Magistério Itaguaí: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (SMEC) ???


Amigos leitores do Blog Cidadania do Porto, estou escrevendo essa postagem para expor meus sentimentos em relação aos acontecimentos recentes na Secretaria de Educação e Cultura - SMEC em Itaguaí. Estou assombrado com esses acontecimentos recentes. Nunca, na minha vida pensei que as coisas chegariam a esse patamar que chegou. Onde a confusão e o caos aparente impera não só na SMEC como em toda a estrutura administrativa do atual governo.

Como professor, posso falar intimamente da secretaria onde estou lotado. Noto que muitas coisas estranhas estão acontecendo na SMEC. Ações que, aparentemente, não fazem sentido, e são, a meu ver, completamente sem nexo, que sinalizam mais para a confusão do que para uma reorganização. Abaixo, deixarei alguns questionamentos, espero respostas para dividir com os leitores, mais também espero que sirva de reflexão aos atuais gestores da cidade.


1) Onde está a nova secretária de educação e cultura?

Todas as vezes que o blog contacta os amigos lotados dentro da SMEC para obter informações sobre a nova secretária de educação, a resposta sempre é a mesma: Ela não se encontra, ela ainda não está aqui...

Nota do Blog: Ué? Quem está comandando a SMEC de fato neste momento????? Partindo do princípio que as informações que o blog recebeu reflete integralmente a realidade, quando a nova secretária de educação assumirá de fato suas funções? Se a nova secretária já assumiu, quais estão sendo suas primeiras ações? E se não assumiu, qual o motivo? Vide que a nomeação do secretariado entem (22/01) era apenas decorativa, pois, teoricamente, já estariam de fato suas posições.


2) Por qual razão, todas as diretoras de escola e creches foram exoneradas?

O Blog recebeu informações de que todas as diretoras foram exoneradas, imagina, nesse momento em toda rede de ensino não há nenhuma diretora em função de comando, todas foram exoneradas.

Nota do Blog: Amigos, não estou questionando as exonerações, pois o prefeito tem autoridade e faz o que quiser, pois os cargos de direção de escola e creche são comissionados. O questionamento é outro e bem simples! Já notaram que faltam pouquíssimos dias para o início do período letivo? Não importa se a decisão foi técnica ou política, o fato é que essa decisão prejudicará, com certeza, os alunos da rede pública de Itaguaí. Pois isso implicará com certeza no adiamento do início desse período.


3) Por qual motivo, boa parte dos oficineiros do programa +Educação foram exonerados?

Ainda em 01/01, boa parte dos oficineiros do programa +Educação, que tinham funções comissionadas foram exonerados. Até este momento, não sabemos quais serão as ações adotadas para a manutenção do ensino integral em 2013.


Nota do Blog: Não entendo o motivo de boa parte dos oficineiros do programa +Educação receberem funções comissionadas denominadas como "Educador Cultural". Porém, do mesmo modo, não vi prudência na decisão de exonera-los imediatamente, visto que é um programa financiado pelo governo federal, em funções que não teve concurso e, teoricamente, requer habilidades específicas onde é difícil encontrar pessoas com tais qualificações.





4) Qual o motivo para o atraso nas ações da gestão atual?

Neste momento, todas as secretarias de educação da região já estão com seus quadros completamente operacionais, com todos devidamente nomeados e iniciando o exercício de suas funções, quanto a nossa SMEC, ainda estamos perguntando onde está a Secretária de Educação.

Nota do Blog: É impossível não questionar se algo pode está dando errado, este não é o momento de desconstruir, mas de construir! A SMEC a nove (9) dias do início do ano letivo já era para está minimamente montada e organizada para servir aos alunos da rede. É temerária a ideia de começar o ano letivo sem direções constituídas em toda a rede de ensino.




5) Quando falam que a SMEC terá uma gestão técnica, como isso seria aplicado "in loco"?

Até este momento, não estou vendo essas ações, como as exonerações amplas e gerais e a inconsistência das decisões tomadas como algo técnico apenas como decisões políticas.

Nota do Blog: Acredito que se o novo governo quer valorizar o servidor de carreira, acredito que em nosso quadro atual existem profissionais para ocupar todos os postos de comando da SMEC, com todas as qualificações técnicas e profissionais necessária para o exercício coerente com as necessidades reais da secretaria.




Sinceramente, espero que o governo atual entenda que o motivo dessa postagem é tentar mostrar que todos os servidores da SMEC estão bestificados e não estão entendendo o que está ocorrendo. Esperamos respostas claras. Como professor e blogueiro, ficaria muito satisfeito se meu celular tocasse e do outro lado da linha, a nova secretária de educação somente disse-se uma coisa, em bom e claro tom: "Professor, estou trabalhando..."

O Blog Cidadania do Porto quando ouviu o Dr. Augusto Werneck (Procurador e Secretário de Administração), sentiu que essas duas pastas estão em boas mãos, pois o mesmo falava claro e firme, não deixando lacunas em nenhum momento em suas palavras. O leitor assim, passou a ter certeza do que estava acontecendo, tudo se pacificou e normalizou-se em relação ao concurso.

