Atenção: Entenda o Reajuste do Funcionalismo para não cair em boatos!

Ontem, dia 10 de agosto de 2013, a Prefeitura de Itaguaí encaminhou à Câmara Municipal, os índices de reajuste salarial do funcionalismo público municipal. AQUI ESTÃO INFORMAÇÕES DOCUMENTADAS E NÃO BOATOS:

- TODOS OS CONCURSADOS receberão 20% de reajuste salarial;

- TODOS DA EDUCAÇÃO receberão 6% de reajuste salarial; (Contratados e concursados)

- Nesse sentido, os da educação concursados, receberão 26% de reajuste salarial (PARABÉNS AO PREFEITO QUE INDICA HONRAR SUA PROMESSA DE CAMPANHA DE OFERECER O MELHOR SALÁRIO DO ESTADO PARA OS PROFESSORES).

- PROBLEMA 1 - Existem muitos contratados ainda na educação. Os contratados da EDUCAÇÃO, receberão somente 6% de reajuste. Isso é uma vergonha pois existe uma diferença salarial muito grande entre concursados e contratados, e começa a criar um clima ruim dentro da rede.

- PROBLEMA 2 - NENHUM CONTRATADO da Prefeitura, tirando os da educação, receberá reajuste salarial. 

- OS ÍNDICES SÃO ESSES E NINGUÉM VAI DEIXAR DE TER SEU SALÁRIO REAJUSTADO PELA VOTAÇÃO NÃO TER OCORRIDO AINDA. O que os vereadores entendem (os que não são obrigados a votar como o prefeito manda) é que os CONTRATADOS precisam de algum reajuste salarial visto que a maioria dos contratados são moradores de Itaguaí e esse reajuste ajuda de certa forma o comércio local.

- O QUE ESTÁ EM QUESTÃO, É UM REAJUSTE PARA TODOS!!!! Como concursado, estou satisfeito com o cumprimento do acordo dos 20% mas não posso pensar só em mim. Meus amigos contratados precisam de reajuste salarial e nesse sentido, EU APÓIO OS VEREADORES DISCUTIREM E LUTAREM PARA CONSEGUIR UM REAJUSTE SALARIAL AOS CONTRATADOS. Quem já vai receber o reajuste, NÃO PERDERÁ NADA. 

- A VOTAÇÃO DEVE ACONTECER NA PRÓXIMA TERÇA 27 DE AGOSTO E TODOS DEVEM COMPARECER PARA ACOMPANHAR A VOTAÇÃO E A SESSÃO. PODE SER QUE OS VEREADORES DO GOVERNO VOTEM CONTRA OS INTERESSES DOS FUNCIONÁRIOS QUE ESTÃO SENDO LESADOS SEM REAJUSTE. SÓ O POVO ESTANDO LÁ E PRESSIONANDO, É QUE O FUNCIONALISMO PODE SAIR GANHANDO!!!!

- A FOLHA SALARIAL JÁ ESTAVA FECHADA DESDE QUINTA DA SEMANA PASSADA. NÃO TEM COMO ESSE DINHEIRO SAIR NO PRÓXIMO PAGAMENTO POIS PRECISAM SER ENVIADOS OS VALORES NO FECHAMENTO (DIA 15) PARA O TCE E NÃO PODE SER ALTERADA DEPOIS DE ENVIADO. UMA FOLHA SUPLEMENTAR SÓ PODE SER FEITA DEPOIS DO PAGAMENTO. (A NÃO SER QUE O PAGAMENTO SEJA FEITO COM ATRASO PARA ESSE REAJUSTE SER NO PRÓXIMO PAGAMENTO).

- LEMBRANDO QUE TUDO DEPENDE DO ORÇAMENTO DE ITAGUAÍ. Existe um limite de gastos com a folha salarial que deverá ser respeitado. SÓ QUE, OS NÚMEROS PRECISAM SER APRESENTADOS AO POVO!!!!

