PLANO DE CARGOS DA EDUCAÇÃO FGV, pra quê? Assembleia como foi? Futuro, o que há de bom para todos? (Pelo grupo BOCA NO TROMBONE - FACEBOOK)


Respostas... Ou mais duvidas futuras??? Veja um resumo...

Prefeito aceitou a rejeição do CET (Comissão Especial de Trabalho e do Sepe) ao plano da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nesse plano os contemplados seriam apenas por "méritos", ou seja, aquele que o diretor da escola avaliasse como bom, teria o direito a algum beneficio, deixando de fora os demais. Além da redução salarial para aqueles que tiveram sua jornada semanal reduzida de 40 para 30 horas. Com essa rejeição aceita (com ressalvas, já que o sindicato deixou uma brecha no plano aprovado, para coisas positivas do plano da FGV ainda a serem analisados pela comissão), o prefeito comprometeu-se a encaminhar para a Câmara dia 30/05 o plano elaborado pela CET e pelo Sepe, após aprovação em assembleia, fato que ocorreu ontem dia 29/05/2014. Agora depende de votação pelos vereadores.

A partir de hoje dia 30, o reajuste de 6,28%, referente as perdas em relação a inflação será pago aos servidores, porém o dissídio foi alterado para janeiro, quando o plano de fato entrará em vigor.

Leia um resumo da assembleia de 29 de maio de 2014

Foi uma assembleia acalorada, onde inicialmente muitos rejeitaram as propostas do governo, já que os valores apresentados em janeiro de 2014, só serão executados um ano após, em janeiro de 2015, desvalorizando assim toda a tabela do plano, afinal haverá o aumento tradicional do salário mínimo e os reajustes da inflação em todo o país em janeiro de 2015. Essa duvida pairou no ar, e tiveram os contra e os a favor de uma nova negociação. Ao fim houve quase um consenso de que era melhor aprovar essa tabela, do que se correr o risco de não haver nenhum beneficio ao fim e ainda ter perdas de coisas já conquistadas.

Um ponto merece destaque. Para ser candidato a diretor, o servidor deve ter o magistério e pelo menos dois anos de experiência com regência (ter trabalhado ao menos por 2 anos em sala de aula). Uma lei será criada em especifico para esse assunto em breve.

OPINIÃO:

O governo venceu essa queda de braço, é claro que os Servidores conseguiram conquistas nessas negociações, mas o governo venceu com o auxílio do tempo. Em um ano um aumento médio de 15 ou 20% é muito desvalorizado, descaracterizando assim a proposta inicial da tabela de valores do plano de cargos. Ainda faz-se necessário debater sobre toda a infraestrutura das escolas e creches do município, algo que fora dito pelos representantes que os levarão para a continuidade dos diálogos. Os materiais pedagógicos, uniformes escolares dos alunos e de consumo, não foram lembrados nessa assembleia, e todos fazem parte também das reivindicações. O que vimos foi um consenso sobre um plano (com controvérsias) , porém não foi obtido o mesmo sucesso para o bem comum a toda uma escola ou creche, onde se abrange em especial os alunos.

Sinceramente, espero uma nova rodada de negociações e manutenção do estado de greve, que hoje pra mim foi a maior vitória dos servidores da educação.


Publicado no Grupo BOCA NO TROMBONE - FACEBOOK

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!