O Blog e os leitores esperam que ocorra o mesmo na SMEC. Precisamos de uma posição oficial sobre o que está acontecendo. Pois o silêncio abre espaço para especulações, o silêncio abre espaço para intrigas e boataria.  Informação não oficial é um perigo, por isso renovo meu apelo para que o governo atual ao menos se pronuncie sobre esses fatos acima expostos, este blog reservará o mesmo espaço e prestígio para as respostas e considerações do governo.

Blog Cidadania do Porto

25 comentários:

  1. a coisa tá feia assim na secretaria de educação...

    ResponderExcluir
  2. Sabe se algum candidato atendido semana passada pela administração e perícia já recebeu o telegrama para pegar o memorando?

    ResponderExcluir
  3. Professor Danilo, tenho as mesmas duvidas que vc, achei mto válida a sua postagem e acho que reflete o sentimento de todos ou da maioria dos funcionários da SMEC, logo, logo farão parte dos questionamentos das famílias dos estudantes da rede pública municipal. Não faço parte deste ou daquele partido político, penso no bem do município e como também sou professora sei que todas estas perguntas sem respostas refletem falta de ações e medidas decisivas para o bom transcurso do ano letivo , mas na minha opinião está faltando a prometida transparência por parte do atual governo , o povo merece e tem direito a respostas e que medidas que agora estão são caráter emergencial sejam postas em prática para sanar o tempo perdido, para que os nossos alunos não sejam prejudicados.

    ResponderExcluir
  4. Danilo muitos dos cargos de confiaça q foram expnerados já foram recontratados ontem... Não sei se é o caso das diretoras tb, mas na saúde sei de alguns

    ResponderExcluir
  5. Acabo de voltar da SMEC, Sou Ag. ADM Escolar , Fui aprovado no ultimo concurso. O que vi foi muitas Diretoras tristes e chorosas, estavam realizando um bom trabalho, independente de partido político. Hoje eu sou responsável pela minha Unidade Escolar, haja visto que a minha direção também foi exonerada.

    Toda documentação sou eu quem assino, ao menos, por enquanto.

    ResponderExcluir
  6. Os diretores até o momento estão exonerados e ainda não decidiram se eles retornarão ou não, na minha opinião o atual prefeito ganhou a eleição no susto e não tem como sanar todos os problemas citados. Quanto aos Educadores Culturais, devem ser revistos com carinho pois muitos enrolam e não dão nada de útil deixando os alunos desmotivados(principalmente alunos do 6º ao 9º), muitos não tem as habilidades específicas e nem a parte pedagógica, porque como o nome mesmo diz eles são educadadores!

    ResponderExcluir
  7. O programa Educar Mais precisa ser revisto. Os oficineiros precisam de uma formação pedagogica e alguns até de formação artistica.

    ResponderExcluir
  8. Por favor gostaria de saber se haverá mais convocação para o cargo de magistério D1 que estão em reserva???

    ResponderExcluir
  9. CONTINUAREMOS TRABALHANDO SEM ALMOCO ATÉ O INÍCIO DAS AULAS!!! DIA 18 DE FEVEREIRO... ISSO PQ A MERENDA TB É P OS FUNCIONARIOS... NÉ SENHOR PREFEITO??????

    ResponderExcluir
  10. Cadê a população dos bairros, não vão se manifestar? Vão continuar permitindo que desafetos atinjam as nossas crianças no início do ano letivo, isso que é Técnico?
    Pensem neles Senhor Prefeito.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que esse silêncio das autoridades do governo atual estão faltando com respeito conosco sem passar uma posição de como está o andamento em relação ao concurso. De quando vamos começar a trabalhar, senão fosse este blog e a boa vontade do profº Danilo estariam sem informação nehhuma. Parabenizo aqui o trabalho deste professor que nada ganha porém faz de tudo pra nos tranquilizar. Enquanto a prefeitura? Não nos dão informações sequer

    ResponderExcluir
  12. Queridos leitores é uma pena que essa situação esteja acontecendo no Município, pois não se trata de ser "oposição" ou "situação'. Não podemos esquecer que tudo que foi construído na Educação, foi por um "FORASTEIRO" pois é assim que a população hoje faz referência ao antigo governo e a toda sua equipe que impecavélmente esteve à frete da SMEC. Hoje já se passaram 24 dias e nada ainda foi decidido. Mesmo que ainda não tivesse feito a transição, penso que a equipe já poderia ter sido organizada. Não vejo motivo nenhum para que as dirigentes percam o cargo, mesmo por que se querem um governo tecnico, acredito eu que na sua grande maioria sejam, se não provavelmente não estariam tanto tempo ocupando o cargo. Hoje as escolas estão sem referência, e encontram-se nas mãos de administrativos.Muito me preocupa, pois pessoas que não são técnicas façam parte de um cargo na SMEC, acho que o prefeito poderia também fazer uma seleção ou melhor pedir a documentação da graduação, pós ou quem sabe até o mestrado.

