Educação Itaguaí: FINALMENTE o prefeito recebe o SEPE em seu gabinete - Confira as respostas da prefeitura a pauta apresentada!


Representantes do SEPE/Itaguaí estiveram presentes no dia 25/06/2013 na prefeitura onde foram recebidos pelo prefeito e secretárias de Educação, Administração e Comunicação. Segue aos leitores aos pauta apresentada pelo SEPE. Próxima audiência do SEPE com o prefeito marcado para o dia 08/08/2013, promessa de apresentação do índice de reajuste para os profissionais da categoria.

1 - Professor DE-1

Carga horária de 1/3 será implementada a partir de agosto para todos os docentes. As horas trabalhadas a mais pelos professores DE-1 serão objeto de estudo visando a compensação em conformidade a lei vigente.

2 - Calendário Escolar

Será garantido aos professores os 15 dias de férias segundo a Lei. Quanto aos profissionais técnico-administrativos, foi informado pela secretária de educação que possivelmente será realizada uma escala, apesar do direito de férias entre semestres ser somente do professor.

3 - Transporte

Segundo a secretária de administração o desconto é somente dos dias não trabalhados. Quem teve desconto indevido deve procurar a Secretaria de Administração da PMI.

4 - Material de Limpeza

Informado que alguns itens da licitação apresentaram qualidade inferior do adquiridos e por isso devolvidos ocasionando a carência nas UEs. A PMI vem remanejando os produtos entre as UEs até sua normalização.

5 - Material Pedagógico

Está sendo providenciado para atender as UEs.

6 - Assédio Moral

O prefeito disse não aceitar essa prática em sua gestão. As Secretarias de Educação e Administração estão providenciando um modelo de questionário que será utilizado na avaliação do estágio probatório e posteriormente encaminhado as Unidades Escolares. A Secretaria de Educação solicita aos profissionais que se sentirem assediados para procurar a Secretaria de Educação.

7 - Data Base

O prefeito marcou uma nova audiência com o SEPE/Itaguaí para o dia 5 de agosto, onde apresentará a proposta de reajuste, segundo ele, não será o que merecemos nem o que ele desejaria dar, mas o que será possível dentro do orçamento que recebeu do seu antecessor.

8 - Política Educacional

Em andamento as diretrizes para a Educação Infantil. Com a implementação de 1/3 de carga horária, os professores terão tempo garantido para as discussões pedagógicas e elaboração do Projeto da Escola. Sugerimos a criação de um Fórum Municipal de Educação conforme previsto em Leis.

 9 - Atendimento Médico aos Alunos

As direções devem de imediato comunicar o responsável e solicitar sua presença. A criança será acompanhada para atendimento médico por um profissional não regente da escola até a chegada do responsável do aluno.


Notas do Blog:

O Blog Cidadania do Porto entende que foi importante o prefeito finalmente ter recebido os integrantes do sindicato da categoria em seu gabinete. De igual modo entendemos a importância dos assuntos tratados acima. Porém, devemos fazer algumas ressalvas: A questão da obrigatoriedade da apresentação dos profissionais da educação nos chamados sábados letivos ainda está passando batido nos questionamentos sindicais.

Outra questão que deve ser colocada em pauta é a verdadeira caça as bruxas, promovida por alguns setores da educação, em relação a faltas ou atrasos dos funcionários. Está havendo quase uma criminalização(!) transformando faltas isoladas, que poderiam ser facilmente negociadas, em motivo de mal estar entre os funcionários das unidades escolares (Futuramente trataremos disso em postagem específica no blog). 

Outro ponto importante não tratado (ou não divulgado) foi sobre o andamento dos pedidos de adicionais de formação e o índice correto para o servidor. Até agora, muitos pedidos de adicional por formação estão na SMEC aparentemente sem definição. O sindicato teve uma ótima oportunidade para indagar sobre tal fato, porém, pelo visto, também passou batido.

Quanto aos professores DE-1, a muitos anos existe uma aberração trabalhista ocorrendo a classe. O profissional praticamente "doa" algumas horas mensais para a prefeitura, o sindicato até hoje não conseguiu (ou preferiu passar ao largo desse assunto) modificar essa realidade. Agora, com a necessidade de destinar 1/3 do tempo para planejamento, não dá mais para levar na fritura o assunto, precisa-se resolver esse assunto imediatamente.

Blog Cidadania do Porto

13 comentários:

  1. Prof. Danilo gostaria de saber se a carga horária de 1/3 que será implementada em agosto, inclui ou não os docentes do segundo segmento DE-4 (16 horas).

    ResponderExcluir
  2. O orçamento do antecessor.... era PELO MENOS o antigo plano de cargos ?

    ResponderExcluir
  3. Os docentes DE-4 que trabalham 16 horas,não estão tendo 1/3 de planejamento. Pela regra de três simples podemos prova isso !!!

    1/3 de 16 = 5.333 (horas de planejamento)
    2/3 de 16 = 10.666 (horas de aula)

    Teve esse ponto de pauta na reunião?

