Concurso Seropédica: Candidatos reclamam da FALTA DE TRANSPARÊNCIA da AOCP e de alguns episódios "estranhos" no processo!

Todos os candidatos tem o direito de saber o que está acontecendo...

O concurso público da Prefeitura de Seropédica está sendo questionado duramente por vários candidatos, principalmente nas redes sociais, alegam que vários episódios "estranhos" estão ocorrendo dentro do processo de seleção, são procedimentos incomuns até para concursos similares aos adotados habitualmente. Apesar do site da AOCP mostrar as informações sobre o que está ocorrendo, mesmo assim, alguns procedimentos não-ortodoxos estão sendo adotados.


A seguir, publicaremos alguns questionamentos dos amigos que 
são membros da Comunidade Concurso Seropédica 2012:

1) A formulação das provas de Português (1° parte), principalmente no período da manhã, com erros de digitação aparente, hora nas perguntas, ora nas respostas, algumas questões com duas (2) alternativas corretas, outra, sem resposta definida.

2) Sobre os conhecimentos gerais e do município, com perguntas que fogem aos termos descritos na bibliografia.

3) Foram apontados inúmeros erros nas provas específicas.

4) O site da AOCP ficou a maior parte do tempo FORA DO AR durante a semana de véspera da prova, dificultando enormemente o acesso dos candidatos ao local de prova.

5) Do mesmo modo, o site da AOCP ficou a maior parte do tempo FORA DO AR durante o período de ENTRADA DE RECURSOS CONTRA AS PROVASimpossibilitando os candidatos de questionarem sobre as questões da provas.

6) A não-divulgação de um CRONOGRAMA do processo de seleção, deixando os candidatos sem orientação mínima em relação ao processo e os prazos a serem estabelecidos.

7) A inexistência de uma representação provisória da AOCP na cidade. São mais de 26 mil inscritos, a organizadora tem a obrigação moral de acompanhar in-loco o processo, é um desrespeito ao candidato ter que ligar (ou ir pessoalmente) a Maringá falar com o responsável (Se este for atendido...). 

8) Desprezo da AOCP aos candidatos, mesmo ficando a maior parte do tempo fora do ar, durante o período de recebimento dos recursos, hoje de manhã (13/02), o link (quebrado) foi tirado do ar. Foi visível, segundo vários candidatos, que ao longo desses dois (2) dias, a organizadora dificultou o recebimento dos recursos.

9) Falta de Transparência no processo. Os candidatos não sabem a quem recorrer, caso não estejam satisfeitos com o processo. Será que eles querem que o candidato vá a Maringá (PR) reclamar?

Por fim, este blog comunica a todos que, assim como no concurso de Itaguaí, estaremos cobrindo a todo momento o desfecho desse concurso. Esperamos que a Prefeitura de Seropédica e o Ministério Público acompanhe este processo. Esperamos que a Organizadora do concurso coloque a mão na consciência e ao menos divulgue um CRONOGRAMA e instale um escritório provisório próximo para atender os candidatos. Este espaço está aberto para a prefeitura e a AOCP para as devidas explicações.

Blog Cidadania do Porto

17 comentários:

  1. Excelente questionamento!
    No anfiteatro da RURAL, havia até livro ao lado do candidato... candidatos manuseando as provas que foram entregues antes das 8h... candidatos chegaram após as 8h20min... muita conversa... cadeiras muito próximas... telefone tocando...e ao reclamar com os fiscais...apenas 1 ficou circulando pelo imenso local...Muita decepção!

    ResponderExcluir
  2. tinha muitas pessoas conversando na hora da prova e dando resposta para outro viscal vil e fingil que nao vil em campo grande,nao deixaram eu trazer minha prova fiquei ate as cinco para trazer e a moça falou que nao podia trazer so um papel com as resposta que fiz isso e muito errado esse concurso foi treta tinha pessao na minha sala com telefone ligado e o fiscal falou que nao tinha problema

    ResponderExcluir
  3. O conteúdo da prova de história divulgado pela AOCP,cobrava vários tópicos dos quais a maioria deles não caiu nas provas!!!!! Ou seja,o candidato estuda o conteúdo sugerido pela organizadora e na hora da prova o que cai e outra coisa. Isto aconteceu em várias áreas.