- Os blogs estão acompanhando esse debate!!! Não somos oposição e nem situação! Não recebemos dinheiro com política mas recebemos dinheiro como funcionários concursados da rede municipal. Sendo assim, estamos do lado da nossa classe: O FUNCIONALISMO MUNICIPAL!!!!

- Expliquem aos seus colegas de trabalho o que está realmente acontecendo! NÃO DEIXEM BOATOS DE GOVERNISTAS OU DE OPOSICIONISTAS SE ESPALHAR.

- O INTERESSE TEM QUE SER DO POVO (mesmo que o governo não entenda muito o que é de interesse do povo).




40 comentários:

  1. muito esclarecedora a matéria. penso exatamente igual, nossos colegas contratados também merecem um aumento, afinal estão trabalhando lado a lado conosco todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. eu contratada acho um abissurdo so os efetivo ganhar reajuste ja que muitos sao de fora e nao votam aqui em itaguai.ja os contratadosque sao de itaguai e votarao para colocar o prefeito e os vereadores ai nao estamos sendo reconhecidos nao ganhamos vale tranporte e vale alimentaçao isso e um abissurdo ,com o porto maravilha emprantado em itaguai.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se vamos receber valores retroativos, ja que nossa data base é maio?

    ResponderExcluir
  4. o prefeito ja se pronunciou a respeito das outras reivindicações feitas pelos profissionais da educação, como carga horaria, planejamento e sabados letivos.

    ResponderExcluir
  5. POR FAVOR!!!!! Vamos reconhecer que a educação pública de Itaguaí melhorou muito, tem muitos investimentos e pessoas orgulhosas de trabalharem neste município!!!!! É necessário que pessoas que escrevam errado façam reciclagem... isso será muito importante para os próximos concursos... é um absurdo que pessoas q moram no município não aproveitem as oportunidades e, às vezes, não reconhecem as melhorias... "implantado = colocado" ... O Porto foi construído!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo esclarecimento!!!

    ResponderExcluir
  7. Esses vereadores só queriam nossos votos e o prefeito também, votamos nele e agora nós contratados que já ganhamos pouco não servimos pra ele pois esse reajuste só beneficiará os efetivos.

    ResponderExcluir
  8. parabéns ao blog pela matéria e a câmara por lutar pelos nossos direitos apesar do grupinho do governo não olhar para a gente como kifer, vicente, abelard, marcio pinto,robertinho, miriam e marquinho.

    ResponderExcluir
  9. Matéria bem esclarecedora,mas gostaria de saber se este reajuste de 26% para os concursados da educação serão para TODOS OS CARGOS da educação e se os que irão tomar posse amanhã (22/08)também receberão este percentual.Obrigada por manter-nos informados.

    ResponderExcluir
  10. Então contratos vamos em massa à sessão no dia 27/08 às 18h para pressionar para que esse aumento saia para todos; e vamos torcer para que os vereadores não fiquem discutindo quem é governo e quem é oposição (os que não são obrigados a votar como o prefeito manda) com oratórias repetitivas e inúteis. Espero que deêm prioridade in loco a essa situação de reajuste salarial, pois estamos desde maio aguardando;
    Não estamos afim de ficar assistindo sessão de contagem de historinha; Se ganhássemos 10000 como eles, talvez.

    ResponderExcluir
  11. (Resposta ao comentario de Anônimo de 21 de Agosto de 2013 11:59)

    Sinceramente não entendi o seu comentário quando você escreve ser um "absurdo o reajuste dos concursados de fora já que eles não votam aqui"

    Primeiramente, uma coisa não tem nada haver com a outra, ou seja, a questão de votar ou não na cidade não tem nada haver com reajuste salarial, ate por que o concurso publico esta disponivel para todos. E informo a você, que funcionario que moram em outros municipios não e algo que acontece so em Itaguai, Ate a prefeitura do Rio de Janeiro tem funcionarios residentes em outras localidade como morador de Niteroi, São joão de Meriti, Duque de Caxias e varias outros lugares. Assim tambem como esses municipios descritos a cima tem funcionarios que residem em municipios da proximidade.

