EDITORIAL - O BLOG e a FILA DA POSSE na prefeitura de Itaguaí


E D I T O R I A L

Confesso certa mágoa e tristeza quando recebo relatos de que, me responsabilizam pela "confusão desnecessária" nesse processo. Nunca foi meu objetivo fazer os meus leitores se desesperarem desnecessariamente. Ao tomar a decisão de transmitir essa recomendação, de entregar o exames ainda em 2012, apenas transmiti o meu receio quanto a continuidade desse processo, sugerindo aos que tiverem os documentos em mão que se apresentassem ainda nesse ano.

O Blog Cidadania do Porto vem cobrindo esse concurso desde agosto de 2011, e nunca mudou de lado. Quantas vezes publiquei editoriais exigindo as convocações dos concursados ao longo de 2012? Muitas vezes. Publiquei em momentos que a ordem na prefeitura era protelar ao máximo, indo completamente contra a ordem estabelecida até então. E nesse momento, quando a prefeitura convoca em massa os candidatos aprovados no concurso, qual posição poderia tomar esse blog?

Apoio as convocações, sempre! Desde 2011 o mantra desse blog foi a convocação de todos os aprovados! Infelizmente, a convocação ocorreu no apagar das luzes do atual governo. Após a publicação em diário oficial, mediante a indefinição da posição do próximo governo em relação a integridade do processo em curso, tomei a decisão de recomendar aos leitores do blog que agilizassem suas documentações e se apresentassem para posse.

Relataram a meu respeito, dentro de setores da prefeitura de Itaguaí, afirmações que colocaram em dúvida meu caráter e minhas intenções nisso tudo, porém, nunca foi meu objetivo fazer pessoas passarem mal esperando a posse desnecessariamente! Estou completamente transtornado, pois nunca foi meu objetivo fazer mal a ninguém. Sempre, desde o início do processo militei a favor de meus leitores, e agora colegas de trabalho, nunca contra.

Prof. Danilo Aguiar

36 comentários:

  1. Não sei em que condições surgiram esses comentários, mas acho que vc não deve se preocupar com isso. Vc só fez ajudar um montão de gente que não tinha outra maneira de se informar. E não foi você quem incentivou as pessoas a agilizarem, vc foi uma das pessoas, toda a situação e o contexto levaram a isso. Sempre haverá gente para reclamar e não se contentar, mas os cães ladram e a caravana passa. Obrigada por toda sua ajuda Danilo.

    ResponderExcluir
  2. Danilo, esses comentários geralmente parte de quem não quer que as coisas andem. Não se sinta incomodado você fez a parte que a Prefeitura deveria fazer, manter os candidatos a par da situação. Parabéns pelo seu belissimo trabalho e continue assim, ajudando as pessoas com seu jornalismo!

    ResponderExcluir
  3. Não fique triste, cv é muito mais do que esses boatos sem fundamentos, parabéns pelo seu trabalho vc é o nosso orgulho.

    ResponderExcluir
  4. Caro Danilo, o seu trabalho está acima de opiniões e desafetos pessoais. O que você tem feito em favor de um enorme contingente de pessoas ansiosas, desassistidas, abandonadas etc é louvável. Esse incômodo alegado por alguns também não é novidade. A história mostra que todos os movimentos de incentivo ao exercícios de cidadania, em alguma medida, foram alvos de retaliações, intolerância, covardias. Mas esse é o seu legado, a sua missão. Faça-a bravamente como até aqui!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Danilo, Não se entristeça com esse comentários o que importa é sua consciência!

    ResponderExcluir
  6. Danilo, não fique transtornado, pois suas informações foram claras e úteis a quem soube Lê-las. Infelizmente existem muitos analfabetos funcionais e acabaram interpretando errado. Mas tenho certeza de que a população, em geral, está muito grata pelo seu empenho em ajudar. Não fique triste, ok? Bola pra frente!

    ResponderExcluir
  7. Danilo,todo mundo estava estressado ok? mas nao ouvi ninguem lhe agredindo verbalmente nem tao pouco citando vosso nome , o que surguir foi na quinta feira , uma senhora as 21:00 da noite , saindo do local onde assinavamos a posse ,chamando todos mais de 100 concursados que estavam esperando,sedentos,famintos,jogados pelo chao e sem ar algum (desligaram os ventiladores) ...voltando a Senhora esta saiu de lá,bateu no peito dizendo que nao era do concurso e chamou todo mundo de GADO COM DIPLOMA OU NAO ,MAS SAO TODOS GADO !

