Educação Itaguaí: (GOLPE no PCS?) Veja o que a Prefeitura publicou sobre a FGV e os procedimentos que serão adotados! - Ainda...Mota assinou decretos distribuindo R$ 5 mil para escolas e renomeando merendeiras para cozinheiras - Posicionamento do Blog


Seguem abaixo as postagens da Prefeitura de Itaguaí e o respectivo posicionamento do Blog:

Fundação Getúlio Vargas é contratada para 
analisar o Plano de Cargos e Salários

O processo de implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos do município de Itaguaí será analisado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O prefeito, Luciano Mota, assinou, hoje, o documento que prevê a contratação da FGV para executar a prestação de serviços técnicos especializados para estudo do Plano, que engloba todos os servidores da Prefeitura, incluindo os que estão lotados na Secretaria de Educação e Cultura.

Após a instituição finalizar o estudo, o mesmo deverá ser apresentado aos membros da Secretaria Municipal de Administração. De posse da análise conclusiva, a Prefeitura dará prosseguimento, junto com a comissão de servidores, à implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos.

A Fundação Getúlio Vargas é uma das mais conceituadas instituições de ensino e treinamento do País, reconhecida por diversos trabalhos de excelência na gestão pública. Com apoio da FGV, a prefeitura quer, além de equiparar e reajustar os salários dos servidores, garantir que haja uma progressão efetiva na carreira destes profissionais.


Posicionamento do BLOG

Se vocês notarem bem o corpo do texto apresentado pela secretaria de comunicação, a FGV ainda não foi contratada, o documento somente prevê que ela será contratada. Outra coisa que me preocupa é que na postagem publicada hoje, ainda partem do princípio que a comissão só retomará os trabalhos e implantará o plano após a finalização dos estudos. A minha pergunta é, fomos enganados? Leiam o texto acima com cuidado! O que entendi é que novamente o prefeito, ou sua assessoria de comunicação reeditaram um posicionamento que não foi aprovado pela categoria, ponto chave da greve de fevereiro. A comissão de greve, o SEPE e a Comissão Paritária devem ver isso com cuidado. Não foi nada disso que foi acordado na reunião lá na prefeitura! Se a prefeitura assinar rápido com a FGV, entregarão sua análise antes de maio? Pensem! 


Prefeito atende a mais dois itens da pauta 
de reivindicações do SEPE

Em respeito as reivindicações apresentadas pela Comissão Grevista e pelo SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), o prefeito, Luciano Mota, assinou dois decretos com o objetivo de cumprir o que foi acordado nas últimas reuniões realizadas com a Prefeitura de Itaguaí.

O primeiro decreto é relativo à alteração da nomenclatura de cargo público. A partir de 11 de março os servidores com a denominação "merendeira", passam a ser classificados como "cozinheira", mantendo-se todas as atribuições e os vencimentos inerentes ao antigo cargo.

O segundo decreto irá auxiliar as diretoras das unidades escolares na resolução imediata de pequenos reparos que tiverem que ser realizados nos colégios. Está autorizada a concessão de adiantamentos de até 5 mil reais, por escola, para atendimento às necessidades apresentadas pelas mesmas, enquadradas na descrição contida na Lei Municipal 1.166 de 04/07/1986.

As solicitações de adiantamento deverão ser encaminhadas à Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), que por sua vez encaminhará ao Gabinete do Prefeito para liberação. A utilização dos valores recebidos deverá obedecer o que é determinado pela lei, inclusive no que se refere à prestação de contas, que será de responsabilidade de cada diretora que solicitar o adiantamento.


