Greve na Educação em Itaguaí: CONFIRA os números da ADESÃO NAS ESCOLAS - Reclamação: Direções estariam coagindo grevistas - Recado e reflexão do blog ao PREFEITO!


O Blog Cidadania do Porto recebeu no final dessa tarde um relatório sobre a greve na rede municipal de educação em Itaguaí. Ao todo, cerca de 40 escolas e creches entraram em greve, seja parcial ou total. Contabilizamos presença grevista em 92% das rede de escolas. Com esses números em mãos, já conseguimos contabilizar que boa parte dos funcionários efetivos aderiram ao movimento nessa segunda-feira (10/02). Muitas escolas pararam hoje, e nas outras escolas afetadas, houve meio expediente

Contudo, multiplicaram-se relatos de direções de escolas e creches que usaram de métodos pouco ortodoxos para fazer os funcionários das unidades abandonarem a greve. Os relatos foram diversos, desde coação individual, coação coletiva e até mesmo comunicado para a comunidade afirmando não haver greve nenhuma. Cada uma das direções de escolas que foram relatadas procuraram, aparentemente, abafar de qualquer jeito a greve em suas unidades. 

Agora, resta saber se a postura desses diretores foi uma ação isolada, com objetivo de afirmação de comando pessoal sobre as unidades escolares, ou se foi uma ação orquestrada partindo de cima, seja do comando pessoal da própria secretaria de educação ou mesmo a mando do próprio prefeito. Seja como for, o fato é que práticas a muito tempo condenadas, aflorou novamente num momento crítico e também muito delicado que é um momento de greve.

Na história do serviço público no município de Itaguaí, relatos de direções escolares perseguindo, coagindo, assediando profissionalmente, atormentando os servidores das unidades escolares sempre foram comuns. Mas nas últimas horas, no bojo do que foi relatado, nunca essas coisas foram feitas de maneira tão aberta e tão exposta. Episódios como esse expõe como a máquina pública municipal hoje reduziu-se a apenas uma estrutura de poder, seja pessoal ou institucional.

Em relação a perseguições ou retaliações, não acredito que isso ocorra(!). Nem durante, nem depois desse movimento de greve. O governo de Luciano Mota sabe que se houver qualquer tentativa de retaliação ao movimento grevista, o resultado não pode ser medido em escalas normais. A possivel revolta de milhares de servidores pode tornar o mandato do atual "senhor" gestor da cidade, inviável politicamente e administrativamente.

Por último, deixo um recado ao Prefeito Luciano Mota: É decepcionante ver como o Senhor mudou de opinião de 01/01/2013 para cá(!). Se no discurso de posse, o Senhor falava em valorização do seu funcionalismo, hoje o Senhor tornou-se um ativista pelo prejuízo profissional das categorias que formam o serviço público municipal. Se antes o Senhor tinha algum respeito por nós, hoje o Senhor possui "ódio"? O que hoje passa pelo seu coração? Estás disposto a tentar uma solução ou apenas prefere nos ignorar?

Este blog, desde quinta-feira (06/02), está emprestando seus serviços ao COMANDO DA GREVE. Estamos deixando as páginas e perfis nas redes sociais a disposição do grupo que forma a comissão grevista. Se for necessário repassar as denuncias das escolas durante a greve, usaremos os canais possíveis de comunicação. Estamos fazendo nosso papel de cidadão, montar uma comunicação de greve. Alcançando o maior número possível de funcionários.

3 comentários:

  1. Na escolas amauris ferreira as profesora ficarão com medo de nao consegui dobra e furarão a greve.

    ResponderExcluir
  2. SÓ PARA DEIXAR BEM CLARO: NÃO GENERALIZEM HÁ ESCOLAS EM QUE OS PROFESSORES ESTÃO SENO APOIADOS E QUE DESISTEM POR UM MEDO PESSOAL.EMBORA DECEPCIONADA COM ESSA CLASSE DE PROFESSORES,PROCURO RESPEITAR SÓ QUERO O MESMO RESPEITO POIS ESTOU INDO LUTAR POR MIM E POR ELES!!!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!