    ResponderExcluir
  8. que legal heim,uns podem escolher escolas e outros nao,muito legal mesmo

    ResponderExcluir
  9. UMA PESSOA QUE DISPONIBILIZA SEU TEMPO PARA MANTER UM BLOG, À MEDIDA DO POSSÍVEL, RESPONDER TODAS E TANTAS DÚVIDAS SURGIDAS NESSE PROCESSO, COM CERTEZA MERECE UMA MOÇÃO DE APLAUSO PELOS RELEVANTES SERVIÇOS, DE FORMA GRATUITA, PRESTADO A TODA POPULAÇÃO!
    CREIO QUE ESSES COMENTÁRIOS NEGATIVOS SURGIRAM PORQUE O POVO DA PREFEITURA NÃO QUERIAM TRABALHAR, QUERIAM MOLEZINHA NESSE PERÍODO ENTRE RECESSO E COMO LOTOU A PORTA DA PREFEITURA ELES SE VIRAM NA OBRIGAÇÃO DE ATENDER TODOS. DAÍ A REVOLTA COM O BLOG! COMO JÁ DISSE O BLOG FOI E É UM IMPORTANTE VEÍCULO DE UTILIDADE PÚBLICA, SEM ELE, OS CONCURSEIROS IRIAM FICAR DESORIENTADOS, UMA VEZ QUE O TEL DA PREFEITURA SEMPRE SE ENCONTRA OCUPADO, E POR SUA VEZ , O SITE OFICIAL , TAMBÉM, CARECE DE OBJETIVIDADE E CLAREZA!
    PARABÉNS PROF. DANILO AGUIAR

    ResponderExcluir
  10. Não ligue...As pessoas adoram reclamar sempre...Cheguei à prefeitura hoje às 04:30 da manhã e só tomei posse às 18:00h,foi tumultuado sim mas e daí?O importante é que conseguimos!

    ResponderExcluir
  11. Ola Danilo!!! Não de atenção a esses comentarios ai não, eu fiquei la naquela fila por 2 dias e tenho certeza que você e muitos deles dali não tem nada havem com a história... Na verdade vim aqui agradecer pelas informações e lher dizer que se não fosse esse blog não teria informação alguma, obrigada por tudo... E continue assim.
    Um abraço! Priscila

    ResponderExcluir
  12. Danilo, não se deixe abalar por este tipo de comentário.Você ajudou centenas de candidatos,como eu .Tem muita gente que conta com você, no aguardo desta convocação.Se as pessoas estão passando por grandes filas,em condições difíceis neste calor, não é sua culpa.Ficou tudo para os últimos dias.

    ResponderExcluir
  13. Se não fosse o seu Blog eu não saberia da convocação porque moro em outro município. Continue o seu trabalho. Não se abale com certeza vc ajudou mais do que prejudicou.

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, como posso conseguir esse diário oficial online? Só pessoalmente? Por favor, me ajudem!! Bjusss Fernanda

    ResponderExcluir
  15. NA FILA,AS 20:40 , DIA 27/12/12 FOMOS CHAMADOS DE GADO COM DIPLOMA , E MESMO ASSIM NINGUEM LHE CULPOU

    ResponderExcluir
  16. Danilo, so tenho a te agradecer! Moro no Rio e nao tinha acesso ao que estava acontecendo e foi gracas ao blog que pude me inteirar e consegui tomar posse depois de uma jornada de 2 dias na prefeitura! Foi confuso e cansativo, mas consegui!!! Assim como eu sei que muitos tb!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Danilo,
    Parabéns pelo seu excelente trabalho! Graças a vocês consegui acompanhar todas as informações pertinentes as etapas do concurso! Moro em outro município e se fosse depender da Prefeitura seria prejudicada, pois essa sequer mantém um site decente!
    Continue meu amigo, não se deixe abater! Minha Mãe sempre me disse:
    "Não atiram pedras em árvores que não dão frutos"
    Abraços e um excelente 2013!

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigado pelas informações,se não fosse seu blog estaria desorientada com tantas informações perdidas.Seu trabalho foi excelente.

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigado pelas informações postadas me ajudaram bastante,não só eu mas pessoas achegadas,se não fosse seu trabalho ficaria sem informações importantes.

    ResponderExcluir
  20. QUANTAS VEZES ESTAVA PERDIDA NO CONCURSO E VOCÊ DANILO AJUDOU,E AJUDOU MUITO.