    ResponderExcluir
  4. Não adianta nada conquista todos esses direitos... e continuar como 30 alunos em sala de aula é brincadeira !!! Não a acredito que o SEPE não ponderou esse assunto.

    ResponderExcluir
  5. E as auxiliares? Já estamos com um número reduzido de auxiliares, sem o fechamento das creches durante esse recesso fluxo de crianças é normal e trabalhamos de 8:00 as 17:00... As auxiliares ficam super sobrecarregada e sem direito ao recesso?

    ResponderExcluir
  6. também venho lembrar da carga horaria de 8 hrs sem direito a horário de descanso dos auxiliares de creche e as salas sobrecarregadas com ate 30 crianças para 2 auxiliares,a maioria estafada. doente e estressada no RJ são apenas 6 horas,nao entendo pq mães que não trabalham tem direito a creche enquanto quem precisa não consegue vaga????

    ResponderExcluir
  7. sr prefeito como fazer escala entre as auxiliares de creche no recesso se faltam funcionários???
    e temos 30 crianças em sala de aula se duas não dao conta q dirá escala, as crianças precisam ficar um pouco com suas famílias, voltam mas calmas, seguras e tranquilas, muitas mães não trabalham ficam a toa o dia todo nos encontram na rua e ainda perguntam como estão seus filhos. eles passam 45 horas na creche.
    As auxiliares são verdadeiras mães e nem são valorizadas como profissionais, não teem direito a descanso e e muita responsabilidade nem um aux de enfermagem temos, ficamos ligadas o tempo todo para que não entrem em convulsão de febre e e outros problemas.Precisamos descansar, fazemos faculdade, somos professoras formadas tem muita gente boa.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, gostaria de saber se houve alguma alteração salarial positiva para os professores DE-4. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Ainda haverá uma nova reunião dia 08/08, para apresentar o índice de reajuste e ver se será aceito ou não???? pelo que estou vendo com toda essa enrolação saltaremos 1 ano de reajuste salarial, espero que valha a pena e que seja pensado no ano que vem também!!!

    ResponderExcluir
  10. Sobre as faltas deve ser falado mesmo!!! Inclusive foi cobrado da Direção onde trabalho que todos comparecessem a UE no dia 29/06 (considerado como sábado eletivo), caso contrário levaríamos falta. Houve uma forte pressão da direção em relação a isso! Ocorre, que ao enviar o ponto a SMEC NÃO FOI LANÇADO A FALTA DOS FUNCIONÁRIOS QUE NÃO COMPARECERAM! Isso é um absurdo!!
    Agora é cobrado ao assinar o ponto o horário da entrada (somente o da entrada), sendo que isto só é cobrado de alguns funcionários. E mais, tem gente que não faz nem metade do horário correto e estes nem são chamados atenção, muito menos levam falta! Na UE onde trabalho os funcionários novos têm sofrido grande assédio moral, chegando ao ponto de ficar insuportável a convivência!

    ResponderExcluir
  11. Ninguém apresentou uma proposta de plano de saúde para os funcionários do Município?????? Será que ninguém fica doente nesta cidade?! ou será que estão acostumados a ganhar 800 reais e pagar 200 de plano???? ou talvez pensem que o São Francisco é um ótimo hospital e que não precisam se preocupar caso precisem... ai ai ai

    ResponderExcluir
  12. sou auxiliar de creche me sinto cansada e desvalorizada por trabalhar o dia todo e ganhar pouco... mas sei q isso não vai mudar sabe porque???? sou concursada não moro e não voto no município então o "prefeito lulu" não está nem ai para mim, ele quer ficar bem com a comunidade. se os pais não querem ficar com os filhos em casa: o 'lulu' coloca na creche o dia todo, os pais não querem ficar com os filhos nas férias: o 'lulu' deixa com as auxiliares de 8 ás 17hs e não me paga nada além do meu salario por isso como se fosse obrigação minha ficar tomando conta das crianças 1hr a mais os 15 dias de férias do professor... quero férias normal e diminuição da carga horaria como na prefeitura do RJ. chega de escravidão 'LULU'.

    ResponderExcluir
  13. Queridas professoras auxiliares,infelizmente alguns acham que por trabalharem o 'dia todo' tem que ficar de moleza no trabalho. Todas sabiam as horas trabalhadas quando fizeram o concurso. O que questiono é a falta de respeito com os alunos e professores,quando estes tem que fazer o pedagógico e ñ tem auxílio, pois certas auxiliares ficam de pirraça no banheiro,fazendo plantão do cocô ou passeando pela creche.O pior é que a direção finge que ñ vê,protegendo funcionáriOS antigos e/ou contratados.Não deveria existir essa dicotomia quanto a educação,mas infelizmente essa está sendo a realidade no interior de algumas creches.Para se conquistar direitos é preciso cumprir deveres.Aí poderemos lutar juntos...

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!