O esporte em Itaguaí acordará ou será mais do mesmo em 2013? (Escrito por Silvestre Cirilo)
Itaguaí precisa sair da mesmice esportiva do "arroz com feijão"
O esporte itaguaiense se ocupa da mesmice pública há pelo menos duas décadas. Entra prefeito, sai prefeito, a estrutura (pouca) se mantém, muito mais com propósitos políticos do que técnicos. Proporcionalmente, se fazia muito mais no governo Benedito Amorim quando comparados com os oito anos do governo Charlinho.
O que se fazia naquela época: Jogos Estudantis, torneios na Quadra Municipal e torneios de futebol pelos campos da cidade. O que se fez nos últimos oito anos: a mesma coisa. A mudança tentada entre o final de 2009 e início de 2012 não deu em nada, por total incompreensão de que a estrutura do esporte na cidade está saturada.
Precisamos constituir um sistema próprio, formatando um fluxograma que atenda aos três vetores preconizados pela legislação esportiva do Brasil e, que diferentemente do que ocorre em nível nacional, abrace as escolas como entrada nesse sistema. Além de prover a cidade de equipamentos esportivos que permitam a prática de modalidades esportivas fora das praticadas aqui desde sempre.
Por ora, com esse panorama geral sobre o esporte da cidade, espera-se que o futuro prefeito não use o esporte como trampolim político, mas use-o como porta de uma política pública voltada ao tripé saúde-educação-esporte.
Silvestre Cirilo
O Amigo Silvestre Cirilo enviará mensalmente postagens para o Blog Cidadania do Porto , agradecemos pelo apoio, esse espaço está a sua disposição, abraço. Ass: Danilo
Faça um Comentário