    ResponderExcluir
  21. DANILO AGUIAR LEVANTE SUA CABEÇA,DERROTA NÃO É COISA DE CRISTÃO.

    ResponderExcluir
  22. Caro Danilo,Entendi sua preocupação e lhe garanto que vc está certo quanto ao q pensava sobre o próximo governo.
    o vou relatar a vc está acompanhado de provas,hoje já dia 29/12 exatamente as 1H02 da mnhã cheguei em casa da prefeitura para minha posse, não a consegui,como muitos outros colegas q foram PROMETIDOS para a data do dia 28/12, fomos enganados vimos o favorecimento de pessoas que chegaram por volta das 17 h e tomarem a posse na frente de quem chegou as seis,muitas outras barbares aconteceram ,foi chamada a polícia para falar conosco,pois NIMGUEM DA PREFEITURA NOS ATENDEU,até mesmo ameaças de gás lacrimogénio tivemos.gostaria de explicar melhor o ocorrido deixo meu face e tel .

    Daiana Amorim 21 76010710

    Espero que me responda provando seriedade em seu trabalho.

    ResponderExcluir
  23. Não vejo em que suas matérias prejudicaram quem quer que fosse. Você tem opinião e isso é essêncial para quem tem a missão de informar.

    ResponderExcluir
  24. Danilo, suas publicações contribuíram para minha posse e de muitos amigos que assim como eu moram distantes de Itaguaí.
    Você contribui para mudar e melhorar a vida de muitos (poucos têm esse privilégio).

    Por tudo que acompanho tenho certeza das suas boas intenções e espero que as pessoas vejam o quanto você ajudou e ainda está ajudando.

    Outros concursos em outros municípios tiveram menos pessoas convocadas e também tiveram longas filas...
    Obrigado por toda sua ajuda!!!

    ResponderExcluir
  25. Amigo Danilo, se existe algum culpado nesta confusão toda o nome dele é CHARLINHO E A TOTAL FALTA DE ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO. Portanto, não dê ouvidos a estes boatos maldosos pois tem apenas o objetivo de justificar algo injustificável.
    Deixar pessoas até 22h aguardando seu termo de posse e depois mandar pra casa sem assinar o mesmo...isso é falta de respeito, competência e organização.
    Eu fiquei no primeiro dia das 9h as 22h e no dia seguinte das 9h e 30 min às 15h 40min até conseguir resolver tudo que era necessário.
    Pergunto: Aonde está sua culpa se você não estava nos setores responsáveis em desenrolar a situação de todas aquelas pessoas que penavam aguardando sua vez numa fila interminável dentro e fora da Prefeitura? Parecíamos Sem Terra acampados dentro da Prefeitura num calor insuportável.
    Os verdadeiros culpados que tenham a dignidade de assumir sua responsabilidade!!!
    E espero sinceramente que o novo PREFEITO não faça nada contra aos concursados já empossados e que ainda estão aguardando sua posse, pois será uma grande decepção pelo menos para mim que dei meu voto de confiança nele, que ele seja justo essa briga não é nossa assim sendo, que seja resolvida entre eles.
    E quanto à você meu amigo o MEU MUITO OBRIGADO POR SUA COLABORAÇÃO E TE PEÇO: NÃO PARE SEU BELO TRABALHO POR CAUSA DESSES BOATOS MESQUINHOS, NÃO VALE A PENA!!
    UM FORTÍSSIMO ABRAÇO!!
    ESTAMOS JUNTOS!!!

    ResponderExcluir
  26. Funcionário de Itaguaí29 de dezembro de 2012 às 08:56

    É inquestionável a utilidade desse blog em relação ao concurso público, pois as notícias eram mais claramente divulgadas aqui e com mais rapidez. Só não entendo porque a prefeitura não aproveitou esse excelente meio de divulgação que é a internet. Poderiam ter disponibilizado um e-mail para esclarecimento de dúvidas ou divulgar maiores informações no site da prefeitura. Se houve tumulto no processo em questão, o maior culpado é a própria prefeitura por permitir tamanha desinformação, fazendo com que os concursados ficassem a merce de um possível telegrama.
    Fica a dica para a prefeitura de Itaguaí aproveitar melhor esse meio de comunicação e elaborar um website mais útil e que tenha mais opções, assim como eles fizeram com os atalhos dos impostos bem claros e visíveis em sua página eletrônica.

