Educação Itaguaí: MULTIDÃO DE FUNCIONÁRIOS em passeata pelo centro e manifestação na Prefeitura e Câmara Municipal - NOVA PARALISAÇÃO para 12/08 e Assembleia - POSSÍVEL DECRETAÇÃO DE GREVE!

Categoria em dia de paralisação e atos no centro de Itaguaí, Prefeitura e Câmara Municipal

O Blog Cidadania do Porto vem acompanhando as principais movimentações referentes ao Plano de Cargos e Salários dos Profissionais da Educação e Cultura da Prefeitura de Itaguaí. Em relação a assembleia da Categoria que ocorreu hoje (05/08), diante de debates intensos, com os ânimos exaltados, por muito pouco não foi apresentado proposta de greve. Optou-se por nova convocação da Assembleia para próxima terça-feira (12/08) e nova paralisação de 24 horas em toda categoria para o mesmo dia.

Por muito pouco a categoria não delibera greve por tempo indeterminado

Ao longo desta terça, segundo informações recebidas pelo Blog, em mais de 80% das escolas e creches da rede municipal houve paralisação parcial ou total das unidades. A participação da categoria foi massiva e com presença de funcionários de todas as unidades escolares da rede que aderiram a paralisação. Com a experiência adquirida com a movimentação de fevereiro, muitos funcionários espontaneamente arregaçaram as mangas e agitaram o movimento em todos os cantos, nas escolas e creches.


Categoria caminha pelo centro de Itaguaí

 General Bocaiúva novamente lotada por uma multidão
 de funcionários da Prefeitura de Itaguaí

Este número refletiu-se na presença de uma multidão de funcionários públicos no evento. Após a Assembléia promovida pela categoria, todos caminharam pelas ruas do centro da cidade entrando a seguir triunfalmente pela Avenida General Bocaiúva. Os comerciantes, alunos das escolas estaduais e particulares, pais e a comunidade, saudaram a categoria e todos foram em direção a Prefeitura de Itaguaí onde um grupo da Guarda Municipal estava presente na portaria.


Ato em frente a prefeitura marcou dia de protestos da categoria

Em frente a Portaria da Prefeitura, a manifestação parou e houve ato de protesto pela aprovação de cargos e salários, falta de infraestrutura nas unidades, assédio moral, além de indignação por toda administração. Nenhum representante do prefeito, ou mesmo o próprio, apareceu para dar satisfação aos presentes. A seguir, a manifestação contornou pela Rua Amélia Louzada e foram até a Câmara Municipal.

Categoria aguardava horário da abertura da sala de sessões

Lotação máxima na Câmara Municipal marcou abertura do processo legislativo

A Câmara Municipal ficou lotada de manifestantes antes mesmo do início da abertura da sessão. Os vereadores da cidade contemplaram lá de frente a real gravidade da questão. E também perceberam que todos eles serão responsabilizados integralmente pela categoria caso o plano de cargos e salários não saia do jeito que interessa ao funcionalismo municipal. No início da sessão tentou-se acalmar os ânimos pelo cansaço, não dando certo, foram obrigados a abordar o assunto.


Presentes se revoltam, ficam de costas para os vereadores,
gritam GREVE e se retiram da sessão legislativa

O primeiro a se pronunciar foi o vereador Willian Cezar, que furou o bloqueio e abordou o assunto, a partir deste momento os vereadores começaram a discutir o Plano de Cargos e Salários com discursos contundentes de todos os lados, do governo e oposição. O momento importante da sessão foi durante a fala do vereador Carlos Kifer onde 200 presentes na sala se levantaram, ficaram de costas para os vereadores e gritaram em voz alta a palavra "GREVE". Em seguida, todos se retiraram da sessão em sinal claro de protesto.

Sessão terminou vazia, vereadores perdem, cada dia que passa, a credibilidade do funcionalismo

A sessão terminou vazia, sem público e com vereadores intrigados sobre o episódio e quem tem responsabilidade direta sobre o andamento do Plano de Cargos e Salários. Na semana que vem, terça-feira (12/08) está convocada nova assembleia da categoria, às 15 horas e novamente terá PARALISAÇÃO de 24 horas. A greve geral da categoria está cada vez mais próxima. O Blog continuará cobrindo os desdobramentos, atualizaremos a postagem assim que chegar novas informações.

LEIA TAMBÉM A POSTAGEM DO BLOG POLÍTICA DE ITAGUAÍ SOBRE OS ATOS DE HOJE (05/08)
Governo Mota tenta colocar a culpa sobre os vereadores pela não aprovação do Plano de Cargos e Salários e as pessoas estão caindo nessa articulação - Lembram que tem 3 candidatos a deputado e que são vereadores? Qualquer um deles, se for bem votado, prejudica a reeleição de Mota

Um comentário:

  1. Amigos, mais uma vez conseguimos nos unir e mostrar a nossa força. Muitos colegas que tinham medo resolveram tomar uma atitude. Infelizmente, pessoas que não merecem nem um bom dia receberão aumento também porque são funcionários, mas não apoiaram em nada a nossa luta. Pelo contrário só sabia intimidar a classe. #basta!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!