    ResponderExcluir
  13. Estou preocupada mesmo é com o dia do pagamento, pois em 8 anos da era Charlinho os pagamentos eram em dia e dentro do mês (até o dia 30 ou 31), por isso eu tenho a maioria das minhas contas nestas datas. O novo Prefeito vai ter que explicar bem direitinho se o pagamento não cair dentro do MÊS.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com o senhor professor... também sou professora da rede contratada e até agora não sei quando volto, se volto, se terei pagamento esse mês, se ainda vou receber as férias que não foram pagas... ligamos pras escolas pra saber é a impressão que temos é que nem eles que estão lá trabalhando agora sabem de nada, disseram que talvez seja pra se apresentar no dia 1º de fevereiro, isso se nada mudar até lá... como pode??? nem informações nós temos direito???

    ResponderExcluir
  15. A SMEC está um caos, é triste ver que um governo que se diz tecnico exonerar dirigentes e diretores de departamentos altamente capazes somente pelo fato de serem de opiniões políticas diferentes, não estão avaliando o profissional o que aconteceria num governo tecnico, e sim quem é do partido anterior ou não e dando cargos a quem não tem competência. Prezado prefeito se continuar assim, a SMEC vai afundar igual ao titanic. É lamentável.

    ResponderExcluir
  16. A lei sobre allimentaÇão quando foi votada e assinada, quem os fez, não pensou que em dias de recesso não temos merenda, e com isso os funcionarios que trabalham em escolas, ficam com prejuizo em relaÇão aos outros. PeÇo ao Senhor prefeito que revise esta lei, pois não estou pedindo nada, além que se faÇa justiÇa,. Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Estou na contagem regressiva para o pagamento deste mês!!! O de dezembro saiu dia 20/12/12...

    ResponderExcluir
  18. Acho que as coisas se resolverão aos poucos. São muitos problemas para serem resolvidos de uma hora para outra. A Secretária já deve estar ciente de tudo que está acontecendo e com certeza estudando uma saída para cada caso.
    Ela esteve presente a solenidade da aula inaugural do Cederj sábado (26/01) no Colégio Teotônio Vilella. Não só ela como a sub Secretária de Educação, a Supervisora de Educação e a Secretária de Infraestrutura.
    O que fiquei perplexa foi saber que é o primeiro evento do Cederj que aparece algum representante do governo.
    Nós moradores de Itaguaí, precisamos manter o Cederj funcionando para quem sabe abrir oportunidades de mais cursos. É o único curso de graduação da cidade e muito restrito ainda. Quem sabe agora com o interesse do novo governo as coisas melhorem. A população sempre precisou se locomover para fora da cidade para obter uma formação universitária.
    Vamos dar apoio ao governo e não só ficar criticando. Não deve estar sendo fácil receber uma Prefeitura vazia, sem informações e com muitas dívidas.

    ResponderExcluir
  19. Andréa Pereira,

    Acho que há um equívoco quando cita que é a 1ª vez que vai algum Representante da Secretaria de Educação, haja visto que, uma profª Lidiane Assessora do Deptº Geral de Ensino no Governo Charlinho sempre compareceu e o Deptº de Nutrição oferecia um excepcional café da manhã aos participantes... antes de fazer comentários procure ver se há veracidade nos mesmos.
    Além disso, o próprio Blog publicou o D.O em que o "FORASTEIRO" deixou alguns milhões para contrução do Polo, certo?
    Cobre a construção ao novo Prefeito, pois como diz o ditado: "águas passadas não movem moinho".

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber como vai ficar a situaçao das merendeiras? contratadas voltam a trabalhar ou nao? vao ter pagamento esse mes? e as que estao de liçença?. pois trabalhamos muito quase tds estao com tendinite burssite artrose td devido ao trabalho pesado e sempre faltando funcionario e o que pesa mas. gostaria de uma resposta?

    ResponderExcluir
  21. Os oficineiros exonerados dia 01/02 foram do Programa Educar Mais (projeto municipal) e não do Programa Mais Educação (projeto federal).

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de alguma posição sobre a posse dos professores, pois pediram para que eu aguardasse um telegrama ou telefonema desde dia 14/01 e até agora nada.

    ResponderExcluir
  23. Posse amanhã (06/01) para professores e merendeiras, ver postagem mais recente!

    ResponderExcluir
  24. pois é tem muito gente que deveria sair mesmo que só fez besteiras ,

    ResponderExcluir
  25. PROFESSOR DANILO, POR FAVOR GOSTARIA DE SABER PORQUE O PREFEITO NAO BAIXA UMA ORDEM PARA QUE TODOS OS CONCURSADOS APROVADOS APRESENTEM SUAS PROVAS DE TITULOS, POIS É INJUSTO CANDIDATP DE OUTRA AREA APRESENTOU MESMO SENDO REPROVADO EM ALGUMA ETAPA , ATENCIOSAMENTE,

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!