educação Municipal e deve ser encarada como uma ofensa ao movimento pela educação pública de qualidade em Seropédica.

Segue aos Leitores a Nota Oficial emitida pela SMECE na íntegra:

Nota Oficial 

Esclarecimento sobre Convocação de Concurso Público A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e informa aos candidatos aprovados através do Concurso nº 01/2013 de 17/01/2013 que a chamada do concurso público prevista para o mês de abril não foi realizada em detrimento da greve deflagrada em nosso município. Diante deste fato a SMECE permanecerá com o quadro de funcionários da forma em que se encontra até que finalize o movimento grevista. Pedimos desculpas aos aprovados e informamos que assim que a situação for normalizada daremos sequência a chamada de novos concursados. 

Nota Oficial - Esclarecimento sobre Greve na rede municipal de ensino 

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte - SMECE vem por meio desta carta prestar esclarecimentos aos pais a respeito do movimento grevista. 

A SMECE estabeleceu um canal de diálogo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE) na intenção de caminharmos para o encerramento da greve em nosso município. Informamos que no dia 12 de Maio o Plano de Cargos e Salários foi encerrado pela SMECE e enviado ao Controlador do município para estudo de impacto orçamentário. 

Entretanto o SEPE, através do ofício 80/2016, informou que a categoria permanecerá de greve até que o Plano de Cargos e Salários seja aprovado, publicado e sancionado, ações que não dependem mais desta Secretaria. Temos a clareza que vivemos em um país democrático e o direito à greve é líquido e certo, da mesma forma que o nosso dever é de garantir as aulas. 

Diante disso a Secretaria Municipal de Educação se reuniu na última sexta-feira com o Conselho Municipal de Educação e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para elaborar um Plano de Ação e o Calendário de reposição das aulas de forma que venha garantir os 200(duzentos) dias letivos conforme a LDB 9394/96 e Constituição Federal de 88.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!