    Deixo claro tambem, que apesar desses funcionarios, mesmo não sendo moradores residentes de Itaguai, gastam parte do seu salario no comercio local de Itaguai, como mercado, comercio popular, Almoço, passagem de onibus, combustivel, entre outras coisas, ja que estão em Itaguai, ou seja tambem faz a economia local girar.

    Quando você descreve "ja os contratados que sao de itaguai e votarao para colocar o prefeito e os vereadores ai nao estamos sendo reconhecidos"

    Digo que quando um candidato se elege, ele estara exercendo um mandato publico e TEM QUE LEGISLAR PARA TODOS, ou seja para concursado, contratado, para aqueles que votaram nele e tambem para aqueles que não votaram nele, não contratados e não concursados. ou seja, ele estara no cargo para satisfazer aquilo que e de interesse publico de toda uma população.

    Portanto "Anonimo" e que você tem que lutar, e por igualdade salarial, e não ficar escrevendo mensagens incentivando separações por "grupinhos" por que todos estão no mesmo barco, e contas a pagar todos tem no fim do mês, independente de ser contrato ou não.

    E que temos que brigar e por melhores condições de trabalho, por que o poder publico Escracha com o trabalhador, seja concursado ou contratado, e isso não podemos aceitar.

    Sendo assim quando você vier escrever em espaços como esse, não fique levantando a bandeira de concursado que mora em outro lugar e portanto não vota na cidade, por que o foco não e esse, ate por que existem muitos Contratados, que moram na cidade que votam em branco, anulam seu voto, ou simplesmente faltam a eleição. E ai como fica a situação dessas pessoas, elas não merecem uma melhor condição de trabalho... Portanto o seu comentario não tem nada haver com a reportagem em questão

    Pedro Henrique

    ResponderExcluir
  12. Na gestão anterior a educação teve aumento e a saúde não. De novo a educação sai na frente e ganhará mais. O que temos que fazer para a saúde também ser valorizada ???

    ResponderExcluir
  13. Gente,e o plano d cargos e salários??? Tá acabando o prazo dos 120 dias!!!

    Obs. Infelizmente tem gente q acha q pq votou e elegeu um cadidato deve ter contrato e aumento. É hora de se valorizar e estudar para concurso e parar de depender disso gente!! Cargo público deve ser preenchido atraves de concurso sim, e nao é so quem mora na cidade q deve trabalhar nela, mas os moradores devem aprender a correr atras tb e parar de depender de politicagem!!

    ResponderExcluir
  14. ***********EM RELAÇÃO A ALGUNS COMENTÁRIOS ANTERIORES**********

    NÃO PODE HAVER DISTINÇÃO DE SALÁRIOS PARA QUEM FAZ A MESMA FUNÇÃO POIS (EFETIVO/CONTRATADO) TEM O MESMO VALOR PERANTE A SOCIEDADE... BASTA DE OUVIR QUE "SE VC FOSSE EFETIVO!!!!!" AS PESSOAS MAGOAM AS OUTRAS COM INTENSÃO... SÃO DESUMANAS... E, ÀS VEZES, QUEM TRABALHA MESMO É O CONTRATADO!!!! NÓS SEMPRE VESTIMOS A CAMISA E NÃO FICAMOS RECLAMANDO PELOS CORREDOSRES... HOJE SOMOS CONTRATADOS, MAS AMANHÃ PODEREMOS VOLTAR COM UM CARGO MUITO MELHOR E NOS ENCONTRARMOS.....FICA A DICA!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Por favor!!!!! Requeiram investimentos... direito da comunidade...
    Vamos sugerir reciclagem/QUALIFICAÇÃO para estes profissionais da EDUCAÇÂO !!!!!!!!!!!!!!!!! Em todas as disciplinas (Port. Geografia/Hist.(conhecimentos gerais) etc... dar oportunidade a quem ainda não teve... assim ficaram mais preparados/capacitados...
    Não podemos ficar calados ... algumas pessoas que estão nos setores da educação escrevem muito errado(erros de ortografia que são primários) e o texto, muitas vezes,não tem coerência ... não têm a preocupação de pesquisar no dicionário on line ... Isto tem que acabar!!!!!

