Funcionalismo Itaguaí: Prefeito volta atrás e oferece REAJUSTE MENOR - Câmara Municipal aprova, mesmo sob protestos!

Manifestação do SEPE agitou sessão da Câmara

O Blog Cidadania do Porto em parceria com a Revista I+ cobriram a Sessão da Câmara Municipal que votou o índice de reajuste do Funcionalismo. O plenário da casa legislativa estava lotada. Na abertura dos trabalhos, os presentes descobriram que o Prefeito solicitou a devolução da mensagem que concedia 20% de reajuste salarial a todo funcionalismo e apresentou em seguida outra mensagem de igual teor com o índice de 14% , o que representava 6% a menos de aumento.

Presentes exigiram que prefeito cumpra a palavra e não volte atrás

Todos os presentes revoltaram-se com o episódio, o que gerou protesto de todos os presentes em prol dos 20% oferecidos pelo prefeito anteriormente. Os presentes revoltaram-se com o recuo do Prefeito. Para a Educação, apesar de mantido os 6% adicionais, chegando a 20% no total, a tensão foi enorme. Essa sessão da câmara foi totalmente ocupada, principalmente por funcionários públicos do município. Muitos não puderam entrar, devido a lotação em cima no plenário, gerando confusão na entrada do legislativo. A polícia foi chamada para manter a ordem. 

PM e Guarda Municipal na descida do plenário

O SEPE (Sindicato dos Profissionais da Educação) confirmou, logo após a sessão, ainda em plenário, a realização da Assembléia para próxima Quinta-feira (29/08) a fim de posicionar-se sobre o que ocorreu hoje. Ainda durante a sessão, o vereador Jailson apresentou uma emenda para que o reajuste contemple também os servidores contratados, prontamente rejeitada pela base governista, com o argumento que a lei como está contempla também. 

Presentes revoltaram-se com o que estava ocorrendo em Plenário

Mesmo com o protesto e revolta dos presentes, passou pela câmara na íntegra a aprovação das mensagens de reajuste tal como foi apresentada: 14% de reajuste ao funcionalismo + 6% para os funcionários da Educação (totalizando 20%). Ficou no ar como será estendido aos funcionários contratados o reajuste. Também ficou no ar qual foi o motivo para a mudança do valor do reajuste salarial em cima da hora, estamos acompanhando ainda os desdobramentos.

Leia também o que ocorreu, minuto a minuto, os desdobramentos na câmara municipal pela página da Revista I+ no facebook pelo endereço:  https://www.facebook.com/revistaimaisinformacao?fref=ts
Curta e leia!

33 comentários:

  1. Haha agora o Sepe vai fazer questão de 6%, mas até semana passada diziam a quem só receberia 20% : "gente é só R$ 50,00"

    ResponderExcluir
  2. O Sepe é uma piada....

    ResponderExcluir
  3. Base governista que só pensa neles.

    ResponderExcluir
  4. Toda luta existe ganhos e perdas. O SEPE-Itaguaí não concedeu reajuste pra ninguém somente tentou negociar os valores. Não sei pq as pessoas culpam o SEPE-Itaguaí por uma obrigação que é do prefeito e dos vereadores. Tenho diversas divergência em relação ao SEPE-Itaguaí, porém acredito que somente fortalecendo o mesmo e discutindo internamente mudaremos qualquer situação.

    Na minha avaliação as principais reivindicações ficaria essa ordem.

    1- 20 alunos por turma
    2- 1/3 de planejamento para todos os professores
    3- auxílio alimentação para todos funcionários da educação
    4- FUNDEB (14 salário) para todos funcionários da educação
    5- Toda escola construída deverá ter a participação do SEPE para opinar e sugerir mudanças no projeto. Como pode escolas serem construídas não levando em consideração laboratórios, auditórios, sala para associação de alunos...

    Obs: Nossa luta não é somente por reajuste salarial, ou seja, temos brigar muito ainda.

    ResponderExcluir
  5. O problema é que o SEPE quer beneficiar sempre só o PROFESSOR!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se o aumento de 6%, contempla TODOS os funcionários da educação ou apenas os professores?

    ResponderExcluir
  7. ainda bem que nao fui nesta reuniao,pois ja sabia que isso iria ocorrer.antes de começar a sessao os vereadores se unem e sempre votam no que é mais conveniente a eles,prefeito e vereadores sao todos uma croja so.

    ResponderExcluir
  8. Cada um fala o que quer mas vi o SEPE lutar muito por esse aumento e não sou de lá. Pelo que estou ouvindo isso vai desaguar numa Greve Geral porque a Procuradora e o Secretário de Administração disseram que o aumento de 20 era viável.

