Educação Itaguaí: ENCONTRO SIGILOSO reúne "representantes de escolas", o SEPE e "comissão paritária" dentro da SMEC - Referendam POSICIONAMENTO DA SMEC, SEM OUVIR A CATEGORIA, de reposição de aulas no DIA DO PROFESSOR!

Os Blogs Cidadania do Porto e Política de Itaguaí recebem com perplexidade a postagem veiculada hoje (13/10) no site da Prefeitura de Itaguaí referente aos dias de reposição de aulas. 

PRIMEIRO, houve uma reunião convocada "sigilosamente" entre representantes de escolas da qual desconhecemos qual foi o processo de escolha de boa parte delas presentes. Não há registro na internet sobre esta reunião, sendo omitido até mesmo do canal oficial do sindicato no facebook.

SEGUNDO, como pode um grupo de "representantes" aprovar reposição, inclusive, determinando que a categoria vá trabalhar em pleno dia dos professores, indo contra nosso estatuto? Esse não seria assunto para uma assembleia da categoria? Por qual motivo o SEPE não convocou uma assembleia? Estranhamente essa reunião foi feita nas dependências da SMEC. E pela foto divulgada, comandada pessoalmente pela Nilce Ramos, secretária de educação. 

TERCEIRO, a prova magna que esta reunião foi apenas um protocolo decorativo orquestrado pela secretaria de educação é que a mesma foi feita na sexta (10/10) de tarde para implementação imediata para o início no dia seguinte. A categoria só soube agora que tomou-se essa decisão. Voltando a reunião de sexta: Ora bolas, então o grupo presente só teria uma opção em frente a titular da pasta: Aceitar ou Aceitar.

QUARTO, por qual motivo o SEPE e essa "comissão paritária" estava presente na reunião? Apenas para referendar as ordens já decididas na SMEC? Aliás, reunião esta que nem deveria ocorrer ali e dessa forma! O correto não seria convocação de assembleia para votar em terreno neutro essa proposta? Por qual motivo essa decisão importante não exigiu a participação de toda categoria?

QUINTO, qual era a autoridade daqueles presentes em votar a suspensão de um FERIADO DO DIA DOS PROFESSORES? Os "representantes" estiveram ali apenas para prejudicar a categoria?Fico me perguntando a quem de fato eles representavam (?) !

SEXTO,  a posição do SEPE indicada pela postagem da Prefeitura remete ao mesmo posicionamento deles no passado: De um mero sindicato silencioso, passional, e com uma "estranha" política de boa vizinhança com os poderosos em detrimento da própria categoria a quem deveriam representar. Capaz de participar de um golpe formalizado em uma reunião sigilosa cuja decisões não tem qualquer respaldo da categoria (?).

SÉTIMO, é decepcionante! Ao invés de ver a luta continuando pela melhor condição de trabalho (inclusive pela instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas escolas!), o SEPE está preocupado apenas com o dinheiro conquistado no PCS. O SEPE somos nós, a categoria, mas parece que a direção sindical entende que o "somos nós" é referente apenas a eles... se apropriam da voz da categoria e agem individualmente sem consultá-la! Os Blogs deixam claro o posicionamento!

Segue a postagem da Prefeitura de Itaguaí na íntegra:

Aprovado o calendário de reposição de aulas em Itaguaí


"A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, reuniu-se com profissionais da educação municipal nesta sexta-feira (10), para apresentar o calendário de reposição de aulas em função da greve e paralisação da categoria, ocorridas neste ano.
O encontro, dividido em duas reuniões (às 13h, para os professores; e às 15h, para o pessoal do apoio) aconteceu no auditório da SMEC e contou com a presença de representantes das 38 unidades escolares que participaram do movimento, além de membro da Comissão Paritária e diretores do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) Núcleo Itaguaí.
Em fevereiro deste ano os profissionais da Educação de Itaguaí promoveram greve por cinco dias. No mês de agosto, foram dois dias de paralisação. Sendo assim, após reunião com as parte envolvidas e votação ratificando o decidido pela Comissão Paritária, ficou estabelecido que as aulas serão repostas nos sábados dias 11/10, 15/10, 18/10, 8/11, 29/11, 06/12 e 13/12.
“O cumprimento do Calendário Escolar é uma exigência da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96), em seu artigo 24, onde determina uma carga horária mínima anual de oitocentas horas e duzentos dias letivos”, esclareceu a secretária de Educação e Cultura, Profª Nilce Ramos."

Nas reuniões, a Secretária ressaltou ainda as conquistas da categoria com aprovação do Plano de Cargos e Salários para todos os profissionais da Educação, conquistado no atual Governo e aproveitou a oportunidade para comunicar aos professores e funcionários do apoio (auxiliares administrativos, inspetores, cozinheiras, entre outros) que irá promover encontros bimestrais com as categorias, a exemplo do que vem fazendo, mensalmente, com os diretores das escolas.

Divulgação: Prefeitura de Itaguaí

Um comentário:

  1. A atuação do SEPE estava boa demais para ser verdade... Até me admirei quando ele resolveu lutar pela categoria. voltou a ser pelego.
    Eita Itaguaí...cidadezinha vendida! Infelizmente!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!