    ResponderExcluir
  16. eu moro em itaguai,nao vendi meu voto,nao votei em vereadores do partido do prefeito,estudei e dei o máximo de mim e passei no concurso, por meu esforço.e posso exigir o que é meu de direito. e acho que pessoas que passaram no concurso,morando em itaguaí ou nao merecem todo o respeito.

    ResponderExcluir
  17. Sou efetiva em Itaguaí e fico muito feliz com o reajuste. A situação dos contratados realmente é muito ruim, sou contratada da prefeitura de Seropédica e recebo bem menos que o efetivo. Fiz o último concurso, fui muito bem classificada e tenho esperança de logo ser chamada. Mas essa história de que contratado merece mais porque mora no município e votou no prefeito é demais, dá até vontade de rir de tanta ignorância.

    ResponderExcluir
  18. é fácil perceber que alguns contratados não passariam ,pois :escrever ABISSURDO é o fim ,e isso faz toda a diferença principalmente na redação que neste último concurso foi eliminatória

    ResponderExcluir
  19. Me desculpe os contratados mais todos tiveram a oportunidade de se efetivar o concurso foi aberto a todos não fizeram porque não quiseram, ou por puro comodismo sim os concursado a maioria são de fora e não tem culpa de não votar em Itaguaí mais estamos trabalhando igualmente e fizemos por onde... não que eu ache que os contratados não mereçam, mais tem que correr atrás e aproveitar as oportunidades estudar, passar e tomar posse do que é seu por direito.

    ResponderExcluir
  20. Sou concursada e acho uma crueldade o que fazem com os contratados.Os mesmo realizam as mesmas tarefas que os concursados e ganham um salário inferior e sem nenhuma perspectiva de melhoras.Muitos moram e trabalham em Itaguaí,o mínimo que eles mereciam é serem efetivados e terem os mesmos direitos.Muitos ja estão ha mais de 5 anos então,nao vejo o por que de efetiva-los,afinal,sao eles que geram os votos.

    ResponderExcluir
  21. Eu até concordaria com o aumento dos funcionários contratados se não estivéssemos na situação pela qual nos encontramos neste momento. Existem muitos concursados aprovados e convocados que ainda não tomaram posse e seus cargos estão sendo ocupados por contratados quando isto é ilegal. A lei determina que para trabalhar no funcionalismo público tem que ser aprovado em provas e provas e títulos e que funcionários contratados só devem ocupar determinados cargos em regime "temporário" e "emergencial", o que não vinha e nem vem ocorrendo neste e em muitos municípios brasileiros por puro oportunismo destes governos. Não irei corroborar com a ideia de que isso sempre aconteceu e é assim mesmo, quero um país melhor e isso começa por respeitar as leis como elas são. A oportunidade foi dada a todos para o ingresso neste município, mas nem todos deram valor a isso, talvez, por acreditar que essa situação de "pequenos favorecimentos políticos" não iria mudar nunca. O excelentíssimo prefeito embarga a posse dos concursados alegando que a folha salarial está inflada, mas ainda mantêm muitos contratados trabalhando, o que é incoerente e ainda por cima irei ser demagoga de dizer que merecem aumento???? estaria concordando com a continuidade desta situação. A única correção para se evitar o que dizem ser injusto ocorra seria empossando os concursados e assim apenas teríamos funcionários com salários iguais.

    ResponderExcluir
  22. Em relação ao comentário 21:05h

    Há concursos para Itaguaí há bastante tempo, e contratados também... muita gente que passa no concurso não é chamada porque ficam os contratados ...e agora, acham correto efetivar o contratado ????? Sabemos que têm contratados que estão há 19 anos ...e concursados com 20 anos que foram efetivados numa época que não havia internet (rsrrsrsrs) e concursados q entraram na justiça porque não puderam tomar posse...isso é justo???????????? As coisas mudaram....

