Opinião - LUCIANO MOTA: Qual será a sua próxima "JOGADA" para prejudicar o funcionalismo municipal? (Escrito por Danilo Aguiar)


Depois de alguns dias sem postar notícias sobre o funcionalismo público municipal, senti o desejo de expor algumas considerações sobre o posicionamento da prefeitura em relação a seu funcionalismo. Deixo claro que meu posicionamento não é partidário, mas pessoal, com o coração de um servidor público que sonha por melhores condições de trabalho e de salário. Isso tudo, citei, pois somente assim, poderemos servir melhor a população da cidade de Itaguaí.

Até agora não entendi por quais motivos o atual governo municipal tem tanta repulsa e até mesmo ódio do funcionalismo municipal. Todas as iniciativas até agora tomadas, entre portarias e resoluções, na prática, apenas teve um único objetivo: Prejudicar as condições de trabalho dos servidores públicos, sobretudo concursados e contratados. Os amigos da educação, graças a um movimento de greve, conseguiram reverter a maior parte dos atos prejudiciais a categoria especificamente.

O Blog, assim como outros veículos na internet e em redes sociais, está recebendo diariamente inúmeras reclamações de servidores municipais, dando conta da falta de condição de trabalho. A única coisa que o governo municipal está fazendo é distribuir material publicitário e publicar decretos, que na prática, não servem para nada (!). Não adianta anunciar reformas, construções ou adequações, para o funcionalismo, o que importa é ter material de trabalho, e isso está faltando ao servidor público.

Fico entristecido quando ouço histórias de que o governo municipal está negando sistematicamente as solicitações de adequação por formação. Não importa qual seja o motivo alegado, pois até 2013 esses pedidos estavam sendo aceitos, mas a forma da qual o governo atual encara seu funcionalismo. É visível o ódio que os gestores da prefeitura encara a gente. Nós só não somos demitidos por força constitucional, e sabemos que não faltou disposição da atual gestão em tentar nos banir (Falo dos novos concursados).

Hoje sabemos que, o que for possível fazer para prejudicar os funcionários efetivos, a prefeitura fará imediatamente. Por exemplo: Cortar o direito de progressão dos funcionários alegando que estão em estágio probatório (pelo que sei, o atual plano de carreira da educação não faz menção a essa regra) quando tal adicional era concedido normalmente até então. Ou mesmo, não pagar as férias no mês certo, acabam por tornar-se práticas intimidatórias que visam atrapalhar ao máximo a vida do servidor público municipal.

Quanto ao plano de cargos e salários, estou em dúvida sobre o que fará a FGV: VIABILIZAR o Plano de Cargos e Salários ou MONTAR UM RELATÓRIO para justificar que não haverá plano nenhum?

Quanto ao Plano de Cargos e Salários, já é público e notório que a Prefeitura de Itaguaí perdeu muita arrecadação nos últimos meses. A contratação da FGV, como noticiada pela prefeitura, ainda não foi devidamente explicada. Para qual motivo contratar uma fundação se os técnicos da prefeitura deveriam saber de prontidão quais são as capacidades técnicas do caixa? Sinto que o papel da FGV poderá ser a produção de um relatório que sirva de um grande cala-boca ao funcionalismo.

Termo de contratação assinado pela Prefeitura e a FGV

Acredito que na incapacidade do prefeito em abrir o jogo, vai preferir dizer que a prefeitura não tem condições para nada conceder de reajuste justificando que a FGV produziu um relatório mostrando que não há condições. Acredito ainda que estamos todos sendo enganados (!). E continuarei acreditando nisso até o dia que eu ver o plano, do jeito que está lá, sendo votado e sancionado. E olha que nessa postagem não estamos falando do reajuste anual!

Amigos, quando a Prefeitura de Itaguaí publica matéria anunciando grandes obras, para mim não toca em nada o coração, pois o prefeito quando foi eleito tem a obrigação de fazer isso. Aliás, em relação a isso, o governo atual está deixando muito a desejar. Esperávamos muito mais que essa mesquinharia de governo. O governo Luciano Mota é POBRE: Pobre de espírito, pobre de comando, pobre de capacidade de gestão, é tão pobre que só tem dinheiro lá, nada além disso.

Ao prefeito deixarei uma pergunta, encare isso como alerta, pois a prefeitura não se reduz aos cargos comissionados, a Prefeitura de Itaguaí é formada por servidores públicos. O Senhor prefeito e sua equipe irão embora um dia, nós ficaremos servindo a cidade, que é nosso verdadeiro patrão. Como descrente de que haverá um novo plano de cargos e salários, tampouco de aumento anual em 2014, vou fazer a seguinte pergunta ao Ilustríssimo prefeito:


LUCIANO MOTA: 
Qual será a sua próxima "JOGADA" para prejudicar o funcionalismo municipal?


Prof. Danilo Aguiar

7 comentários:

  1. Por favor alguém pode confirmar se foi comunicado em todas as escolas que o funcionário que tiver 3 atrasos terá 1 dia descontado. estou buscando informações junto a advogados também. preconceito e discriminação é crime, mais se for ordem da SME irei pessoalmente conversar na prefeitura caso aconteça comigo. Trabalhamos todos os sábados letivos, não podemos faltar nas festas, nas reuniões, não podemos faltar no desfile cívico, ficamos depois do horário resolvendo problemas burocráticos. funcionário não pode celular para se comunicar com a família, não pode ter imprevistos e chegar atrasado (tanta gente folga ou falta e não acontece NADA! ) Acho que não sirvo mais para este município, não sou capaz de entender o que fazem com a gente. Não quero tirar o lugar de ninguém, mais por favor quero trabalhar em paz.

    ResponderExcluir
  2. O prefeito, os secretários e diretores de departamentos em breve muito em breve irão embora para as suas cidades que com certeza Itaguaí não faz parte delas pois "eles" não gostam de nossa ITAGUAÍ!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha !!!!! Os estrangeiros voltando de sua expedições ITAGUAÌ/RJ......

    ResponderExcluir
  4. $$$ falta muita coisa ainda:

    Eleição para diretor (tem que ter no mínimo 4 candidatos. A SMEC tem que colocar pessoas neutras para concorrer, pelo menos 1 que não seja da escola para não ter panelaço. A SMEC tem que ter 1 equipe que possua alguém do SEPE e da SMEC para acompanhar a eleição. no dia da eleição o atual diretor e o adjunto não poderão acompanhar a votação na escola onde ele direciona, os diretores farão rodízio em outras escolas no dia da votação ou tiram o dia de folga.

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria! Estamos sofrendo com esse governo.....

    ResponderExcluir
  6. A pessoa não ser da cidade não é motivo justo para fazer o que fazem com essas pessoas.são seres humanos donas de casas mãe que largão suas casas seus filhos para ganhar seu sustento.os riquinhos que estão ai só passando tempo não passão por isso só quem realmente precisa.se quiser mover uma ação conjunta vamos nos unir para garantir nosso sustento nos fazem passar por humilhações trabalhos bem forçados diminuição de dinheiro ganhamos menos etc... poem a resposta aqui e vamos juntar mais pessoas.no aguardo.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus , quando isso tudo terá fim ? Sr. Prefeito resolva a situação dos servidores públicos, da nossa cidade que está se destruindo a cada dia. O sr. está querendo fazer da nossa cidade uma maquete e os funcionários seus bonequinhos. Fala sério se não tem condições de governar uma cidade , se renda e volta pro areal que ficará muito mais bonito. Fica a dica

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!