Estudantes NORMALISTAS do Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos COLOCAM PREFEITURA DE ITAGUAÍ NA PAREDE e conseguem o retorno do estágio na rede de ensino!

Reivindicação dos estudantes em frente a Prefeitura

Hoje pela manhã, cerca de 100 estudantes do Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos, todos os presentes do curso de formação para o magistério, estiveram presentes em frente a Prefeitura de Itaguaí. Em manifestação que incluiu até mesmo o fechamento parcial da Avenida General Bocaiuva, os estudantes reivindicavam o retorno do estágio nas unidades de ensino da rede municipal. Os alunos ouvidos pelo blog relataram que ouviram da direção da escola que houve ordem expressa (do prefeito) para o fim desse expediente na rede de ensino, obrigando-os a buscarem estágio nas redes de ensino dos municípios vizinhos. 

Futuros professores tem direito a cumprir seu estágio na rede pública municipal! 
(imagem da internet)

Após os acontecimentos da manifestação, o secretário de Gabinete, Felipe Antunes recebeu representantes do grupo de estudantes para uma reunião que durou aproximadamente 30 minutos, segue aos leitores o posicionamento da prefeitura em seu site oficial: "... foi 'esclarecido para os alunos o real motivo pela não assinatura do documento de liberação para os estágios. Este processo já está tramitando na Prefeitura. O que realmente aconteceu foi que a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro nos enviou a documentação com erros de digitação e nós solicitamos a correção e o reenvio. A Prefeitura não tem autonomia para alterar o documento, por isso resolveremos até esta quarta-feira, dia 30 de abril, quando receberemos o novo documento' ".

Posicionamento do Blog

É no mínimo estranho o que ocorreu durante este episódio. A prefeitura sempre autorizou o(a)s "normalistas" estagiarem na rede municipal de ensino. De repente, houve uma negativa generalizada dos estudantes para adentrarem na rede municipal para cumprirem seus tempos de estágio. A alegação oficial dada pela prefeitura, em seu site, de que os pedidos foram todos negados por causa de erros de digitação por parte da secretaria estadual de educação é no mínimo peculiar.

Estudantes dá lição de democracia e coloca prefeitura na parede

Não quero acreditar que tal ordem partiu da prefeitura ou da secretaria de educação propositalmente (talvez para evitar que tais alunos possam testemunhar certas dificuldades enfrentadas pelos funcionários no dia-a-dia do trabalho escolar, como a falta de material de trabalho, por exemplo). Mas na prática, a prefeitura continua com a mesma, só assume compromissos quando é colocada na parede, seja numa passeata ou mesmo numa manifestação bem na portaria do "palácio". 

Acredito ser muito estranho o procedimento adotado, necessitando de aprovação do prefeito um simples pedido de estágio, isso deveria ser revisto! 

Porém, cabe lembrar que a Secretaria municipal de Educação deveria, ao ver do blog, prestigiar mais as(os) nossos(as) futuros(as) colegas, abrindo-lhes, de verdade, as portas das unidades escolares. Esse problema da documentação poderia ter sido contornado lá no início, não precisava haver manifestação.  Infelizmente, faltou a prefeitura, mais uma vez, um pouco de humanidade, para resolver os problemas, precisaram ser colocados na parede, de novo! O Blog Cidadania do Porto está felicitando a todos os(as) nossos(as) futuras(os) colegas no magistério, nos dando uma lição de cidadania.

3 comentários:

  1. Onde faremos os estágios? aqui em Itaguaí a única Escola Estadual que atende de 1ª a 4ª série é o C.E.Prof, Eliana de Almeida Santos,a escola fica longe e a maioria dos colegas estagiários e futuros formandos são de Sta Cruz,Sepetiba etc...

    ResponderExcluir
  2. ´Quero que no dia de votar a populaçao reflita e diga nao ao governo Mota,já que tudo parte da equipe que ele formou para prejudicar o povo da cidade que o elegeu.Ainda bem que a referida equipe vai.......

    ResponderExcluir
  3. Se fosse no tempo da ditadura esses parangolezinhos franzidos que vocês usam iriam fazer a alegria da repressão! Juízo, meninas!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!