Educação Itaguaí: Entrevista de MARA SOARES ao Boca no Trombone - COMENTAMOS CADA LINHA da entrevista - LEIA A ENTREVISTA e os COMENTÁRIOS aqui!


A Secretária de Educação Mara Soares concedeu entrevista ao Blog Boca no Trombone. Foi uma entrevista marcada por marcada por respostas bem ensaiadas, por parte da secretária. Ao ler tudo tive a impressão que para ela, tudo está bem na secretaria de educação. O que, de fato, nem de longe corresponde a realidade. Além disso, ao final da entrevista, o Blog Cidadania do Porto foi indiretamente citado, e, por conta disso, responderemos cada linha do que foi dito por ela AMANHÃ (15/03) em postagem separada.

Segue abaixo os comentários referentes a entrevista:

1- Sobre a climatização nas escolas, existe um cronograma para que todas as unidades sejam atendidas e os aparelhos de ar condicionado estejam funcionando? E se for sim, qual a previsão para que todas as escolas sejam contempladas?


Veja a resposta de Mara Soares ao Blog Boca no Trombone clicando no link abaixo:

Comentário:

Em relação ao problema da climatização ser o maior desafio da secretaria de educação, desde quando assumiu a pasta, o problema já existia, e nem por isso tomou-se iniciativas reais para corrigir o problema imediatamente. O que a secretária deixou de dizer é que a secretaria de educação só começou a tomar a iniciativa bem depois, somente quando os Blogs da cidade começaram a campanha pela instalação dos aparelhos, bem no final de 2015.

Somente após a pressão pública, e apenas por causa dessa pressão pela instalação dos aparelhos que a secretária de educação, e numa iniciativa de tentar acalmar os ânimos da categoria, delimitou um grupo para tentar dar uma resposta, ou ao menos um "cala-boca". Na entrevista, a secretária fez o velho discurso de colocar a culpa na light ou em qualquer outra pessoa, mas os problemas, de fato, se originam decorrente de sua própria gestão e o responsável encontra-se sentado na mesa da chefe da pasta.

Em relação a afirmação dando conta de que 25 escolas já teriam sido climatizadas com aparelhos de ar condicionado funcionando, somente restou perguntar quais escolas foram climatizadas (?). A Mara na entrevista não disse quais eram as escolas. Os blogs conseguiram uma listagem extra-oficial que incluiu algumas escolas e creches que ainda nem foram climatizadas, algumas unidades que, por falta de manutenção, estão com os aparelhos desligados e até mesmo foi incluído o CEI, que, como se sabe, foi climatizado desde os tempos do governo Charlinho.

A grande pergunta que a resposta da secretária Mara deixa é: Se nesses 10 meses no cargo ela não conseguiram manter os aparelhos já instalados funcionando, o que garante ao leitor que até outubro todos os aparelhos estão funcionando? Outra pergunta: Por qual motivo a Secretaria de Educação não disponibiliza TODA A DOCUMENTAÇÃO relativo a empresa que não fez o serviço e está sendo questionada na justiça

E mais, qual o número do processo em que a empresa está sendo acionada para o blog também acompanhar? São muitas palavras mas, até aqui, somente palavras bonitas! É muito blá, blá, blá ...  e nenhuma ação. Queremos provas e até agora não vimos nada, nem processo judicial, nem aparelhos instalados.


Problemas na infraestrutura das unidades
2 – As unidades tem tido problemas na infraestrutura, como rachaduras, vidros quebrados de janelas entre outros. Qual tem sido o procedimento da secretaria para sanar essas situações?
Veja a resposta de Mara Soares ao Blog Boca no Trombone clicando no link abaixo:

Comentário:

O Blog Cidadania do Porto discorda da resposta da secretária. A secretaria de obras não vem fazendo a manutenção escolar como deveria. Em inúmeros casos, quem está fazendo a manutenção escolar, quando possível financeiramente, são os próprios diretores, ou tirando dinheiro do próprio bolso, ou mesmo utilizando o fundo escolar, que é mantido por verba federal. 

Cabe aqui dizer que o que está ocorrendo na rede escolar é covardia, nós testemunhamos quanto os diretores estão, de modo heroico, precisando se virar para fazer a manutenção escolar e, mesmo assim, de modo precário. A secretária de educação empurrou esse problema para a secretaria de obras, depois lavou a mão.