    ResponderExcluir
  23. Você que passou no concurso, não é melhor do que ninguém,tenho amigos efetivos mas que nunca me humilharam, já li aqui varios comentários de gente efetiva menosprezando quem é contratado, eu sou passei no concurso e não fui chamado isso não me torna um incapaz igual li num comentário besta,tenho a plena certeza que esses comentários mesquinhos são de alguns efetivos quem nem vale a pena fazer comparação com nada, são egoistas que só querem o seu bem e não colocam o amor em pratica,tem preofessores efetivos e contratados e outras funções também, todos cumprem a mesma carga horária e fazem a mesma coisa, por que desvalorizar o funcionário contratado. Me desculpa aos muitos efetivos que não fazem essa discriminação, estou me referindo aos imbecís que se acham melhores, que só eles merecem aumento. Conheço muita gente efetiva novos e antigos que acham uma injustiça tipo um prof DE1 contratado ganhar menos de 700,00.

    ResponderExcluir
  24. Pessoal contratados vamos tomar vergonha e ir na câmara ver essa votação, ver quem são os vereadores que estão nos humilhando pq o prefeito já fez isso, ele acha que não merecemos nada.Os concursados lutaram pelos direitos deles agora temos que reclamar o nosso o por que de tanta diferença em dar esse salário terrível para nós, não ganhamos passagem nem nada e ganhamos um salário inferior, não somos escravos do Mota.

    ResponderExcluir
  25. Não acredito que o anônimo das 21:05 seja concursado. Se fosse, não diria tal absurdo. Todos tiveram a oportunidade de fazer o concurso.Passou quem estudou mais, e não quem mora em Itaguaí ou dá voto. Também acho que todos devem ganhar igual fazendo o mesmo trabalho, por isso que sou a favor de "todos" que trabalham em órgão público serem concursados. E o que dá direito a efetivação ao cargo público não é o tempo e sim estudar e passar na prova.

    ResponderExcluir
  26. Em relação ao comentário:
    Anônimo says:
    21 de agosto de 2013 17:02

    Caro colega, Contratado e efetivo é diferente sim. Concordo que o contrato está sendo desrespeitado, devem sim lutar por seus direitos, como a terceirização honesta com carteira assinada. Agora igualar um contrato a um efetivo? Isso é absurdo. Eu fiz concurso, estou no meu cargo por mérito. Se discorda, leia com atenção a Constituição e a Lei orgânica de seu municipio.

    ResponderExcluir
  27. Em resposta:
    Anônimo says:
    21 de agosto de 2013 21:05
    Caro (a) colega,
    Para ser servidor público é necessário a provação e classificação em concurso público ( Vide Constituição e Lei orgânica de seu municipio ). Contrato é mão de obra barata e temporária, já trabalhei dessa forma e tinha em mente que era pra suprir minha necessidade naquele momento, realmente não tinha expectativas de melhoras naquela situação, e é assim que deve ser, pois cargo publico é para concursado e pronto. Estudei, fiz concurso e passei, continuo estudando para concursos melhores. O povo tem que acordar e parar de querer fazer carreira no contrato.

    ResponderExcluir
  28. Emº Prefeito do Municipio de Itaguaí, o mesmo se esquece das promessas feitas na Campanha passada onde fez varias promessas que o mesmo fez tudo ao contrario e não se esqueça de Deus dorme de olhos abertos. Nos moradores de Itaguaí, estamos muito decepcionados com as atitudes tomadas e dizemos uma outra coisa o mesmo deve esquecer politica em Itaguaí e seu partido também.

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de deixar público aqui minha indignação,como concursada, pelo fato de só os concursados receberem reajustes pois os contratados também contribuem com a adminstração pública e também são cobrados no que se refere ao correto exercício

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de manifestar também minha indignação pelo fato de os 6% serem só para os profissionais da educação...alguém sabe explicar o motivo disso?

    ResponderExcluir
  31. vamos tidos a câmara na terça e pressionar os veredores principalmente os que estão a favor do prefeito eles tem que pensar na gente não nos interesses deles com o prefeitinho.