    ResponderExcluir
  4. Decepção total.. a minha prova de pII.. caiu questão com decreto q ñ estava no cronograma programático.. com isso ñ estudei esse decreto.. erros de lei. mencionou um trecho da lei 11/97.. porém o conteúdo da pergunta e da resposta da questão.. estava em outra lei.. ( 396/05 ).. confundiram a lei..quem elaborou essa pergunta?? o pato Donald ??

    ResponderExcluir
  5. ONDE ESTÁ O MINISTÉRIO PÚBLICO NESTAS HORAS?

    VERGONHA SEROPÉDICA!!!!!!!

    CONCURSO HORRÍVEL, CHEIO DE PROBLEMAS.

    VAMOS FAZER DENÚNCIA JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO, É SÓ DISCAR: 127.

    ResponderExcluir
  6. NÃO VÍ PROBLEMA ALGUM .CHEGUEI CEDO NO LOCAL DE PROVA,AS 6:50 DA MANHA.
    INFELIZMENTE TODO CONCURSO É ASSIM... QUEM LEVA FERRO QUER A ANULAÇÃO.
    O MP NÃO SE METE NESSAS COISAS BUROCRATICAS DE CONCURSO. A NÃO SER QUE SEJA UMA COISA MUITO SERIA E QUE A PESSOA PROVE O QUE ESTA FALANDO.

    ResponderExcluir
  7. Prof. Danilo, poderia me informar se alguém conseguiu entrar com recursos contra questões da prova de História? Corroborando com alguns pontos que foram ditos na postagem, eu digo que também percebi erros de digitação e questões com duas respostas possíveis. Além disso, na capa da prova havia a informação de quem fizesse a prova utilizando bonés seriam eliminados do certame. Infelizmente, na mimnha sala os fiscais fizeram vista grossa e não retiraram os dois candidatos que parecem não terem dado a mínima para o aviso.

    ResponderExcluir
  8. Direito de resposta ao comentário do dia 14 de março às 16:43h.
    Passei com 73 pontos na prova para Ciências e, nem por isso, deixarei de expor os problemas que ocorreram... sem contar que fiz cursinho e o meu investimento precisa ser valorizado, ainda q eu possua vários títulos a serem agregados... minha pontuação seria bem melhor se a prova de português fosse bem elaborada e seguisse o trâmite normal de qualquer concurso...de acordo com o edital.

    ResponderExcluir
  9. bem graças a deus ,em minha sala não houve nenhuma irregularidade.os dois fiscais,ambos de sexos opostos estavam atentos a tudo.tivemos que tirar a bateria do celular e guardá-los no saco lacrado.também observei alguns erros na prova de português e na lei do eca art 54;porém relativo as irregularidades na sala,não tenho do que reclamar.oorreu tudo ok.sou professora das series iniciais,tirei 70 pontos.tomara que alguém entre com recursos contra algumas questões de português.

    ResponderExcluir
  10. Um absurdo o que aconteceu. Questões mal elaboradas. O que tem a ver o Rock In Rio 2013, com as questões de prova de um Concurso? O que realmente deveria cair não foi comentado, como: Estatuto da Criança e do adolescente; Educação especial; Cultura e Sociedade: cinema, jornais, artes etc. A História e Geografia do Município de Seropédica, enfim, nada a ver. Lamentável o que aconteceu. Uma falta de respeito.

    ResponderExcluir
  11. INFORMAÇÕES IMPORTANTES!!!!!!!!!!!!!! FAZER VALER NOSSOS DIREITOS!!!!!!!!!!!!!NOSSA MISSÃO ESTÁ APENAS COMEÇANDO...ENTÃO, PRECISAMOS ESTAR ATENTOS A TUDO...