3 – Algumas escolas ainda precisam ser inauguradas, como o complexo em Piranema, e que está com a obra parada. A secretária tem conhecimento de como está essa obra e se há previsão de conclusão?
Veja a resposta de Mara Soares ao Blog Boca no Trombone clicando no link abaixo:
https://bocanotromboneitaguai.com/2016/03/11/secretaria-de-educacao-de-itaguai-concede-entrevista-e-fala-sobre-os-problemas-das-escolas/


Comentário:

Do mesmo modo, a secretária falou, falou, falou... mas não embasou em provas documentais do que estava falando. Temos ideia do número de escolas e creches que a empreiteira ganhadora e executora das obras começou mas não terminou até hoje. Não é pelo fato do assunto está no jurídico que a secretaria de educação não pode disponibilizar as informações, através de documentos, de que pé está as construções citadas. 

O que mais me chamou a atenção na resposta da secretária é que, nas entrelinhas, ela precisa que alguém cobre a ela para ela fazer alguma coisa (ou dizer que está fazendo). Reconheceu tacitamente na resposta que existe o problema mas só toma alguma iniciativa quando é pressionada. Em resumo: Praticamente declarou que só trabalha quando colocam ela na parede. Por qual motivo a secretária não acionou o jurídico para questionar a entrega de todas as unidades contratadas desde 2011? Eu sei a resposta! Ninguém cobrou ela, aí ela não fez....

O caso do Complexo Educacional de Piranema é emblemático. A obra foi iniciada em 2011 e já completou 5 anos ainda em construção. É uma obra vaga-lume, cada mês colocam 1 tijolo(!). 

Alunos
4 – Qual a previsão para a entrega dos uniformes completos dos alunos nesse ano letivo?
Veja a resposta de Mara Soares ao Blog Boca no Trombone clicando no link abaixo:
https://bocanotromboneitaguai.com/2016/03/11/secretaria-de-educacao-de-itaguai-concede-entrevista-e-fala-sobre-os-problemas-das-escolas/

Comentário:

Esses uniformes já eram para está nas escolas desde o dia 15/02. Se a secretaria não tem essa capacidade de ofertar os uniformes no primeiro dia de aula, é sinal que não está havendo uma gestão de prazos coerente com as necessidades do município. A correta gestão da coisa pública prevê essas necessidades muito antes da carência do material. 

Se algo atrasou, a culpa passa necessariamente por algum gestor que não cumpriu seu papel. O prazo delimitado pela secretária é maio, não nos esqueceremos desse prazo mas algo me diz que só ficarão prontos para o desfile de 7 de setembro, como em todos os últimos anos, para "inglês" ver. Resta aguardar.


5- Como está sendo feito o tratamento dos alunos com psicólogos, fonoaudiólogos e demais profissionais ligados à saúde, nas unidades de ensino?
Comentário:

O que a secretária de educação não falou é que as equipes de psicologia e fonoaudiologia nem de longe suprem as necessidades da rede. Precisamos de mais psicólogos e fonoaudiólogos, talvez alguns dedicados exclusivamente para as maiores unidades escolares. E mais, a rede possui tem carência de apoio técnico gritante resultando no "real" abandono das equipes técnico pedagógica nas unidades. 

Oferecer palestra apenas não resolve o problema, o que resolve o problema é o apoio com oferta de mão-de-obra para as unidades da rede. Acredito ser covarde manter as equipes escolares sozinhas na resolução desses casos sem um técnico especializado com maior aproximação nas unidades escolares.

Servidores
6 -Existe ou existirá, um acompanhamento de coordenadores oriundos da secretaria de educação, para um controle de cada ano de escolaridade nas escolas em 2016?
Comentário:
Essas equipes sempre existiram e sempre exerceram essa função. Aliás, no tempo do Charlinho, as coordenadoras de área visitavam mais as unidades escolares. O que a secretária enumerou não é nenhuma novidade, é apenas a tentativa de se retornar o que já era feito num passado próximo. Aliás, essa é uma obrigação pois consta nos programas federais relativo a obrigatoriedade desse acompanhamento sob pena de suspensão do FUNDEB.