    ResponderExcluir
  9. bom dia a todos os funcionarios que votaram e ajudaram a eleger o exmo sr LUCIANO MOTA prefeito de itaguai,hoje todos devem ir ao centro de itaguai para comemorar mais uma vitoria de vcs,o aumento concedido pelo seu prefeito,fazer um carnaval em agradecimento como fizeram na vitoria dele para prefeito,e espero sinceramente que vcs funcionarios ,o povo em geral que votaram nele,ano que vem vote no candidato que ele indicar para governador ,senador,deputado federal e deputado estadual,porque assim como em itaguai eles faram um grande bem a cidade e deixo aqui como funcionario um enorme agradecimento a todos os que votaram nele e nos vereadores que o ajudaram na votçao de ontem na camra ,muito mais muito obrigado mesmo vcs devem estar satisfeiticimos de sua escolha .um bom dia atodos

    ResponderExcluir
  10. parabens prefeito tem um monte de gente que acredita no senhor , e ainda acreditam no plano de cargos e salarios, viva ao funcionalismo viva a hipocrisia viva o prefeito que aumentou o dele para 20 poucous mil, gente tinhamos 30% de aumento ele disse que achava pouco queria o minimo de 2 salarios para o funcionalismo rsrs so que so atingiu o seu propio salario agora diminua 14% - 8% anual que foi o reajusre medio dado por todas as prefeituras que nos não ganhamos esse ano, nos ficamos com ...... nada.

    ResponderExcluir
  11. Isso já virou uma palhaçada! quero saber do plano de cargo e salario que ja foi pra caveta! , e agora fica fazendo charme para dar aumento para os funcionarios publicos , esse prefeito é uma piada

    ResponderExcluir
  12. Vergonha!!!!!!! FORA MAFIOSOS, NÃO TEM DIFERENÇAS ENTRE LUCIANO E CHARLINHO, É A MESMA COISA.

    ResponderExcluir
  13. amigo, lembre-se que um sindicato e formado pelos trabalhadores. se o nosso sindicato (SEPE) é uma piada: vc é representado por ele e sendo assim uma piada tb! pense nisso!!

    Acha que não esta bom, não fique sentado, passe a ajudar!

    Anderson

    ResponderExcluir
  14. Anderson, o Sepe é sim uma piada, e sim vou ajudar, nas eleições para diretoria votarei com prazer para tirar cada um dos que lá estão hoje.
    Sepe é uma piada²

    ResponderExcluir
  15. Parabéns ao SEPE, caso eles não houvesse mobilização por parte deles não teríamos nada. Cadê a comissão do plano de cargos e salários????? Não fizeram simplesmente NADA!!!!

    ResponderExcluir
  16. não consigo ver diferença entre a saúde e a educação, porque a educação vai ter 20% e a saúde 14%.Isso não é justo mas o que é justo nessa cidade inteligente.Fica minha indgnação.

    ResponderExcluir
  17. Funcionário de Itaguaí28 de agosto de 2013 às 12:33

    Se a emenda era redundante, porquê votaram contra? Isso vai dar m**, e o plano de carreiras só o ano que vem, isso da boca do próprio vereador da direita...
    Um aumento de 20% no final do ano, corresponde a menos de 10% extrapolado para o ano todo.
    E os vereadores continuam com a mesma premissa: "tenham paciência com o governo"... ATÉ QUANDO????

    ResponderExcluir
  18. O SEPE de Itaguaí só representa uma minoria "que todos sabemos quem são", que fazem de tudo pra que nada mude e sempre diz que tudo está perfeito!!! Talvez no Rio e em outros municípios e estados, o SEPE aja como um SINDICATO DE VERDADE!!! E pode ter certeza que a grande maioria de nós estamos insatisfeitos com isso, e buscaremos essa mudança de agora adiante!!!

    ResponderExcluir
  19. Greve é inevitável. O Estado e o Município do Rio estão unidos. Vamos nos unir. Não podem deixar de pagar os dias q estivermos em greve porque nós vamos repor aulas porque os alunos precisam completar 200 dias letivos. A nossa classe é a única q não deixa de receber por causa da greve.trabalhamos para repor! Quem trabalha sábado sem ganhar, não se importar com mais nada. Covardia. Injusto. União meu povo! Basta de tanta demora. inaceitável o nosso salário. Nossa greve poderá durar 3 meses. Ué, esse é o tempo que os políticos usam para pedir votos, não é??? Nós não estamos pedindo... estamos exigindo nossos direitos que estão negando!!! ###blusa preta no desfile. use por cima da blusa da escola e depois tiraremos fotos de costas com cartazes e divulgar na internet etc... marcaremos o local em off...CAMPANHA SALARIAL JÁ!### VOTE EM NÓS PARA EDUCAR !

