EDUCAÇÃO ITAGUAÍ: Trabalhar no dia dos PROFESSORES, Salas de aula continuam em péssimas condições, secretária muda e nada mais mudou - E AGORA?


Os Blogs Cidadania do Porto e Política de Itaguaí vem aos leitores posicionar-se sobre algumas questões referentes a atual gestão da Secretaria de Educação em nosso Município e também em relação ao dia 15/10 - Dia do Professor (Feriado na educação), transformado em dia letivo pela atual secretária Nilce Ramos:


- Em relação ao dia 15/10, que é dia do professor, feriado na rede municipal de educação, recebemos a informação de que este dia foi transformado em dia letivo para "pagamento" dos dias de greve.

Opinião:

É inaceitável um acordo que toque num dia de feriado, quanto mais do dia do professor! Além do simbolismo envolvido, tal posicionamento demonstra o desprezo desta administração pelo bem estar do funcionalismo da educação. Que tipo de acordo é esse? A categoria foi consultada sobre isso devidamente? E a atual gestora da educação do município, o que passou pela sua cabeça em tocar num dia tão especial para a classe?

- Em relação a atual situação da rede de educação e infraestrutura (Ar-condicionados, materiais pedagógicos, material de apoio...).

Opinião:

Desde agosto, com a troca da secretária de educação, nada mudou de fato. Tudo continua rigorosamente como antes. Velhas práticas de maquiagem continuam sendo feitas apenas para mostrar ao público que tudo está bem, quando de fato tudo continua na mesma. Quando pedimos a saída da antiga secretária, esperávamos que a atual secretária mudasse as coisas (para melhor). O que está ocorrendo é justamente o contrário, tem itens que estão sendo desrespeitados e "estranhamente" o SEPE se calou.

- Perseguições, Retaliações, velho modelo do poder pelo poder

Opinião:

Ao olhar certos posicionamento da atual secretária de educação vejo certo disparate em relação a atuação da secretária anterior. Por muito menos que isso, pedimos a SAÍDA DA CÉLIA TAVARES. Hoje, se as informações forem verídicas, estaremos trabalhando no dia 15/10. Ficamos nos perguntando qual era o objetivo da atual secretária, NILCE RAMOS, em assumir a secretaria de educação: Mudar o modelo de educação da cidade, ou seguir o velho modelo de ter números favoráveis a si mesmo e nada mais?

POSICIONAMENTO DOS BLOGS:

Se o modelo de gestão da educação em nossa cidade continuar neste ritmo, sem novidades positivas em respeito a instalação dos ar-condicionados e a infraestrutura dos prédios e do apoio envolvido na prática pedagógica e apoio (Falo de material mesmo) não restará aos BLOGS da cidade outra opção ao de puxar o movimento "FORA NILCE!" Lembrando que a categoria e o SEPE, conseguiu, a saída de Célia Tavares, por muito menos que a atual conjuntura, a única diferença envolvida é o silêncio "mal-explicado" do SEPE. Não entramos em greve para ter que trabalhar no dia 15/10. Se isso ocorrer, nossa posição será enviar a todos os jornais de grande circulação do país o que vai ocorrer aqui, e certamente algum deles publicará e repercutirá essa situação.

Blogs Cidadania do Porto e Política de Itaguaí

5 comentários:

  1. Vamos trabalhar porque não moramos em Itaguaí e por isso não terão nossos votos, né? Não tem problema. No próximo concurso só passará novamente quem não mora em Itaguaí . A equipe de professores é tão inteligente que é difícil resistir a nossa ausência...

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar??????? rsrsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssrsrrrrrrrrr

    Quero ver me obrigar. Venha me buscar em casa, tá!

    ResponderExcluir
  3. será que haverá alunos para assistir aula? Uma coisa é cumprir a carga horaria semanal dos profissionais da educação, outra coisa é cumprir no minimo os 200 dias de aulas com no minimo 800 horas para os alunos. quando o professor falta com atestado medico, por exemplo, ele fica isento de cumprir na totalidade a sua carga horaria semanal (não sendo obrigado a repor essa falta já que foi abonado!!!) o que nao isenta o aluno desse professor de ter todos os tempos de aula que estavam previstos. Ou seja, caso nao haja alunos, devemos lançar falta para todos os alunos que faltaram (ainda que seja a turma inteira) e a secretaria de educação terá que providenciar professores para dar aula em outro dia para esses alunos ou pagar hora extra para os professores. MAIS IMPORTANTE QUE REPOR NOSSA CARGA HORARIA SEMANAL DE TRABALHO É ASSEGURAR OS 200 DIAS DE AULA COM 800 HORAS...

    ResponderExcluir
  4. .......continuando

    São algumas perguntas que passam pela cabeça um funcionário preocupado com não só com uma educação de qualidade, mas com o bem estar do corpo docente e discente das unidades escolares. E isso, posso ressaltar, não está acontecendo. Nos sábados letivos, em algumas unidades escolares – senão em todas –, os alunos não estão indo e os professores estão sendo orientados pelas secretarias das unidades escolares a dar presença para os alunos nos diários e lançar nos mesmos diários conteúdo como se houvesse ocorrido aula.... manias de uma “cidade inteligente”. E não pára por aí não! Marcado arbitrariamente do jeito que foi o calendário de reposição de aulas, imposto de cima para baixo, ele apenas está gerando mais problemas. Há casos de profissionais da educação, professores principalmente, que trabalham aos sábados em outras instituições de ensino sem ser na PMI – o que é normal já que não são funcionários de dedicação exclusiva – e outros fazem cursos de pós-graduação justamente aos sábados, nessas datas impostas pela secretaria de educação para fazer reposição de aulas. Tudo isso são problemas gerados, a meu ver, devido à inexistência de uma gestão democrática das unidades escolares da PMI que não preza em escutar e consultar a comunidade escolar... talvez nem queira isso, já que a PMI parece não querer que haja eleição para diretores de escolas – se quisessem já teriam deixado claro como ocorreriam as eleições para diretores no novo plano de cargos e salários que entrará em vigor em janeiro de 2015! Preferem indicar pessoas de “confiança” e com “capacidade” para os cargos de diretores e na hora dos diretores se posicionarem em favor do que é o melhor para a comunidade escolar (profissionais da educação e estudantes) eles apenas se preocupam em atender as imposições da secretaria de educação, ainda que sejam totalmente incoerentes e problemáticas, como essa última que prevê uma reposição de aula no dia 08/11 coincidindo com a aplicação do Enem que ocorrerá em algumas unidades escolares de Itaguaí! Será que em Itaguaí, “cidade inteligente”, o MEC terá que reaplicar o ENEM por causa do calendário de reposição de aulas – que não está sequer sendo cumprido devido à ausência dos alunos aos sábados – em virtude da greve? Aguardo ansiosamente as próximas novidades da cidade inteligente que tanta alegria vem trazendo para seus funcionários e munícipes!

    Funcionário INTELIGENTE da secretaria de educação da PMI.

    ResponderExcluir
  5. Aula para quem?,Nâo teve aluno,porém, conta como dia letivo?Cidade inteligente que tem dia letivo faltando o principal que é o aluno.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!