Educação Itaguaí: Por qual motivo NADA dá certo na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO? Você sabia que tem pessoas lá que "TRABALHAM" para não deixar VOCÊ mostrar o seu trabalho? Saiba que muitas pessoas lá tem medo de ser exonerado e fará de TUDO para que VOCÊ não seja colocado no lugar deles!


Já perceberam que tudo que a Secretaria de Educação divulga dá errado ou não consegue ser executado integralmente? Os amigos leitores já perceberam que, sempre quando há um anúncio de obras em escolas ou creches ou de eventos e atividades, há algo superdimensionado que não reflete a realidade? Já perceberam que quando algum professor, coordenador ou diretor quer tentar mudar algo em sua unidade escolar para beneficio da comunidade, em algum momento alguém na secretaria de educação manda parar as atividades ali desenvolvidas ou mesmo, os mesmos burocratas, iniciam um processo de sabotagem, para prejuízo de todos. 

Mas por qual motivo nada dá certo 
na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO?

Pensem comigo, quando algum grupo está no poder há muito tempo, criam um grupo fechado com o objetivo de manter-se ali naquele lugar e a qualquer custo. No caso da Secretaria de Educação de Itaguaí, um grupo numeroso de funcionários mantém-se praticamente nas mesmas funções há aproximadamente 25 anos. E, esse grupo manteve-se tempo todo ali não necessariamente pela competência mas pelo corporativismo mesmo em meio a inércia associada ao corporativismo fechado entre os(as) que participam desde então desse sistema. 

E, em todo esse tempo, ditando os rumos da politica educacional local, no pouco que avançaram, grande parte foi por execução obrigatória de programas federais. Essas mesmas pessoas, que lá ficam lotadas, se vangloriam todos os anos por avançarem em um único ponto: IDEB. O mesmo índice, maquiável, que quase NUNCA reflete a realidade em sala de aula, é usado pelos burocratas da Secretaria de Educação para justificar a continuidade do "sistema" capitaneado por essas mesmas pessoas.

Mas por qual motivo, essas pessoas que comandam 
a Secretaria de educação não deixam os professores, 
coordenadores e diretores, com criatividade, 
tocarem suas unidades escolares?

Pensem comigo! Se VOCÊ fosse um "gestor", velho contratado em função de chefia ou efetivo há décadas comissionado, da secretaria de educação, com décadas na mesma função ou mesmo lugar, NUNCA fez nada para o bem da pasta, sempre cruzou os braços e sempre ficou ali por causa do apoiado dos amigos de secretaria e corporativismo do "sistema". DE REPENTE, aparece um professor, coordenador ou diretor fazendo um bom trabalho e se tornando referencia no que está fazendo. VOCÊ não se sentiria ameaçado? Pois é, caro leitor, agora imagina, podemos ter mais de 200 "gestores" nessa mesma situação! 

Essa galera "do mal" na Secretaria de Educação é ameaçada constantemente por cerca de 2500 servidores que, diariamente, tocam suas atividades com FORÇA DE VONTADE, CRIATIVIDADE e INTELIGÊNCIA. Esse grupo, organizado desde tempos antigos, estão com MEDO de serem trocados por sangue novo e usam todas as armas possíveis para parar isso usando de todas as armas possíveis. A burocracia, a inércia e mesmo a sabotagem são usados como táticas para não deixar o pessoal trabalhar e aparecer.

Na secretaria de educação, todo dia é dia para não deixar nenhum professor, coordenador ou diretor mostrar seu trabalho. Cada vez que alguém consegue romper essa barreira imposta pela Secretaria de Educação, é feito todo um trabalho para desmerecer o trabalho desenvolvido pelos amigos do magistério nas unidades escolares. E, o que é imposto muitas vezes são um processo cruel de sabotagem dificultando que os professores da rede apareçam e mostrem seu trabalho na rede.

Mas sabe por que isso é feito? SIMPLES! 
Cada professor que aparece fazendo um bom 
trabalho na rede municipal de educação, 
é um integrante da galera do "mal" 
que corre risco de ser exonerado e trocado!

Incrivelmente, todos os anos, a secretaria de educação mantém a atualização de um cadastro funcional, onde a mesma solicita a todos os funcionários da rede que declarem seus níveis de formação. O mais engraçado é que a Secretaria de Educação NUNCA utilizou esse cadastro para recrutar funcionários para as funções de assessoramento em gestão, mesmo tendo em seus quadros centenas de pós-graduados, mestres e doutores.

Chega de Enganação: Nada dá certo na Secretaria de Educação pelo simples motivo de que para dar certo as coisas precisam mudar! E quando falo em mudar, falo de pessoas! Não podemos viver educação através dos números "ilusórios" do IDEB. As coisas na educação em Itaguaí estão de mal a pior e só melhorarão com sangue novo vindo do quadro EFETIVO da rede municipal de ensino!

5 comentários:

  1. Maria da Penha Rodrigues29 de fevereiro de 2016 às 08:33

    Parabéns Prof. Danilo pela independência, profissionalismo docente e jornalístico e coragem para denunciar essa máfia covarde e criminosa. Para eles TUDO para a Vida NADA! Maria da Penha Rodrigues.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns !

    Muito feliz suas palavras.

    ResponderExcluir
  3. " É a Máfia dos Dinossauros da Educação de Itaguaí!"

    ResponderExcluir
  4. "A maioria só se preocupa com as suas gratificações, seus altos salários e nenhum político tem peito pra acabar com isso, pois também Eles se beneficiam com esse corporativismo, mas quem sofre é a população, com serviços precários, na saúde, na educação...transporte...

    ResponderExcluir
  5. "Os Agentes Administrativos Escolares, que foram obrigados a reduzir a sua carga horária, consequentemente acarretando assim a redução dos seus salários, deveriam entrar com um recurso, pois estão tendo prejuízos todo mês, recebem menos que deveriam de acordo com o concurso que fizeram!"

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!