    ResponderExcluir
  20. ridiculo isso. mas uma vez somos massacrados. nosso prefeito e um covarde. mas aguarde. 4 anos passa rapido. daremos nossa resposta nas urnas

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião, depois do SEPE publicar em seu perfil que havíamos conseguido uma vitória, que o prefeito havia anunciado o aumento de 26% para a educação e 20% para as demais secretarias, se não fizer nada neste momento, vai ficar totalmente desmoralizado , sem força e o governo dificilmente vai cumprir com nenhuma reivindicação para com funcionalismo. O aumento é importantíssimo , porém não se pode perder o foco dos outros itens como plano de cargos e salários, que ainda precisa ser apresentado , aprovado e publicado para só então ir para o orçamento de 2014, que é feito agora em 2013, se passar do prazo vamos ouvir novamente a historia de "orçamento" o ano de 2014 todo.

    ResponderExcluir
  22. Com tudo isso fica uma indagação: Por que há esta distinção salarial em relação ao contratado, já que trabalha tanto quanto o efetivo? Possuímos e vivemos em um sistema democrático que prega como máxima a "igualdade", contudo, não e isso que percebemos. Pois quando necessário, o voto em períodos eleitorais, servem sem distinção! Não é verdade?

    ResponderExcluir
  23. Concordo tb nao tem diferenca charlinho e luciano tudo a mesma coisa enrolacao!

    ResponderExcluir
  24. Estou indignada!!! pela primeira vez estou muito arrependida de ter votado neste prefeito, desse jeito vai ficar muito difícil um segundo mandato. Hoje falei com o SEPE e o que me informaram é que serão 14% para todo o funcionalismo público e 6% para os docentes, isso quer dizer que o resto dos funcionários da educação não receberá, sem falar que receberemos um retroativo somente até agosto. Eu fico imaginando se ano que vem será esta mesma palhaçada!!! se só conseguiremos um novo aumento para o final do ano!!!! FORAMOTA#

    ResponderExcluir
  25. Bem feito... Vocês que votaram em todos eles... Ninguém está ali porque quer, todos foram ELEITOS PELO POVO. Bem feito!

    ResponderExcluir
  26. fora esses vereadores que ja estao ai em todas as eleicoes,que o prefeito nao tem palavra todos ja sabem.espero que o povo tenha vergonha na cara e nao votem nele de novo daqui a quatro anos.fooooooooooora luciano mota.

    ResponderExcluir
  27. Sou funcionário. Eu e todos os meus familiares queremos ver a cara desses políticos que se esconde dentro de um gabinete para votar contra os trabalhadores , pode ter certeza faltam 3 anos isso passa rapidinho.

    ResponderExcluir
  28. vcs. só comentam contra mas quem está afavor do s funcionários e do povo vcs não falam . GENILDO é o cara que brigou por vocês um abraço funcionário estamos juntos

    ResponderExcluir
  29. Na questão do REAJUSTE SALARIAL DO FUNCIONALISMO, tem gente criticando os vereadores que votaram contra a proposta de um reajuste maior e tem gente criticando os vereadores num geral achando que eles são culpados. Não quero e nem preciso defender os vereadores mas acho que estão esquecendo de quem é a RESPONSABILIDADE pela mudança no índice do reajuste: O PREFEITO LUCIANO MOTA. Os vereadores só votaram e nem todos concordaram com o Mota (vocês viram isso?) FALAR MAL DOS VEREADORES E ESQUECER DO CULPADO REAL, É UM ERRO. Por que não criticam o prefeito? Será que ainda estão na esperança das promessas de que Itaguaí vai vencer? (Nós do blog também acreditávamos nisso mas depois de 9 meses vimos que vai ser pior do que o governo anterior). Não criticam pois muitos dos prejudicados votaram nele? A CIDADE ESCOLHEU ISSO MAS EU TENHO ORGULHO EM DIZER QUE NÃO VOTEI NISSO!!!!
    #TODOPOVOTEMOGOVERNOQUEMERECE

    ResponderExcluir
  30. OS VEREADORES VOTARAM A FAVOR DOS 14% E DOS 6%. ELES VOTARAM A FAVOR DESSA PORCENTAGEM OU VOTAVAM CONTRA O AUMENTO, O CULPADO E O PREFEITO QUE MANDOU PARA CAMARA SO ISSO; TINHA ENVIADO 20% E ACHOU MUITO, O VEREADOR NAO E ORDENADOR DE DESPESA E SIM O PREFEITO. (O CULPADO E O LUCIANO MOTA).

    ResponderExcluir
  31. gostaria muito que todas as sessões fossem lotadas como essa para o povo saber quem é quem.
    no legislativo

    ResponderExcluir
  32. Eu particularmente entendo que o aumento foi um calaboca,pois o que realmente deveriamos ganhar é o nosso plano de cargo e sálario,isso sim seria o correto,esse aumento é tão pouco,vai metade pra itaprev,enfim nada satisfatório,uma pena aqui ser uma cidade perdida no mapa da injustiça!!

    ResponderExcluir
  33. GENTE, CADÊ O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS!!??
    VAMOS COBRAR PARA NÃO CAIR NO ESQUECIMENTO.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!