7 – Sobre a migração dos profissionais, os servidores que até o momento, em especial os professores, migraram, tem sido o suficiente para suprir a demanda?
8 – Os servidores que fizeram a migração, ainda não receberam, há uma data para o inicio desses pagamentos? E como será essa data mensal?
9  – Os servidores que se inscreveram para a migração e ainda não foram convocados há uma data já definida para este fim?
10 -Haverão novas datas para os profissionais que ainda não se prontificaram a aderir a migração?
Comentário:
Em relação as respostas apresentadas pela secretária, vocês notaram que a mesma disse "não" inúmeras vezes? Não sabe, não está planejado, não tem informações... sabe por qual razão disso? Simples. Parece que ela não tocou esse assunto de forma direta. Talvez até desconheça o que ocorreu até aqui em relação a migração. Em relação a esse assunto, parece que tudo foi tocado entre o Departamento Pessoal e a Secretaria de Administração. A impressão deixada na entrevista é que secretária ficou passiva em todo o processo. Simples assim!

11 – Como está sendo feita a atividade complementar (AC) dos professores neste ano letivo? Será como a de 2015 ou haverão mudanças?
12 – As atividades extra classe como sala de leitura entre outras que foram suspensas no final do ano passado retornarão este ano? E se sim, qual a previsão?
13 – Qual a determinação dada aos dirigentes na condução desse AC dos professores quando estes estiverem na escola cumprindo esse 1/3?
Comentário:
Essas são aquelas típicas perguntas que já conhecemos a resposta pois quase todas elas já foram negociadas pelo SEPE com a Prefeitura de Itaguaí, inclusive na comissão paritária ocorrida após a greve vitoriosa ocorrida ano passado. As vezes a secretária relata isso como uma conquista pessoal, quando na verdade foi uma negociação sindical. Muitos gestores se apropriam dessas conquistas de propriedade do coletivo transformando-as em algo privado, ou conquista pessoal. Até mesmo para uso político.

14 – Existe uma grande dúvida sobre a quantidade de servidores de apoio (Agentes Administrativos, Auxiliares de Serviços Escolares, Merendeiras etc) em relação ao número de alunos por unidade. Exemplo, sempre se comentou que era um desses profissionais para cada grupo de 100 alunos. Isso numericamente se manteve?
Comentário:
Se ninguém pressionar ela, sabe quando ela vai formular essa lei? Resposta: NUNCA.

15 – Se a Unidade escolar tiver funcionários sobrando enquanto existam escolas com a falta, qual o procedimento correto dos diretores quando se depararem com esse quadro?
Comentário:
Choveu no molhado.

16 – Qual a ordem da secretaria sobre a quantidade de alunos por turma em relação a cada ano escolar?
Comentário:
Sinceramente, quando vi essa pergunta, achei que a secretária de educação lançaria um novo objetivo para diminuir a cota máxima de alunos em sala de aula. Ledo engano. Agora pensem: Para quem acredita que a Educação em Itaguaí está bem, para que procurar diminuir o número de alunos nas salas? É a atitude de quem está no conforto da lei.

17 – Existe uma grande carência no quadro de servidores na educação, há a previsão de concurso público?
Comentário:

Informações importantes podem ser destacadas: Primeiro, foi feito o relatório de carências e a maior parte delas encontram-se nos auxiliares de educação infantil; Segundo, querem voltar com a contratação de servidores de maneira "emergencial" de novo; Terceiro, o processo para abertura do concurso está na procuradoria. Resumo: A Prefeitura de Itaguaí está levando esse assunto do concurso público na barriga, foi isso que li nas entrelinhas, querem forçar de qualquer jeito a abertura de contratos e não abrir concurso de qualquer jeito.



18 – Diretores recém eleitos, tem feito perseguições a servidores que não votaram neles em algumas escolas. Denúncias nos chegam contendo essas informações. Esses servidores tem tido trabalhos a mais que os outros que votaram nos eleitos. Como a secretaria agirá em casos como estes?
Comentário:
Disse um monte de coisas, menos o telefone ou e-mail para denúncias. Ou seja, para denunciar um diretor, o denunciante precisará contar seu caso para todo mundo na SME. Até, quem sabe, chegar na secretária de educação. Ou seja, antes que a Mara tome conhecimento do problema individual do denunciante, o diretor da escola e toda a torcida do flamengo já saberão. Em resumo: A Secretária não conseguiu nem mesmo responder essa questão com uma ação efetiva, como um canal de comunicação eficiente.

Amanhã, o Blog Cidadania do Porto vai responder cada linha do que foi escrito pela secretária de educação quando a mesma fez menção indireta a afirmações do blog. Vamos desconstruir a deturpação de que fomos vítimas. Desde 2011 falamos em renovação na gestão da Educação na cidade, até amanhã!

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