BLOG CIDADANIA DO PORTO entrevista Vinicius Colonese, diretor da EXPRESSO RECREIO - Empresa faz avaliação sobre o reinício das atividades da linha BARRA DA TIJUCA x ITAGUAÍ - Empresa também tem interesse em avaliar trajeto que contemple SEROPÉDICA - Confira toda a entrevista aqui!


O Blog Cidadania do Porto entrevistou Vinicius Colonese, diretor da Expresso Recreio. O Blog Cidadania do Porto abordou vários assuntos sobre a retomada da linha BARRA DA TIJUCA x ITAGUAÍ e de possíveis novidades para o futuro da retomada do trajeto. Desde já o Blog agradece a atenção da empresa no atendimento aos questionamentos apresentados.


1) A empresa EXPRESSO RECREIO reiniciou as atividades da linha BARRA DA TIJUCA x ITAGUAÍ em 28/03 (Ontem). Já dá para sentir a resposta do público a retomada da linha? Qual avaliação já se pode tirar da resposta do público?

Nós tivemos um número satisfatório de clientes, porém acreditamos que linha ainda pode crescer muito. Como anteriormente o serviço era feito em determinados horários, demora certo tempo para nossos clientes saberem que estamos atendendo em horário integral.

2) Muitos usuários estão reclamando que o último horário de partida de Itaguaí para Barra da Tijuca (18:30 hs) é muito cedo para o fim das operações diárias. Já existe algum estudo para alocação de novo(s) horários ou tudo dependerá da demanda de passageiros? Vocês trabalham com esse feed dos usuários?

Danilo, nossos horários são baseados em demandas dos nossos clientes. A medida que se mostre necessário novos horários ou encurtamento dos intervalos entre os ônibus, isso será feito.

3) A empresa Pégaso, sobretudo após a implantação do BRT, foi abandonando a linha ITAGUAÍ X BARRA DA TIJUCA. Nos últimos 2 anos, a linha simplesmente não tinha mais horários fixos. E não se encontravam mais qualquer vestígio da PEGASO nos fins de semana. Se possível dizer, quantos carros serão destinados a linha ITAGUAÍ x BARRA DA TIJUCA e em relação ao trajeto realizado pela PEGASO,  haverá mudanças significativas?

Hoje operamos a linha com 6 veículos, mas podemos chegar até 10. Como disse na resposta acima, depende da demanda dos nossos clientes. Havendo necessidade, iremos aumentar a frota até que comporte a demanda da linha.

Quanto ao trajeto é bem semelhante, porém nós esticamos a linha até a boca da barra, pois entendemos que faremos uma ligação dos nossos clientes de Itaguaí ao metro na Barra.

4) A PREFEITURA DE SEROPÉDICA, vizinha de Itaguaí, recentemente solicitou ao DETRO, a implantação da linha SEROPÉDICA x BARRA DA TIJUCA. Levando-se em conta a proximidade deste município com Itaguaí, a EXPRESSO RECREIO está acompanhando esse movimento de lá? Possui interesse nessas operações?

Não estamos sabendo desse movimento e nem dessa solicitação, mas temos total interesse em ajudar a população de Seropédica. Até aproveitamos o canal para nos colocar a disposição para ajudar no que for necessário.

5) Em relação ao fim de semana, a empresa EXPRESSO RECREIO adotará a mesma grade horária? Se não, qual será a grade adotada? Essa pergunta se deve ao fato da população local ter sido abandonada pela PEGASO e não ficou muito bem explicado se a grade da semana se aplicará aos fins de semana.

A linha irá operar nos finais de semana. Porém com um intervalo maior. Aos sábados com 1 hora de intervalo e aos domingos será de 2 horas.

6) Historicamente, o PONTO FINAL da linha ITAGUAÍ x BARRA DA TIJUCA era na frente do Destacamento do Corpo de Bombeiros (Nos prédios). Agora, o ponto final ficará mesmo na Rodoviária? Ou haverá alguns horários partindo ainda no antigo ponto final? Essa pergunta está sendo feita pelo fato da EXPRESSO MANGARATIBA manter como ponto final uma região mais afastada para atender o público de bairros centrais "mais afastados". 

Nossa ida para o terminal é por uma questão de ordem pública. “Nos prédios” vimos que atrapalharíamos muito a região. Graças a parceria e a boa vontade da secretaria de transportes e do prefeito local, conseguimos essa vaga no terminal. É importante frisar que a apesar do ponto final ter saído dos prédios, o ônibus sai da rodoviária e roda todo centro da cidade, atendendo que mora nesta região.

7) Ao que percebi, a única linha intermunicipal atualmente operada pela EXPRESSO RECREIO é justamente a linha ITAGUAÍ x BARRA DA TIJUCA. Há outros planos para ampliar esse leque de linhas? ou mesmo sobre o cartão de integração? Cabe lembrar que com a implantação do Metro no Jardim Oceânico, a população de Itaguaí ganha uma segunda opção mais rápido para alcançar o centro.

A Expresso Recreio é uma empresa em expansão. Até dezembro de 2014 tínhamos 36 ônibus, hoje são mais de 110. Nossa ideia é crescer na região, claro, dentro das nossas possibilidades. Para continuarmos atendendo com qualidade aos nossos clientes.

A integração operacional irá ocorrer, uma vez que, já esticamos a linha até o metro da barra. Então, assim que ele for inaugurado, já estaremos dando essa opção.

Já o cartão operacional, que entendo que seja o bilhete único (BU), é uma demanda do estado. Hoje, o tipo de linha que temos não nos dá autorização para participarmos do BU. Para isso ocorrer, o DETRO deveria determinar que tivéssemos veículos de tarifa reduzida.

Queria aproveitar a oportunidade e me colocar a disposição para tirar novas dúvidas sobre a linha ou sobre a empresa. (O Blog marcou em algumas partes grafadas para melhor entendimento dos leitores)

O Blog Cidadania do Porto agradece ao diretor VINICIUS COLONESE pelo atendimento ao blog e, desde já, deixamos esse espaço aberto para futuras novidades que possam contemplar a melhoria dos transportes na região.

2 comentários:

  1. Boa tarde pessoal! Vocês estão vendo a qualidade dos ônibus que faz a linha Itaguaí x Barra da Tijuca? E a Real Rio com aqueles lixos de ônibus, desconfortáveis e barulhentos fazendo Itaguaí x Central e Itaguaí x Candelária. Se não mudarem esses ônibus, ação judicial e ajuda do Detro em cima da Real Rio!

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  2. Seropédica tá precisando muito de outras empresas ..pq só tem uma ...

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