Itaguaí possui dois (2) prédios hospitalares abandonados - Não seria a hora da PREFEITURA desapropria-los?

Vista lateral do Hospital São Francisco Xavier
Prédio não aparenta ser mais adequado às necessidades do município

Talvez, os novos moradores da cidade, principalmente os que se instalaram na cidade nos últimos 10 anos, não tem ciência mas município de Itaguaí já contou com três hospitais abertos e operando com boa capacidade (dependendo da época). Além do Hospital São Francisco Xavier, mantido até hoje pelo poder público municipal, falo também da Maternidade Nossa Senhora da Guia (Chamado de Monte Sinais nos últimos meses em que esteve aberto) e o Hospital do SASE.

Hospital do Sase - Terreno e prédio abandonado

Hoje, os prédios da Maternidade Nossa Senhora da Guia no centro e o Hospital do SASE, no bairro homônimo estão aparentemente abandonados e atualmente não servem mais a população da cidade, tornando-se verdadeiros elefantes brancos. Toda essa clientela que utilizava os serviços dessas duas instituições de saúde passaram a procurar outras opções de atendimento como a sobrecarga do Hospital remanescente como também buscar outras cidades como no Rio de Janeiro, Vassouras ou até mesmo Seropédica.

Prédio da Maternidade Nossa Senhora da Guia

Quanto ao Hospital São Francisco Xavier, não podemos deixar de falar da precariedade da estrutura atual do prédio, quem vê a estrutura internamente entende que o hospital hoje não passa de um conjunto de "puxadinhos" onde não se entende a lógica nem a conveniência de manter um espaço completamente sem integração ou organização. O atual prefeito prometeu construir um novo hospital, pois bem, existem dois prédios prontos para passar por uma boa reforma.

Essa não seria a hora da prefeitura desapropriar os dois (2) prédios, planejar e executar uma reforma ou reconstrução das duas estruturas hospitalares equipando-os com o que há de melhor? Tudo ali dentro poderia ser pensado para melhor atender a cidade. O Hospital São Francisco Xavier está eternamente passando por reformas, pequenos remendos e tudo mais. A Prefeitura deveria partir para um novo hospital municipal e uma maternidade, essa é uma sugestão do Blog Cidadania do Porto.

4 comentários:

  1. Gente também tem o hospital infantil que fica em frente ao HMSFX, o mesmo também foi desativado a anos eu quando criança já fui atendido lá e já tive primos internados lá, se o mesmo também fosse reativado seria um ótimo presente pras crianças e para o atendimento das nossas crianças.

    ResponderExcluir
  2. Vocês acham q/ os ILÚSTRES "RESPONSÁVEIS" por esse tão sofrido município não sabem da existência desses prédios? O q/ parece é o q/ já sabemos, não querem fazer nada em benefício do povo. O q/ estão fazendo é dilapidar as poucas economia de Itaguaí. conseguida com muito trabalho dos humildes moradores. Como o povo vive no munda da realidade, o sacrifício e o sofrimento fazem parte de suas vida, enquanto os NOBRES, trocam de carros constantemente, viajam, depositam em paraísos fiscais. Uma coisa é certa! Os sofridos moradores, assim como o ILUSTRES, mantêm uma relação estreita com o Município de Itaguaí. ( UM CONSTRÓI E OUTRO DESTRÓI ).

    ResponderExcluir
  3. O prédio do antigo hospital do SASE não pertence á prefeitura. É um prédio particular. Na época a prefeitura alugou o prédio para funcionar um hospital e depois por alguns meses a mesma alugou para o funcionamento do colégio Teotônio Vilella quando ele entrou em obra.

    ResponderExcluir
  4. Eu não passo alí à noite nem me pagando. Prédio sinistro!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!