Projeto para Itaguaí: Implantação de um PROGRAMA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS nas repartições públicas


Células fotovoltaicas podem até extinguir a necessidade
 de energias tradicionais em repartições públicas


Esse tipo de energia eólica já é usado experimentalmente
na secretaria de agricultura da cidade

O Blog Cidadania do Porto pesquisou ao longo dos últimos dias vários projetos espalhados pelo mundo referentes a programas de energias alternativas, esses programas visam a troca, ou pelo menos a diminuição,  do usou de energias tradicionais, oferecidas pelas companhias de eletricidade, por energias produzidas por meios alternativos, como células solares e energia eólica.

A minha proposta é simples! A implantação de um programa para a substituição nas repartições públicas do município de Itaguaí da energia tradicional por projetos de energia alternativa. Usando os próprios prédios como centro de captação de energia, normalmente no telhado das repartições públicas. Podem ser instalados células fotovoltaicas, por exemplo.

A maior desvantagem na implantação desse programa é o alto custo da implantação do projeto. Pois os equipamentos são ainda considerados caros. Já a maior vantagem desse projeto, é que o custo de implantação é minimizado pois com a diminuição do gasto com contas de eletricidade, a prefeitura poupará recursos importantes que seriam destinados ao pagamento com a companhia de eletricidade.

Outro ponto importante dentro desse projeto é o cunho ecológico e educacional. Pois todos os órgãos da prefeitura estarão inseridos nesse projeto, desde as repartições administrativas até escolas e postos de saúde. A longo é médio prazo, o custo de implantação transformará-se em investimento e retornará através do menor uso de eletricidade, consequentemente, uma conta menor para a prefeitura pagar.

Prof. Danilo Aguiar

5 comentários:

  1. Existe algum tipo de iniciativa para a implantação desses últimos projetos projetos apontados pelo blog ou são meramente informativos?
    São projetos visionários e que só vão poder ser, definitivamente, implantados por uma cidade realmente inserida nos contextos abrangidos pela "agenda 21", pois não tem o menor apelo político, não são como pracinhas que são alvos de constante reformas, pois o povo sempre vê as reformas de praças com bons olhos e isso é o que realmente interessante para os nossos "amados" políticos.
    Aproveitando a boa intenção do blog expôr à sociedade boas idéias de projetos, aconselho também a pesquisar projetos de arborização urbana (não estou falando de sair espalhando palmeiras pelas estradas) e recuperação da fauna e/ou flora local.

    ResponderExcluir
  2. O lema do blog é "Se quiser ter uma boa idéia, tenha uma porção de idéias." (Thomas Edison), este espaço está retornando a seu objetivo inicial que era a publicação de idéias para melhorar a vida na cidade. Essas idéias podem ser ótimas ou ruins, mas o blog nunca deixou de publica-las...a cobertura do concurso modificou o perfil do blog...com a diminuição da demanda por informações do concurso, este blog voltará a publicar essas idéias, deixando aberto para outros também mandarem seus materiais com sugestões. Meu e-mail é sitiodosaguiar@ig.com.br !

    ResponderExcluir
  3. Meu comentário pode ter parecido que eu estava denegrindo as idéias dos projetos, muito pelo contrário, sou completamente a favor delas. Só ressaltei que para eles realmente serem implantados, vai precisar de algum político que realmente esteja enganjado em melhorar a cidade. Como bem expostos pelo blog, são idéias, em sua maioria, autossustentáveis.
    Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o blog pelo ótimo serviço prestado a população. Assim que possível pretendo enviar algumas idéias de projetos.

    ResponderExcluir
  4. Estaremos aguardando todas as colaborações possíveis! Aproveite e mande seu nome para podemos dar os devidos créditos, abraço!

    ResponderExcluir
  5. Sr Danilo,quem ja tomou posse foi revgado tambem? dve apresentar-se novamente? Grata

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!