Educação Itaguaí: TUDO FOI BOATO, decisões somente na próxima semana!


O Blog Cidadania do Porto está reescrevendo a postagem com o Título "PREFEITURA retira proposta para EXTINÇÃO DE ESCOLAS (Por enquanto)". O motivo é que esta notícia, com verificação durante este dia (24/01), não foi confirmada, inclusive sendo negado veementemente pelos veículos de comunicações oficiais e por gestores da educação em qualquer iniciativa neste sentido. Contudo, o Blog sente a necessidade de expor quais motivos levaram este veículo a publicar esta informação.

Inicialmente, o Blog, assim como todos os usuários do Facebook nas redes sociais, tratamos a informação inicialmente distribuída, relativo as escolas,  como mero boato sem motivo para postagem. Mesmo que diferentes usuários nas "comunidades do Facebook" na noite de terça-feira (21/01) estavam repercutindo a respeito, simplesmente ignoramos as notícias distribuídas. Porém ao longo do dia seguinte, o boato ganhou corpo, com diferentes segmentos políticos e sociais repercutindo a informação, o blog continuou a não publicar a postagem, mesmo com o assunto literalmente na "boca do povo".

Ao longo da tarde dessa quinta-feira (23/01), tanto o Blog Cidadania do Porto quanto vários membros do Conselho Municipal de Educação e algumas autoridades se viram envolvidos numa rede de boataria montada e orquestrada nas redes sociais. Durante a reunião do conselho, esse assunto foi fartamente comentado. Como essa "notícia" naquela altura já ganhava fórum de informação oficial consolidada, o Blog não teve assim outra alternativa a não ser relatar a informação em seu veículo naquela noite. 

Somente no dia seguinte (24/01), o blog tendo acesso a informação oficial e segura, reescrevendo através dessa postagem os fatos ocorridos. Por isso, estamos publicando uma norma que será seguida daqui para frente nos blogs Cidadania do Porto e também no Blog Política de Itaguaí: Qualquer informação somente será publicada mediante informação oficial ou comprobação prática, nada além dissoEm relação aos assuntos já especificados no Blog sobre as mudanças na educação, as decisões serão tomadas na próxima semana e os blogs obtiveram hoje o compromisso recebe-las por fonte oficial e de publicá-las devidamente.

Por isso, solicitamos aos leitores que NÃO ACREDITEM no que é publicado nas comunidades do Facebook sem antes haver tal comprobação. O poder de um boato é destrutivo e somente contribui para a confusão. Estes boatos, orquestrado por pessoas que somente tem compromisso com o caos, prejudicando o processo em curso. Por fim, deixamos claros que o objetivo dos blogs é informar, conscientizar e promover o debate. Objetivos completamente opostos aos que espalham boatos, confundindo e destruindo o debate, deixamos também claro nosso repúdio.

2 comentários:

  1. É gente, infelizmente acreditar em boatos ñ é típico só do povo de Itaguaí mas do povo brasileiro, principalmente no que é divulgado na televisão. Tenho até vergonha de dizer isso mas nós somos manipuláveis. A mídia divulga as coisas totalmente distorcidas e nós acreditamos. Mas esquecem que toda história tem dois e, as vezes, mais lados e, na maioria das vezes, a história com o lado inventado é que é divulgado.
    O blog está de parabéns pelas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes sou censurado por duvidar de certas informações que são publicadas na rede. Tenho por hábito buscar informações mais detalhadas e saber de sua veracidade. Acho altamente importante a postura do Blog Cidadania do Porto em informar que certas informações não foram verídicas. Isso demonstra a lisura e a imparcialidade com que o Blog trata suas postagens. Errar todos erramos ou somos induzidos a errar, mas é preciso ter iniciativa de apontar os próprios erros. Parabéns aos administradores do Blog Cidadania do Porto por ter esse comportamento ético para com os seus leitores.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!