(Tragédia em Santa Maria) Itaguaí precisa de FISCALIZAÇÃO eficiente e reconstituir DEFESA CIVIL MUNICIPAL

Fica o alerta para as autoridades de Itaguaí a fiscalização de nossas casas noturnas
para que não terminemos vendo essa cena cruel aqui também!

A tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, abre um sinal amarelo para todas as casas noturnas do município de Itaguaí. Primeiramente, devemos ressaltar que nossa cidade não é conhecida por ter uma equipe de fiscalização sistemática, como também desconheço alguma lei municipal que trate dessas questões como de costumes e regulamentos, no caso, referente a esses estabelecimentos. E todo caso, cabe uma postagem sobre essa questão

Precisamos urgentemente de um conjunto de leis que disciplinem a vida na cidade. Como também, disciplinem o funcionamento das casas noturnas da cidade. No município do Rio de Janeiro, a fiscalização é dura, com vistoria ocorrendo a qualquer hora do dia e da noite. Mas não somente isso, a fiscalização não é apenas para fiscalizar casas noturnas, mas tudo o que é referente a ordem de nossa cidade. Evitando assim, também, o crescimento desordenado em nosso município.

Do mesmo modo, em relação a uma Defesa Civil Municipal, desde os tempos do Sagário, nossa cidade não possui uma Defesa Civil organizada. É impressionante notar que um órgão tão importante e tão necessário para uma cidade não exista aqui. Para as pessoas que não conhecem as atividades de uma Defesa Civil, suas atividades são diversificadas, concentradas na prevenção e atuação em grandes calamidades que possam atingir a cidade como enchentes e incêndios.

Termino minha postagem com um alerta e uma sugestão: O ALERTA - Iniciar imediatamente uma fiscalização dura a todos os estabelecimentos noturnos da cidade, esse desastre poderia ter acontecido aqui, por esse motivo, não há mais tempo, fiscalização já! A SUGESTÃO - A volta da Defesa Civil Municipal, para prevenção e atuação em grandes calamidades que possam atingir nossa cidade, em resumo, prevenir é melhor que remediar. 

O Blog Cidadania do Porto é solidário aos familiares das vítimas da Tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, indagamos as autoridades municipais quais lições podemos tirar desse episódio para não correr riscos aqui também.

Blog Cidadania do Porto

7 comentários:

  1. Também acho que deveria ter uma fiscalização em Itaguaí, e se houver, pode ter a certeza que nem uma delas que aqui temos deveria funcionar. Basta cada um frequentador imaginar o ocorrido em Santa Maria se fosse na Prime, Louge, El Caxote... Também acho que deveria ter uma fiscalização mais dura com as entradas de menores de idade (que não são poucos) O que esses pais estão fazendo que deixam seus filhos entre 15 e 17 anos nas ruas? Já vi em uma dessas casa uma menina de 12 anos, claro, que ela já tem corpo 16 a 17 anos. Mas não é obrigatório a apresentação da identidade? Depois, não adianta os pais chorarem. Quanto a Defesa Civil, já temos um secretário que enviou tudo para o novo prefeito. Só está a espera de assinarem os papeis para por o trabalho em andamento.

    ResponderExcluir
  2. Conforme o Jornal Atual de hoje, Tomara que o Vereador Nisan realmente aperte a fiscalização nessa pseudo boates, pois nenhuma delas possui saída de emergência, isolamento acústico e, provável, que nem autorização dos bombeiros para funcionamento.

    ResponderExcluir
  3. todos estao fiscalizando casas noturnas,mas e escolas?tem extintores?pessoas habilitadas a usa-los? rota de fuga?Acorda Brasil

    ResponderExcluir
  4. Itaguaí precisa de uma fiscalização séria nas suas "casas de show". Como podem funcionar sem saídas de emergência, isolamento acústico, pondo seu altíssimo som a serviço da insônia e, o mais grave, a realização de eventos sem o aval das "autoridades".
    Como explicar a alteração de local em questão de minutos do show do Thalles, do campo do Itaguaí para a Arena Eventos, no bairro do Engenho? Não deveria haver uma autorização para que isso ocorresse? Ou, já é permitido a realização de shows sem vistorias, sem laudos, ao bel prazer dos grupos que controlam essas pseudo casas de show da cidade? Se houver uma fiscalização séria, como deveria haver, todas elas ficarão fechadas para adequação por um bom tempo...

    ResponderExcluir
  5. ai! quando vai começar a fiscalizar ?não adianta só comentar, pois quando cai no esquecimento, só uma nova tragédia para lembra. acorda itaguai ,atitude srs autoridade. E PRA ONTEM. não adianta esperar acontece, mídia rui acredito que já tem ,mas então vamos evitar.
    outro ponto e cose-lho tutelar cade fiscalização cobram dos pais mas não os vejo nas casas noturnas de itaguai .o certo e trabalhar em conjunto pegar no fraga mas parece que estão dado tempo para que possa o povo esquece ou para ele arrumarem o local antes de ser multados ou fechados.mas não esqueça que com isso pode haver outras falhas futuras e alguem das suas familias pode estar lá.e ai só vai restar chora

    ResponderExcluir
  6. legal fiscalização, casas noturnas fechadas. a pergunta que não que calar: a boate frenesy esta funcionando, a boate amarelinho no briza mar esta fucInonando. NÃO CONSIGO ENTENDER? ALGUÉM SE HABILITA?

    ResponderExcluir
  7. Concordo, um sistema de defesa civil é importantíssimo. Conhecer os riscos a que a cidade está vulnerável é uma forma de evitar mortes. Há a intenção do novo prefeito de instituir uma SECRETARIA MUNICIPAL de DEFESA CIVIL. Vamos pedir isso ja´!!
    Olhem as industrias se instalando e apoluição chegando a itaguaí, que problemas de saúde podemos ter? Vamos prevenir para salvar! Defesa Civil já!!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!