    ResponderExcluir
  27. Danilo continue seu trabalho e não se deixe abater por comentários negativos ao seu respeito e tenha um Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  28. Danilo,
    Acho que houve uma desorganização nesse concurso
    o site da cepuerj somente mostra o resultado final sem a listagem de convocação, liguei para cepuerj a atendente me informou que a convocação seria por meio de telegrama * que não chegou ate agora na minha casa*fiquei sabendo atraves do seu blog a convocaçãoe as informações relacionadas ao concurso.
    A Prefeitura tinha que separar as convocações por profissões isso talvez evitaria filas enormes!
    Esta de parabéns pelo seu trabalho e continue nos informando sempre!

    ResponderExcluir
  29. Profº Danilo,
    Estive ontem na prefeitura ontem (28/12), chegando às 6:20. Passei pela perícia médica, entreguei meus documentos e aguardei a posse. Recebi meu documento de posse às 20:15, ou seja, 14 hs para conseguir tudo. Mas foram as 14 hs mais compensadoras da minha vida, saí de lá sabendo onde vou trabalhar e isso para mim é muito gratificante. Muito obrigada por esse blog, pois tem ajudado muito com informações atualizadas. Deus abençoe cada vez mais a todos que participam do blog.
    Fiquem com Deus e um feliz 2013 cheio de realizações.

    RAQUEL

    ResponderExcluir
  30. ***Dicas para quem ainda vai se apresentar na prefeitura***
    -Entrem no edital do concurso da sua respectiva área (http://www.cepuerj.uerj.br/desc_concurso.aspx?id=22) e vejam quais são os documentos que precisarão autenticar, pois muitos estão indo somente com os exames que constam no telegrama e precisarão retornar depois com os documentos.
    -A cópia do comprovante de votação deverá ser autenticada. Se for certidão de quitação eleitoral, esta deverá ser a original.
    -Levar um comprovante de residência de preferência no nome do próprio, podendo ser este uma fatura ou boleto bancário (este não é necessário autenticar).
    -Levem coisas para comer, e se puder, leve dinheiro também, pois a espera é longa e quem vai bem cedo já toma posse no mesmo dia.
    -Não são necessários os laudos dos exames de eletrocardiograma e Raio x.
    - Quem tem problemas de Hipertensão arterial tomem seus remédios antes de saírem de casa, pois alguns médicos medem a pressão e os batimentos cardíacos na perícia, inclusive, o que me atendeu mediu a minha.

    Espero que as dicas possam ajudar!

    ResponderExcluir
  31. Charlinho é o culpado, ao jogar a responsabilidade sobre a decisão de demitir os funcionários contratados que lhe viraram as costas na derrota nas eleições municipais de 2012 do seu candidato "Água de Salsicha" Alexandre Valle para o Prefeito eleito Luciano Motta. Ponto facultativo dias 24 e 31 de dezembro a partir da 13 horas e motivos para a demissão em massa dos funcionários contratados a partir de uma convocação quase absurda de concursados que simplesmente não foram reprovados, pois os selecionados mais cadastro de reservas já foram convocados há muito tempo, não são vestígios suficientes desse processo de vingança do astuto Charlinho? Claro que sim. E a culpa é do Danilo Aguiar e do Blog da Cidadania do Porto? Faça-me o favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contratado esperto deveria ter feito o concurso... Ou não têm qualificação para isso?

      Excluir
  32. DANILO OBRIGADO POR SUAS DIVULGAÇOES , ONTEM CHEGUEI AS 7:00 DA MANHA E SO TOMEI POSSE AS 22:30 OBRIGADO POR NOS AJUDAR , NAO LIGUE PARA A OPINIAO DE PESSOAS QUE NAO MERECE A SUA AMIZADE , UM ABRAÇO E FELIZ ANO NOVO !!!!

    ResponderExcluir
  33. Danilo o seu blog é de imensa utilidade pública, fico perplexa quando lhe perguntam qual o salário dos cargos de várias pessoas que fizeram o concurso, são tantas perguntas desnecessárias pois no edital consta o salário, a carga horária de cada cargo, as pessoas não se dão ao trabalho de ler e se informar.Será que não conhecem o site a CEPUERJ? Quanto as pessoas que falaram de vc não fique chateado pois tem gente que só sabe reclamar e ficar esperando tudo de bandeja. Tenha um ótimo 2013 com mais informações para todos!!

