Série Especial: 7° Parte - Educação e rede de ensino em Itaguaí


Durante o período de transição, com certeza a SMEC
será a secretaria mais problemática e exigirá cuidado cirúrgico do novo prefeito!

Nessa sétima postagem da Série Especial: Série Especial: Perspectivas para Luciano Mota em 2013 na PREFEITURA DE ITAGUAÍ! O tema principal a refletir serão as possíveis ações do próximo governo nos primeiros dias de 2013. Essa postagem, com certeza é a mais delicada da série. Pois a Secretaria de Educação e Cultura é a pasta com maior número de funcionários contratados e nomeados. Seja na esfera administrativa ou mesmo em cada uma das escolas e creches da rede.

Primeiramente, este blog já dedicou uma série de postagens sobre a situação do ensino integral na rede em Série Especial: O ENSINO INTEGRAL na rede municipal - PROBLEMAS e PROPOSTAS para Itaguaí e também já foi feita uma postagem específica para a questão da cultura em nossa cidade em Cultura Itaguaí: Por qual motivo a CULTURA foi tão desprestigiada pela atual administração municipal? Em todas essas postagens abordamos que muita coisa precisa mudar nessas duas pastas.

Certamente o novo prefeito já deve ter em mente o nome do futuro ou da futura secretária de educação. Esta pessoa já deve, por sua vez, está selecionando os nomes dos futuros assessores, diretores de departamento, coordenadores e assim por diante. Lógico que a nova secretária não vai no dia 01/01 assumir a SMEC sozinha(o) ora bolas! Se o atual quadro de servidores comissionado será reaproveitado em parte ou totalmente, isso dependerá da nova(o) secretário(a).

Em relação aos funcionários contratados atualmente, houve nos últimos anos um amadurecimento muito grande por parte dos políticos a certas práticas do passado, com a de demitir TODOS os funcionários contratados já no primeiro dia. Me lembro muito bem do 1° dia da "Era Charlinho" em 2004 quando isso aconteceu. Dessa vez, o novo prefeito promete que a prática será diferente. Aguardemos como será o procedimento adotado em 01/01.

Com certeza, isso eu não tenho dúvida, será a secretaria onde o período de transição será o mais delicado. Não somente pelo número de funcionários lotados nessa secretaria, que deve ser superior a 3 mil, mas também pelo número de funcionários comissionados, acredito que para a transição ser feita de maneira harmônica nessa secretaria, será necessário iniciar o período de transição o quanto antes, ainda em 2012, até mesmo para que todos os funcionários conheçam de ante-mão o que ocorrerá em 2013.

Por último, abordarei um ponto pouco analisado por muitos dentro da militância na educação: Como serão ocupados as funções comissionadas? Prestigiando os funcionários de carreira da secretaria ou chamando em sua maior parte pessoas que não são da carreira, isto é, que não passaram num concurso público da prefeitura e não são funcionários estatutários da secretaria? A esta pergunta, não posso dar qualquer resposta, caberá ao futuro(a) secretária(o) de educação.

Na última postagem da série, falaremos sobre a questão da segurança pública em nossa cidade, até lá!

Prof. Danilo Aguiar

5 comentários:

  1. Ótima matéria, espero que o novo prefeito seja diferente! e tenha uma atitude harmonizada.
    OS CONCURSADOS querem tomar posse das vagas que conquistaram...

    ResponderExcluir
  2. a nova Secretária de Educação deverá filtrar quem realmente trabalha e continuar com essas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. na SMEC, tem q haver relmente uma mudança, pq muitos funcionários comissionados como os chefões de departamentos de dentro da Smec contratados mais q sao do grupão do charlinho e as Diretoras q fazem de gato e sapato os funcionários contratados, igual a diretora do ciep 497 q cansou de humilhar funcionarios na frente de todo mundo, já fez varios relatórios com várias mentiras para devolver os mesmos e até efetivos antigos q não baixavão a cabeça pra ela ela tem conchavo na SMEC e essas pessoas foram remanejadas sem direito de ver os relatorios com mentiras e mandados para escolas distantes, Por favor Luciano e sua equipe tomem cuidado com essas pessoas falsas da SMEC, e com essas diretoras ditadoras q pensam q mandam nos funcionários pq tem as costas quentes lá. Fica aí para haver uma mudança nas direções das escolas tem tantos professores bons , mas como não foram indicados por vereadores e não tem conchavos com grandões da SMEC, merecem uma chance,para q possa ter um renovo completo pq todos lá são puxa saco do charlinho e essas diretoras também, a grande maioria deve voltar para a sala de aula e darem a chance para a nova secretaria escolher.... fica meu desabafo sou contratado e confesso q na campanha do vale essas pessoas iam todas em kombi, diretores de departamentos, diretoras de escola....todos de cargo grande.Essas pessoas não podem ficar lá.Pq a ditadura delas vam continuar...q a nova secretaria da SMEC possa fazer essa faxina....desculpem mas citei o caso da diretora do ciep 497 pq já vi muitas injustiças feitas por ela e não dá em nada.

    ResponderExcluir
  4. luciano, por favor,olhe também pro professor contratado, pq os efetivos o prefeito vai dar um aumento antes dele sair, isso é fonte segura, mas pros contratados ele não vai dar nada de almento...um professor de 1ªa4ª contratado esta ganhando menos de 670,00 e fazemos a mesma coisa q um professor efetivo.Contamos com amsua ajuda nosso prefeito, pq pro charlinho, somos traidores.

    ResponderExcluir
  5. Respeitando as regras do blog venho expressão minha opinião graças a Deus. Sou da educação e muito me intristece ver e vivenciar a desumanidade em relação aos profissionais da inha area . Salário humanamente impossivel de se viver com dignidade onde este obriga o professor trabalhar 40 horas semanais e com isso a busca por conhecimento capacitação colaboração para com uma educação de qualidade se torna cada vez mais distante de acontecer . A realidade que vivemso é de alunos cada vez mais distante do conhecimento por conta de tantas facilidades oferecidas pelo governo onde essas não tem tido a responsabilidade de cobrar do aluno seus deveres. Não sabemos se vivemos mergulhados em um mar de mentiras . Quando uma revista super conceituada como a" Veja "ou "Isto é " desculpe no momento não me recordo publica a posição de nosso municipio em uma belíssima posição no ranckin de qualidade de educação e o professor não recebe uma revista em sua residencia e algo de tamanha ingratidão desrespeito desvalorização de nosso suado magico e maestrino trabalho.
    pois hoje elevar o indice de educação em um municipio é a população e responsáveis pela secrataria reconhecerem esse trabalho . Fico trsite também quando ouço companheiros de trabalho almejando horizontes em outros municipios porque no seu proprio não se ver valorizado . Precisamos abrir os olhos para essa questão : professor valorizado trabalho valorizado educação de qualidade municipio reconhecido e cidadãos de futuro .
    Um abraço ........

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!