    ResponderExcluir
  32. Segundo as ultimas notícias na "REUNIÃO DO SEPE", os tais 26% só seriam para Professores, e talvez 20% para o "RESTO" dos funcionários, que é o que parecemos ser para o SEPE e para o tal Governo. Sei do valor do professor mas uma Escola não é feita só deles, e eles já tem benefícios como férias, recessos no final e meio do ano e carga horaria reduzida, fora os cursos (com gratificações para quem frequenta) nada mais justo, porque eles realmente merecem!!! Mas se continuar assim a única solução será cada categoria reivindicar por seu próprio SINDICATO, pois o SEPE até agora só nos parece representar os Professores!!!! Só nos resta agora esperar, como sempre, se as noticias são verdadeiras!!!!!

    ResponderExcluir
  33. gostaria de lembrar a todos que a prefeitura de itaguai hoje alcança uma posição satisfatória no estado,e graças aos funcionarios contrados que dedicaram anos de suas vidas pelo melhor da prefeitura,não acho justo agora que temos mais funcionarios efetivos,nos ficarmos de lados.ATENÇÂO VEREADORES ,quem elegeu voçes ,são os funcionários contratados e seus familiares que votam aqui no municipio,não os efetivos que na sua maioria de 90 por cento naõ são eleitores de itaguai, daqui a 3 anos teremos novas eleições para vereadores viu.

    ResponderExcluir
  34. ...Gente, perfeito o comentário do Pedro Henrique, por que muitos ficam nessa baboseira de "funcionário que não vota em Itaguaí"

    Então quer dizer que quem vota em Itaguaí tem que ser contratado para trabalhar em função publica sem concurso. Parabéns Pedro Henrique por seu comentário.

    ResponderExcluir
  35. legal 20% p/ os efetivo belaza e 6% para os contratados. existe um porem,os senhores veriadores deputados se denpender de se eleger com os voto dos efetivos niguem se elege.ou estão tirando sarro com a cara dos contratados ou pensando que não haverá mais eleições,tentem fazer uma pesquisa nas casas pricipalmente.la em chaperó onde creio que 85% dos votos foran de la´, pois efetivo diz não vou contatados diz poden contar comigo.até a proxima elição

    ResponderExcluir
  36. Lendo os comentários, vejo que ainda funciona, em algumas pessoas, o pensamento da troca do voto em benefício próprio. É por isso que em prefeituras pequenas é tão difícil terem concursos públicos. O povo acha que "porque são eleitores do lugar" tem direitos adquiridos. Já pensou se todos órgãos públicos agissem assim, nunca teríamos concursos em lugar nenhum, e só trabalharia em órgão público quem tem conchavo com algum político, ou que "vota" na cidade. Absurdo tal pensamento. Estudem mais e tentem passar como todos os que estão aí, inclusive os moradores de Itaguaí, que passaram com méritos.

    ResponderExcluir
  37. No transito os contratados recebem mais do que os concursados, se eles tiverem o mesmo reajuste vão continuar ganhando mais e deliberando uma completa insatisfação dos concursados.

    ResponderExcluir
  38. Infelizmente,em pleno século XXI,ainda tem gente que gosta do "curral eleitoral",do "voto de cabresto".E ainda trabalha para que se mantenha esse comportamento vergonhoso,que fez com que o Brasil ficasse "estagnado" em todos os sentidos,durante séculos.Muitos professores ainda não se comportam como EDUCADORES,mas como eternos "cabos eleitorais"!!!

    ResponderExcluir
  39. Gente é simples o que diz LEI?
    QUEM PODE EXERCER UMA CARGO PUBLICO?
    RESPOSTA:Efetivo mediante prova de concurso e prova e títulos.

    Contrato é temporário, tem gente que tem mais de 10 anos nessa prefeitura, mais não estuda pra passar no concurso da própria cidade,enquanto isso os concursados ficam esperando para entrar por falta de vaga.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!