Coluna CIDADANIA DO PORTO 04 - Jornal I+ 19/10 (ERRATAS sobre os SÁBADOS LETIVOS e OBRAS PARADAS)


Após a publicação dessa coluna do Blog Cidadania do Porto no Jornal I+, notei que tivemos dois (2) erros de digitação, a primeira referente aos sábados letivos: Onde foi digitado que nesse ano (2013) o tema foi um dos mais comentados, por descuido acabei digitando "2014". No segundo erro, na parte referente as obras paradas na prefeitura, escrevi que esse ano era de 2011 ao invés de 2013. Abaixo, estamos postando a coluna com os destaques em azul e negrito. Desde já pedimos desculpas pelos eventuais transtornos.
Blog Cidadania do Porto


O Blog Cidadania do Porto publica informações sobre Educação, Funcionalismo, Oferta de empregos, Movimentos Culturais e atividades do Magistério em Itaguaí e região. Contribuindo por uma cidade melhor!
18/10/2013
Prof. Danilo Aguiar



Educação: Os sábados Letivos na rede de ensino em 2014 – Um dos temas mais comentados durante o ano de 2013 foi a inclusão de quase 20 sábados letivos no cronograma das escolas e creches do município de Itaguaí. Não vou discutir a legalidade nem discutir os argumentos usados por ambos os lados. Porém, como ficará em 2014? Será que ano que vem serão novamente descartados como dia letivo os Conselhos de Classe, reuniões pedagógicas e pontos facultativos? A atitude dos gestores da Secretaria de Educação foi simplesmente espalhar circulares dizendo ser legal tal procedimento, isso não resolve o problema, só serve para gerar mais revolta dos servidores! Para o próximo ano, a Secretaria de Educação deve buscar outras formas de diminuir esse transtorno para o funcionalismo.

O Enigma do Plano de Cargos e Salários - A uns dias atrás, publiquei no Blog Cidadania do Porto uma postagem conclamando a algum membro das comissões, que estão fazendo o Plano de Cargos e Salários do funcionalismo municipal, a tornar público pelo menos o rascunho do que será apresentado, com promessa de anonimato. Até agora, do novo plano, nem o rascunho apareceu! O silencio é enigmático. Confesso que fico intrigado quando um membro da comissão aparece pra dizer que o novo plano é melhor, muito bom, fenomenal e todo tipo de adjetivos superlativos, mas quando perguntando cade o rascunho, o mesmo membro desconversa. Ora bolas, o que será que tem nesse novo plano para ser guardado a sete chaves? Será que esse plano será guardado dentro de uma “caixa preta” até a sansão do prefeito?

Apagão da TV analógica em Itaguaí - Se o atual cronograma de implantação da TV Digital for mantido, a Prefeitura de Itaguaí será obrigada a desligar seus transmissores de TV até 2016. Desde 2012, a prefeitura tem pronto, guardado em alguma gaveta, bem guardada um projeto inteiro pronto para implantação da TV Digital em nossa cidade. Quando o novo governo municipal assumiu a administração nesse ano, afirmou que o projeto não era bom e que faria outro. Um rápido detalhe: O projeto considerado ruim pela prefeitura foi montado pelos engenheiros da REDE GLOBO, REDETV! e SBT com aval do Ministério das Comunicações. Pergunta: Quem se habilitaria em montar um projeto melhor? E qual o motivo da Prefeitura descartar um projeto montado, pronto para licitação de compra e instalação dos equipamentos para recomeçar do "zero"? É senhores, 2016 é logo ali! 

Obras Paradas - O ano de 2013 está terminando e algumas obras iniciadas pelo governo anterior estão paradas, como escolas e creches. A novidade agora está por conta de obras anunciadas pelo atual governo, em especial, os postos de saúde. A uns meses foram colocadas em diferentes bairros placas anunciando a implantaçao das unidades, mas até agora, nem as obras antigas nem as obras novas estão em andamento. E agora como fica essa história? Sabemos muito bem que obra parada é gasto maior pois o material envolvido no canteiro de obras se deteriora exigindo novos gastos para recoloca-la em curso. Quanto maior o tempo parada, mais gasto público para terminar. E agora? Vamos deixar s argumentos burocráticos de lado e vamos aos finalmente: O que esta sendo feito em relação a isso? 

Curiosidade Geográfica - O município de Itaguaí possui bairros perdidos! Esses bairros nunca foram atendidos por qualquer órgão do governo municipal, não tem escolas, nem postos de saúde, nem qualquer benfeitoria do município de Itaguaí, seus moradores precisam cruzar a divisa municipal pra obter serviços básicos e votar nos municípios vizinhos. Estou falando de partes do Bairro de Cacaria (Piraí), Cabral (Seropédica e Paracambi) e Ilha de Itacuruçá (Mangaratiba). Apesar dessas partes estarem contidos dentro do perímetro urbano desses bairros, pertencem a Itaguaí e nunca tiveram qualquer presença do governo municipal ali. Cabe uma nova visão política sore isso! 

O Valor da Comunicação - Recentemente a Prefeitura de Itaguaí ganhou uma secretaria de Comunicação estruturada com orçamento delimitado em R$ 1.800.000,00 e com objetivos que vão desde a divulgação dos atos do poder executivo até a conservação dos arquivos e memórias da cidade. Se o objetivo principal dessa nova secretaria for a conservação dos arquivos e memórias da cidade, acredito que o orçamento da nova secretaria é até baixo para os objetivos propostos. Espero que essa secretaria tenha como objetivo principal levantar, recuperar e disponibilizar o os arquivos e memórias importantes da cidade.

Concurso Itaguaí 2011 - Aos concursados que foram convocados pela Prefeitura de Itaguaí em dezembro de 2012, todos que ainda não tomaram posse devem se informar na Secretaria de Administração e na Defensoria Pública. Muitos estão conseguindo tomar posse. No entanto, a Prefeitura de Itaguaí não institucionalizou o processo. Aparentemente, ela está calada, não emite nenhuma normativa para organizar as posses, e isso gera uma situação desconfortável onde cada um corre atrás do seu e quem não corre acaba não sabendo do que esta ocorrendo. O Blog e esta coluna novamente recomenda aos concursados que se informem na Secretaria de Administração e Defensoria Pública para busca de seus direitos. 

Mais informações pelo endereço http://www.cidadaniadoporto.com.br

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!