Opinião Itaguaí: Alerta de GOLPE - Plano a um passo do FIM - Entenda o que está ocorrendo! (Escrito por Danilo Aguiar)


O Governo Municipal deve está contando os dias para integrar os 695 novos trabalhadores que serão contratados por tempo determinado, na Educação e Cultura. Longe de questionar o mérito das contratações, o trabalho dos profissionais envolvidos ou mesmo a idoneidade do processo. O fato a que queremos nos prender nesta postagem é que após a integração desse contingente, o executivo concluirá o seu audacioso plano de reequilibrar a ordem até aqui vigente. Mantendo os profissionais de carreira novamente como uma imensa minoria.

Esse pode ser o principal motivo do governo vir protelando em doses homeopáticas qualquer iniciativa de avanço em relação ao Plano de Cargos e Salários. Na minha opinião, o Executivo municipal deve ter planos para enrolar a categoria da Educação e Cultura até meados de agosto. Neste fim de mês, o chefe do executivo novamente terá em mãos uma grande maioria de funcionários dependentes da mercê do mandatário de plantão. 

A esses que entrarão, o executivo terá a certeza de que jamais irão aderir a greves ou manifestações, aceitarão de cabeça baixa toda espécie de ordem. Para os funcionários de apoio, trabalharão 8 horas diárias sem reclamar, para os professores, 100% em sala de aula, com trabalho podendo ser estendido até para sábados (ou mesmo domingo, quem sabe), são os funcionários perfeitos para eles.

Aos leitores deste blog, não pensem que estou desconsiderando esses profissionais que não entrarão em breve, ao contrário, os que entram são tão profissionais quanto os que estão dentro e de carreira. O que estou relatando aqui, segundo minha humilde opinião, é esse jogo cruel que pode estar sendo maquinado pelo executivo municipal. O único objetivo pode ser de estrangular qualquer movimento legítimo de funcionários de carreira em busca de condições melhores de trabalho.

A contratação de funcionários sem concurso público, mesmo que travestido de processo seletivo, mesmo que com prova (fato inédito em Itaguaí), tem apenas como meta proposta e traçada pelos burocratas da General Bocaiúva, de prover algumas "peças de reposição" sem voz e de baixo custo. Para o governo, ter contratado é garantia de ter o controle dessa massa sob suas mãos  e com a certeza de que eles não darão "problemas", tornando-se, num outro contexto, e dependendo do caso, apenas futuras peças descartáveis e de fácil reposição.

Não importa o argumento, vamos aos fatos! A contratação dessa massa de funcionários contratados, no final de agosto, vai enterrar em definitivo o Plano de Cargos e Salários. O executivo, a partir de então, terá novamente o controle da situação. Estou temendo inclusive pelas conquistas já implementadas. Esse mandatário que atualmente está lá no "palácio" provou não ter palavra e seu grupo, os que estão ao seu redor, já provaram que possuem total desprezo pelo funcionalismo público municipal.

Cabe agora, em 05 de agosto de 2014, uma última cartada, onde todos os funcionários públicos de carreira, da Educação e Cultura, paralisar toda rede de ensino, conforme decidido em assembleia da categoria. Com nova reunião a céu aberto no centro da cidade, por volta das 15 horas, e defendo ainda que a manifestação não seja na Câmara Municipal, mas na frente da Prefeitura de Itaguaí, onde está nesse momento as pessoas que tem o real poder de mandar aprovar nosso Plano de Cargos e Salários. Essa é minha opinião para este momento delicado para a categoria.

Prof. Danilo Aguiar

4 comentários:

  1. Vamos a greve! Não desistir nunca. Nosso município, nossa luta continua para melhorar a qualidade da educação pública. Sabemos também que nossos professores continuarão sendo cobrados e terão que trabalhar para mostrar mais resultado. Acho mais do que justo porque eles terão um salário compatível...ainda que não seja o que muitos mereçam. GREVE É UM DIREITO!

    Lula lá, brilha uma estrela
    Lula lá, cresce a esperança
    Lula lá, o Brasil criança
    Na alegria de se abraçar...

    Os políticos se unem para convencer o povo que é o melhor candidato e ninguém reclama...quem mais fez greve no Brasil foi eleito presidente e nem terminou os estudos... E nós? Por que não vencemos nossa luta por um salário digno que não chega nem perto do salário de um político?

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que só a educação teve reajuste em maio, e as outras secretarias não!
    O problema da educação e de vcs se acharem o último biscoito do pacote, sem as outras secretarias inclusive a da saúde, esse movimento fica fragilizado. Enfim, pensem bem e se juntem ou tentem chamar as outras secretarias para participarem.

    ResponderExcluir
  3. Galera, a partir do dia 05 de agosto o plano não sair vamos começar a destruir esse governo, esses secretários etc.
    A nossa maior cartada serão nas urnas, vamos começar a cortar os elos dessa corrente pútrefa, não votaremos em candidatos que tenham a ver com essa corja.
    A melhor cartada será anular o voto.
    Pessoal anulem seus votos nas urnas isso será o troco no que estão fazendo com todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber porque a seleção do concurso para contrato temporário da educação, pediu o contra-cheque de quem já trabalhou , dizem que é para dar preferência a esse profissionais mesmo os demitidos por conduta indevida,.o concurso em vez de ser meritocrático, vai privilegiar pessoas sem nenhuma postura, pois tem gente que tem 149 pessoas na frente dela (para 50 vagas) e está certa de que vai entrar, já está até desfilando na antiga escola certa da vaga. Gostaria que o Blog investigasse essas denúncias.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!