Educação Itaguaí: Mara Soares "comemora" 10 meses como Secretária de Educação bem LONGE DOS PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA na EDUCAÇÃO - Escolas visitadas pela titular da pasta tem EQUIPAMENTO DE INTERNET montado pela metade e DESINTERESSE dos gestores da pasta faz escolas manterem-se ISOLADAS do mundo!


O site da Prefeitura de Itaguaí anunciou com pompa e circunstância que a digníssima secretária de Educação, professora Mara Lúcia Soares, "acompanhou o retorno dos professores", curiosamente, ao invés da secretária aparecer em escolas centrais, a postagem cita que a mesma esteve em duas escolas rurais, que são as mais afastadas do município, Escola Municipal Alexandre Ignácio, localizada na Estrada do Caçador, e Taciano Basílio, no bairro Saco da Prata.

Longe de entrar no mérito da importância das escolas rurais citadas, mesmo pelo fato desse blog já ter defendido a permanência dessas escolas rurais abertas em outros momentos, é claro que na postagem a intenção foi mostrar a figura da secretária como alguém preocupada com os problemas da educação na cidade. Esse recurso é comum quando tratamos da construção de uma imagem, não importa se é a verdade dos fatos ou não.

Mara Soares aproveita dia de retorno dos professores e sobe a serra para evitar assédio dos profissionais da educação diante da contínua falta de infraestrutura nas unidades escolares 

O fato mesmo é que a secretária aproveitou o dia do retorno dos professores para mais um ano letivo e preferiu escolher aparecer "publicamente" em escolas bem afastadas. Talvez, essa escolha tenha sido acertada previamente pois, mais um ano letivo se inicia e os problemas na rede continuam do mesmo modo que há dez meses atrás, quando a mesma assumiu a pasta. 

Custo a acreditar que a secretária de educação preferiu se esconder dos profissionais da categoria para não se expor aos problemas relacionados na infraestrutura em toda rede escolar. E, vamos colocar as cartas na mesa, boa parte desses problemas está intimamente relacionado a falta de uma política educacional e de gestão na pasta, como resultado temos um verdadeiro fracasso que foi a gestão da política educacional nesses últimos 10 meses.

O QUE A MARA LÚCIA NÃO QUIZ VER NAS ESCOLAS QUE VISITOU...

Em relação as escolas da Estrada do Caçador e do Saco da Prata, tenho algumas coisas a dizer. O que a Secretaria de Comunicação não citou é que essas escolas não possuem internet funcionando.  Através de um programa do governo federal, essas escolas receberam equipamentos de recepção do sinal da internet, que estão montados nas unidades escolares mas não funcionam. O blog visitou essas unidades e a resposta que recebemos é que há desinteresse dos gestores da Secretaria de Educação para cobrar o funcionamento desses receptores

Também por descaso e desinteresse dos gestores da SME, as duas escolas não possuem telefone nem orelhão (Estes previstos e podem ser requisitados pela SME a operadora OI e Embratel). Isso tudo poderia ser resolvido com um simples ofício remetido ao Ministério das Comunicações, mas a preguiça generalizada na secretaria de educação impede a instalação desses aparelhos que são importantes para as escolas e comunidade ao redor.

Pelo mesmo motivo, os rádios de comunicação que ligavam as escolas rurais com a secretaria de educação estão atualmente em uso de outros órgãos do governo. No final, essas mesmas escolas ficam isoladas. Para se ter uma ideia, se o carro usado pela professora Mara quebrasse em uma dessas escolas, não teria como se comunicar com a secretaria de educação para solicitar um automóvel novo. E tudo isso é o resultado da inércia dos gestores da educação em se preocupar com os problemas das escolas.

O QUE ESSES GESTORES PENSAM DA EDUCAÇÃO EM ITAGUAÍ?

Amigos, esse episódio de hoje é bem sintomático. Encaram a educação como uma vitrine que precisa ser bonita e somente isso. O lugar da secretária de educação é na frente dos problemas e não apenas escondida com medo de ser cobrada pela própria inércia e incompetência. E, pior, se esconder numa escola que tem problemas, mas como é longe, achou que ninguém publicaria e enumeraria os problemas daquelas unidades escolares. O Blog deixa esse recado pois não aceitamos mais ver a inércia da Secretaria de Educação diante dos problemas de infraestrutura da rede escolar.

E agora secretária? Vai resolver os problemas da Taciano Basílio e Alexandre Ignácio ou apareceu nessas escolas para fazer fotos e não se expor ?

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!