Educação Itaguaí: ASSEMBLEIA DO SEPE para 17/07 às 13 horas no SALÃO DE FESTAS COCHICHO - Entenda o que está ocorrendo - Pauta: GREVE!


Segue aos leitores a comunicação publicada no site do Sepe Itaguaí:

Na última assembleia do SEPE- Itaguaí, em 16 de junho de 2013, os profissionais de Educação do Município de Itaguaí, decidiram pela manutenção do estado de greve e ato silencioso na sessão da Câmara Municipal de Itaguaí, que dia 24/06. E nova assembleia dia 17/07, às 13 Horas no Salão de Festas Cochicho , com indicativo de greve e passeata após a assembleia.

Entenda um pouco do que está acontecendo:

Em 2013, a Comissão Especial de trabalho - CET, instituída pelo prefeito para elaborar a atualização do Plano de Carreira dos Profissionais de Educação do Município, encerrou seus trabalhos entregando a prefeitura o estudo contendo o novo Plano de Carreira da Educação. A prefeitura de Itaguaí alegou que a tabela era inviável para o município e não aprovou o plano.

Por conta da não aprovação do Plano e da série de mudanças instituídas pela, até então secretária de Educação, Célia Tavares (PSDB) e as condições precárias de condições de ensino da Educação de Itaguaí, a categoria dos profissionais de Educação do município deflagaram greve na rede municipal. A partir daí iniciaram as negociações que culminaram com a suspensão da greve, com pontos acordados em ata, entre governo, comando de greve e SEPE e calendário a ser cumprido cuja data em relação a aprovação do Plano de Carreira (construído pela CET, na íntegra, somente alterando os valores da tabela de vencimento dos servidores) até 31/05. 

Alguns avanços foram conseguidos no momento de greve como: 

1) Mudança de nomenclatura de merendeiras para cozinheiras; 

2) Redução de carga horária para os profissionais administrativos (auxiliares de serviço escolar, cozinheiras, inspetores de alunos, auxiliares de creche e berçário, agentes administrativos escolares e digitadores) da educação em 25% de seu tempo de trabalho; 

3) Criação da Comissão paritária (Governo e SEPE) para implementação no município da Lei 11.738/08, que institui 1/3 de planejamento (atividades complementares), para os professores (as) com regência de turma;

4) Vale alimentação para os profissionais de educação;

5) Reconvocação da Comissão Especial de Trabalho - CET, para reelaborar as tabelas do Pleno de carreira;

6) Mudança da Secretária de Educação do município;

7) Acompanhamento e cobrança dos processos de compra de material escolar e didático-pedagógico, reformas emergenciais e climatização nas escolas, entre outros ganhos.

Sabemos que ainda há um longo caminho nas mudanças estruturais que a nossa Educação necessita, mas caminhamos passo a passo e continuamos ruma a transformação social que almejamos. Unidos somos mais, pois o SEPE somos nós, nossa força e nossa voz!

Divulgação: Sepe Itaguaí

2 comentários:

  1. A diminuição da carga horária tem que sair em diário oficial.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se poderá mudar a Corga horaria,caso demore a aprovação do plano de cargos?pois tenho escutado vários comentários.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!