Posicionamento do BLOG

Em relação a alteração da denominação de merendeiras para cozinheiras, essa foi uma conquista direta da categoria, porém quanto ao valor liberado pelo prefeito para a escolas, o blog entende que este ato, mostrado na postagem como uma simplificação do processo, no final, pode transformar-se numa arma burocrática poderosa. O caminho em que a solicitação deverá trilhar é maior agora, ao invés da própria SMEC fazer levantamentos periódicos das necessidades e ir resolvendo os problemas, agora o diretor deverá fazer os relatórios, depois de passar pela SMEC, chegará ao prefeito, que autorizará (ou não) ao sabor do humor do chefe do executivo. A preocupação maior é que esse dinheiro também somente possa ser liberado, segundo critérios políticos, podendo se transformar numa arma de pressão.

7 comentários:

  1. chame-nos do cargo de D1 já que há dobras e os temporários estão sendo demitidos !!! Justiça por favor

    ResponderExcluir
  2. hahahahahah! A FGV não estava analisando o PCS desde dezembro passado!? >.< Aff... Eu sempre soube que essa história da FGV era MENTIRA, e essa informação só me confirmou o que eu temia...

    Agora, de fato, o comando de greve DEVE se posicionar quanto a isso. A prefeitura faltou com a verdade antes e agora também depois da greve. Bem que eu vi que maio era muito tempo... #presságio

    ResponderExcluir
  3. 5 mil reais!!!!! Sem contar que o dinheiro deve ser gasto conorme os ítens que a lei ampara. Minha escola está caindo aos pedaços, falta de manutenção em todo esse tempo(2 anos) e você acha que 5 mil vai ajudar em que? Sinceramente, dirigir um colégio durante esse governo tem sido prova de fogo, não sei poruqe essa gente não larga os cargos ( direção escolar), bela porcaria!!!, ser expor tanto para cumprir ordens dessa Secretária Célia Carrasca. No meu Colégio C.M.S.T.V os banheiros estão interditados, portas quebradas, bebedouros quebrados, ventiladores pedurados tiveram que ser retirados, entre outros transtornos. E tem pais de alunos que não se envolvem na luta e ainda estão alienados achando que tudo é culpa da diretora.
    Eu estive na reunião do SEPE na dia 13/03 assim como todas as outras e sei que a luta é grande, mas juntos somos fortes!
    Meu Deus, até onde esse governo incopetente vai nos levar?
    Sou professora, amo meu trabalho, concursada a 15 anos pela PMI.

    ResponderExcluir
  4. E agora sepe, vai continuar dado crédito a este prefeito pinóquio, cuidado professor Wiliam para não se queimar, as notícias do (Reino de Avilã) correm em boca miúda

    ResponderExcluir
  5. como MERENDEIRA sinceramente me sinto ridicularizada,pois se mudaram nossa categoria subentende se que enfim seremos valorizadas por tanto trabalho duro.mas ao invés disso oque vemos é uma troca de nomes.SE NÃO FOR PARA GANHAR UM SALÁRIO compatível com o de cozinheira.não precisa mudar prefiro continuar como merendeira mesmo.sem contar que nossa situação piorou muito pois temos um cardápio muito trabalhoso diga se de passagem,trabalhamos sem hora de descanso nenhuma e com muita cobrança.

    ResponderExcluir
  6. eu como merendeira concordo com a colega acima pois ,mudar de merendeira para cozinheira para que? que beneficio nos vamos ter fazendo isso , chega o trabalho dobrou com os lanchinhos do mas educação, ridículo a carga horaria de 6 horas foi muito bom , mas nada é de graça estamos trabalhando ao extremo sem ter tempo nem de se alimentar direito pq se não o trabalho atrasa e como disse a colega muita cobrança.

    ResponderExcluir
  7. BOA NOITE
    DIVULGUEM ESSE VIDEO QUE SE ENCONTRA NO YOU TUBE PARA TODOS OS CONCURSADOS E MORADORES DE ITAGUAÍ E TENHA A SUA PRÓPRIA CONCLUSAO.
    Entrevista de Luciano Mota para rádio Globo
    vozdeitaguai vozdeitaguai·6 vídeos
    Inscrever-se 11
    825 visualizações
    Gostei

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!