    ResponderExcluir
  34. Olá Prof. Danilo,
    Gostaria que postasse como link parte do que aconteceu comigo e com cerca de 300 convocados, pode juntar o meu relato ao de outros e montar um link sobre o tratamento desumano dos servidores da administração da prefeitura.
    Não conhecia seu blog e mesmo assim eu quis tomar posse o quanto antes, soube sobre o blog na fila, muitos comentavam que só ficaram sabendo da convocação através do blog, muitos comentavam que o blog tinha muitas informações sobre o concurso, incluindo dizendo que o mesmo não poderia ser cancelado, que nunca antes teriam cancelado um concurso. Devido a tantos comentários e pela quantidade de informações que disseram haver, resolvi acessar.
    O que aconteceu foi o DESCASO de funcionários que trataram os convocados de forma DESUMANA! Corria um boato de que os funcionários estavam enrolando para ganhar hora extra.
    Levei 5h esperando para entregar documentação, estavam chamando de 3 em 3, depois no final quando já tava de noite, chamaram de 20 em 20. O procedimento todo não levou nem 10 minutos, o que confirmou que realmente os funcionários estavam de má vontade e se esforçando para enrolar e conseguir o máximo de hora extra.
    No setor de tomar posse cheguei as 19:30h, haviam cerca de 300 pessoas esperando e o boato era que fechariam às 22h. Os funcionários não queriam nos ouvir, às 20:30h, 1h depois, eu entrei pedi para que fizessem senha e nos liberassem porque até às 22h eles não conseguiriam atender as 300 pessoas que ainda haviam ali, até então não haviam chamado nem 10 pessoas. Ouvi como resposta da funcionária Alessandra que eles estavam chamando de acordo com o sistema e por isso não tinham como dar senha, mas que não teriam hora para sair. No fim das contas aconteceu como eu disse. As 22h a senhora Zenaide chefe do departamento, disse que não tinha como continuar o atendimento por falta de pessoal e material. Um absurdo porque já sabiam disso 3h antes, quando eu chegamos lá. Por sugestão de um senhor que deu a idéia de fazer senhas não numeradas, apenas para prioridade, a senhora Zenaide nos deu senha carimbada e rubricada. Um grupo se revoltou e subiu para pressionar os funcionários a ficarem até mais tarde, então os funcionários colocaram o nome deles numa lista, quando chegaram pela manhã a papelada destes já estava pronta e quem ficou esperando a senha acabou sendo deixado para trás.
    No dia seguinte chegamos às 8:30h como recomendado e quando passaram a chamar as pessoas voltaram a chamar de acordo com o sistema, a tal senha que a senhora Zenaide fez não serviu para absolutamente NADA, a não ser como cala boca para o povo ir para casa.
    Uma das pessoas que havia dado o nome no dia anterior deu a ideia aos funcionários de fazer uma lista com quem tivesse senha dizendo a ordem de chegada, o funcionário respondeu de má vontade que eles não teriam como fazer isso. Quando essa pessoa me disse isso eu e outra convocada nos voluntariamos a fazer a tal lista. Conversamos com uma funcionário negra que estava dando explicações na escada, ela então disse que ia pedir autorização a Zenaide. Depois voltou com papel pra gente fazer as listas. Fizemos então as listas entregamos e depois disseram que a lista foi para a administração, que era aonde colocavam os nomes no sistema. Uma convocada foi até a administração colocar o nome na lista e lá disseram que não estavam usando lista alguma. Fui ser atendida às 13:30h e quando estava na fila de atendimento a tal funcionária Alessandra resolveu fazer uma lista com as pessoas de ontem que não haviam sido chamadas, seria cômico se não fosse trágico. Isso com certeza, só porque era sexta-feira e os funcionários resolveram que iriam sair mais cedo.
    Isso tudo os convocados tendo que passar um calor infernal, sede, fome, porque tínhamos medo de sair pra comer e nos chamarem... uma situação horrível. SE esses funcionários continuarem na próxima gestão, não sei qual o regime de trabalho dos mesmos, espero que recebam alguma punição.

    Parabéns pelo blog,

    Gabriela Silva

    ResponderExcluir
  35. A grande verdade é que muitos dos convocados e que tomaram posse assim como eu, tiveram no seu a blog o apoio necessário, e sabemos todos que o seguem que seus esforços incondicionais foram de total valia para todo mundo, como cidadão e agora com a minha auto estima resgatada ,graças a sua dedicação, minha família respira em paz com a certeza da segurança que nos foi concebida , deixo meus agradecimentos e solidariedade , e também aproveito para agradecer-lhe por tudo em nome de todos os convocados, você é o CARA .
    Alexandre Gomes Ferreira
    Lotado : E.M Eider Ribeiro Dantas ( Brisa Mar)

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!