    A juíza Luzia Madeiro Neponucena, da 1.ª Vara da Fazenda Pública de São Luís - MA, deu decisão favorável aos professores excedentes no concurso público para rede estadual do Maranhão realizado em 2009 e não estavam sendo convocados por causa dos contratos. Na decisão, a juíza determinou que todos os professores classificados e excedentes do concurso 01/2009 para rede estadual do Maranhão fossem convocados e nomeados em até 90 dias. O não cumprimento da determinação no prazo estipulado implica em multa diária de R$ 5 mil reais em favor do autor da ação judicial, no caso o SINPROESEMA - Sindicado dos Trabalhadores em Educação das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão. A decisão também suspende toda contratação temporária de professores ...

    ResponderExcluir
  12. Alguém saberia me dizer quando a AOCP dará alguma informação sobre o concurso?

    Fiz prova no Inst. de Educação - Rural, na minha sala também tinha um candidato de boné durante a realização da prova e alguns candidatos conversando, sabe se lá o que.

    A prova de português estava cheia de problemas. Faltou o que foi sugerido no programa, por exemplo: ortografia, a função do QUE e do SER, emprego dos pronomes,sinais de pontuação e suas funções,emprego do acento grave,relações de sinonimia e de antonimia e etc.

    Conhecimentos do município: acontecimentos históricos e evolução do município de Seropédica, subdivisão e/ou fronteiras, algumas leis, arquitetura, noções gerais sobre a vida econômica, social e política de Seropédica, etc, etc, etc.

    Esp. História: mudanças culturais relacionadas aos meios de comunicação, e aos movimentos sociais, revolução dos meios de comunicação, movimentos feministas e de jovens, ascensão do proletariado, as lutas étnicas, meios de comunicação e transporte, a invenção da imprensa e divulgação de ideias, etc, etc, etc.

    ResponderExcluir
  13. a eu nao gostei da organizaçao na minha sala todos os canditatos sentaram juntos e a maioria colaram o tempo todo eu nao gostei da organizaçao do concurso foi o pior que eu ja fiz na minha vida.

    ResponderExcluir
  14. Aproveitando alguns comentários, a prova trouxe assuntos do DETRAN, de Direito Específico de outros países e até da novela das 21h, que deveriam compor o tema "Atualidades" e não "Conhecimentos Gerais".

    Sobre o município propriamente dito, apenas uma pergunta entre dez.

    Sobre Direito, concordo que devemos nos manter "antenados" aos temas atuais, porém, não possuímos tal formação, principalmente quando o assunto é tão específico.

    A prova de português continha questões com duas alternativas certas, por erro na formulação da pergunta.

    Sobre as inúmeras leis que nos mandaram estudar, apenas 5 caíram na prova.

    Embora tenha conseguido pontuação acima da necessária, deixo aqui o meu protesto: má organização, péssima elaboração de questões (tanto em objetividade, quanto em abrangência de conteúdo), inexistência de atendimento e suporte (problemas no site para receber os recursos) e falta de informação sobre o cronograma constando, principalmente, a data para a resposta às petições.

    Espero que a AOCP e sua Banca Examinadora tenham bom senso, pelo menos, na avaliação e no deferimento dos recursos.


    ResponderExcluir
  15. Fiz para inspetor de alunos,na sala em que eu estava ocorreu tudo bem,tiramos a bateria do celular,só abriram as provas quando tocou o sinal.Só fiquei chateada com o conteúdo não caiu quase nada do que mandaram a gente estudar.As questões de portugues complicadíssimas,foram questões eliminatórias mesmo pra confundir na intenção de fazer poucas pessoas alcançarem um bom resultado.Proposital.Fiquei sabendo que tinha gente com conchavo político que muito mal sabia escrever o nome,fazendo provas para os padrinhos puxarem depois.Carta marcada.O município está passando por uma crise e esse concurso só foi pra arrecadação mesmo.

    ResponderExcluir
  16. muito decepcionada com a organizadora do concurso AOCP.descaso total aos candidatos.cade a lista de aprovados?

    ResponderExcluir
  17. Os candidatos ligados a prefeitura fizeram provas no municipios, 90% dos que não tem ligação nenhuma foram fazer prova fora do municipio, FORA DO MUNICIPIO fiscais não deixaram trazer a prova em momento nenhum, NO MUNICIPIO candidatos puderam levar a prova. SEM A PROVA e sem a pulicação da mesma no site AOCP quem poderia corrigir as questões e assim poder entrar em recurso?

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!