Educação Itaguaí: MANOBRA NA CÂMARA faz GREVE ser adiada - APROVADO apenas parecer de uma comissão do legislativo - ASSEMBLEIA para 18/08 - POSICIONAMENTOS DO BLOG sobre o ocorrido HOJE!

 Imagem do atual prefeito da cidade completamente escondida por trás dos adesivos
de protesto da categoria em painel da Câmara Municipal

Categoria chega a deliberar GREVE previamente se não 
houvesse avanço na votação do plano de cargos e salários.

Ocorreu hoje, (12/08) no Salão de festas Cochicho, a assembleia do SEPE-Itaguaí (Sindicato dos Profissionais da Educação). Após acalorado debate, foi deliberado pelas centenas de presentes a Greve para começar em 18/08, e nova assembleia no Salão de Festas Cochicho no mesmo dia (18) às 9 horas, se não houvessem avanços no andamento no Plano de Cargos e Salários. 

Manifestantes sobem a Rua Amélia Louzada - Em direção a Câmara Municipal

Câmara Municipal lotada, presentes querem aprovação do plano da categoria

Após o termino da assembleia, todos os presentes se encaminharam para a Câmara Municipal, para acompanhar o andamento do plano. Já na parte final da sessão legislativa, foi votado e aprovado, o relatório da Comissão de Constituição e Justiça aprovando o plano de Cargos e Salários da categoria (com as "devidas adequações"). Contudo, este é apenas o primeiro passo para que o plano tramite dentro daquela casa legislativa. Ainda faltam a comissão de Finanças e a de Educação, por exemplo.

Antes do início da sessão, todos cantam o hino nacional

Como a Câmara Municipal votou hoje um relatório dando andamento ao plano, entendeu-se que a decisão da categoria foi respeitada, suspendendo os efeitos da votação de GREVE a partir de segunda-feira (18/08), pois o plano está caminhando, mesmo que a passo lento. Entretanto, publicaremos alguns posicionamentos sobre o episódio ocorrido:

Posicionamentos

1) Entendemos que o que ocorreu hoje na Câmara Municipal foi apenas mais uma manobra para evitar a GREVE na educação. Usaram da própria deliberação ocorrida horas antes pela categoria para usá-la contra nós. Como a decisão foi GREVE caso o plano não caminha-se na Câmara, nos deram um belo cala-boca, votando o parecer do plano em um comissão apenas.

2) Ao nosso entender, a GREVE era para ter sido decretada sem "condicionantes". O que queremos é o Plano de Cargos e Salários, votado, sancionado e implementado, nada além disso!

3) O governo Mota monta um aparato jurídico para não implementar este plano em 2015, se o mesmo chegar a ser aprovado na Câmara Municipal. Se até 31/08, a Câmara não aprovar o plano, passará a ser responsabilidade do executivo municipal emendar o orçamento. 

4) PERGUNTA: Quem ainda confia que o prefeito Luciano Mota emendará o orçamento para inserir os valores do novo plano? Ao contrário! Provavelmente afirmará que a Câmara Municipal não aprovou a tempo e por isso não poderá incluir, alegando questões técnicas ou qualquer outra desculpa barata!

5) O Governo Mota possui hoje a máquina política para prejudicar a categoria e vem fazendo isso até agora. Mas a equipe dele ainda não mensurou o impacto negativo disso para 2016. Não adiantará em nada mandar publicar no site da prefeitura ou em jornais oficiosos que o prefeito deu alguma coisa. A cidade e o funcionalimso terá sempre em mente que o plano foi fruto de trabalho e suor dos que estão nessa jornada

6) Os vereadores provam a cada dia que a Câmara Municipal tornou-se apenas um segmento do executivo. Todo esse processo, em análises caminhando em "banho maria" servem apenas para aguardar novas orientações do executivo municipal. Ninguém produz nada inédito, tudo que fazem é aguardar as ordens do Palácio Barão de Tefé.

7) A imagem do início desta postagem, mostra o quanto o prefeito é "querido" pelo funcionalismo. Todos esperam o fim deste governo. Queira Deus que seja em 2016!

Apesar da Greve não ocorrer a partir do dia 18/08, a Assembleia da categoria está mantida para o mesmo dia no Salão de Festas Cochicho às 9 horas. O Blog Cidadania do Porto continuará cobrindo os desdobramentos desta movimentação pela implementação do Plano de Cargos e Salários.

Leia a postagem do Blog Política de Itaguaí sobre o ocorrido:
Leia o PLANO DE GOVERNO de Luciano Mota quando disputou o cargo de Prefeito de Itaguaí e entenda por que a cidade está revoltada - OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO TEM RAZÃO EM RECLAMAR

3 comentários:

  1. BOA TARDE A TODOS OS COMPANHEIROS

    SE FICARMOS SEMPRE AGUARDANDO A POSIÇAO DO PREFEITO E DOS VEREADORES QUANTO AO PLANO DE CARREIRA NAO IREMOS CONSEGUIR NADA.
    A CATEGORIA JÁ DEU VARIAS OPORTUNIDADES PARA QUE O GOVERNO SE PRONUNCIASSE E ATE O MOMENTO NADA RESOLVIDO.
    NÓS DEVEMOS MANTER A NOSSA POSIÇAO DE GREVE,POIS SE NÃO FORMOS FIRMES NESSE PENSAMENTO DE GREVE,ESSE ANO NÃO GANHAREMOS NADA,ESSA É A HORA ,É TUDO OU NADA,NÓS NÃO QUEREMOS NADA ALÉM QUE O MUNICIPIO PODE E DEVE OFERECER,MELHORES CONDIÇOES DE TRABALHO,SALARIO DIGNO E QUALIDADE DE VIDA PARA A POPULAÇAO QUE É TÃO SOFRIDA.
    DIGO Á TODOS...GREVE É GREVE E PONTO.

    ResponderExcluir
  2. A aceitação do nosso plano conseguimos na paralisação do dia 05/08 com a monstruosa massa de servidores q aderiram, deixando o governo extremamente preocupado, logo , durante aquela mesma semana a CET foi chamada e o nosso plano foi aceito na íntegra com os 36 itens ditos "inconstitucionais"pelo governo, que rejeitou até a imposição do plano da FGV q é a menina dos olhos do Secretário de Adm. Na paralisação do dia 12/08, repetiu-se a mesma quantidade de participantes e a decisão da assembléia foi eficaz em mostrar que se não aprovar será greve. Como foi aprovado pela comissão de justiça, agora faltam duas comissões que na próxima terça se resolve isso,
    . Se não, acredito eu q o SEPE convocará uma assembléia extraordinária para novos rumores.

    ResponderExcluir
  3. É impressionante, a Educação de Itaguaí com "muito" dinheiro, que até dá pra comprar carros particulares não sei pra quem.....as professoras e outros funcionários.. ainda tem que comprar MATERIAL DIDÁTICO para poderem trabalhar com um mínimo do mínimo de condições e tentarem "SALVAR" essa Educação POBRE DE INFRAESTRUTURA, POBRE DE VONTADE POLÍTICA, POBRE DE QUERER FAZER O CERTO! O FUTURO DEPENDE DA EDUCAÇÃO... ENTÃO OS GOVERNANTES NÃO ACREDITAM EM DIAS MELHORES? APENAS QUEREM TIRAR VANTAGENS?

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!