Histórias de Itaguaí: O MISTÉRIO DO FORTE PERDIDO!

Planta do Forte de Itaguaí, no Rio de Janeiro, 1818

Como pode uma fortaleza inteira, construída numa região movimentada do Rio de Janeiro, simplesmente desaparecer sem deixar vestígios?

Pois é, ninguém sabe, ninguém viu. A única prova que restou da existência da lendária Fortaleza do Raio, construída em 1818 no início da atual rodovia Rio-Santos, próximo à Av. Brasil, foi a planta da construção (autoria desconhecida), cujo detalhe reproduzimos acima. É um documento único no mundo.

As poucas e imprecisas referências históricas indicam que ela era chamada também de Forte de Itaguaí e Forte de Coroa Grande, já que estava localizada neste distrito, no movimentado caminho por terra que ia da povoação de Mangaratiba à de Itaguaí, no sul do Estado do Rio de Janeiro.

Itaguaí era parte integrante do "Caminho das Calçadas", via de comunicação obrigatória para quem fosse por terra para São Paulo ou Minas Gerais, e o forte foi erguido para defesa desse caminho pela costa. Em posição dominante, ele tinha duas baterias com seis canhões, o suficiente para cobrir a estrada, a praia e o seu ancoradouro - que deviam ser em Coroa Grande ou Vila Geny, já que Itaguaí não está à beira-mar.

Por que o Forte do Raio se chamava assim, que lutas travou, como acabou e onde estão suas ruínas - tudo isso é desconhecido. Vale a pena fazer uma pequena expedição para esclarecer esse mistério de quase 200 anos. É um tema fértil para uma bela monografia. Quem se habilita?

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!