Postagem Especial: PREFEITURA DE ITAGUAÍ vai aderir a CONCURSO NACIONAL DE DOCENTES?

Prefeitura de Itaguaí poderá ter a opção de convocar 
os aprovados no Concurso Nacional do Magistério!

A partir de 2013, o Ministério da Educação promoverá, a princípio anualmente, um concurso unificado para que os professores de todo país possam, com a aprovação desse exame e a sua nota classificatória, ingressar na carreira, seja nos municípios, seja nos estados ou na esfera federal. Porém, dependerá de cada governo municipal, estadual ou federal aderir ao concurso ou não. Essa será um decisão que caberá a cada entidade.

A pergunta que faço será a seguinte: Faltando poucos profissionais da educação para serem chamados, em breve, o atual concurso terá zerado o número de candidatos aprovados. Assim, a Prefeitura de Itaguaí, na figura de seu futuro prefeito, terá interesse em aderir ao concurso nacional unificado? E além, pelo menos no magistério municipal, após o término deste concurso, qual será a opção do novo prefeito? Criar novo concurso ou voltar a contratar?

Os prefeitos de Itaguaí, ao longo dos mandatos, sempre alegaram que o processo de seleção do concurso era muito complexo e somente o faziam em último caso, ou melhor dizendo, no último ano do mandato. Porém, com essa opção, todos os argumentos caem, pois assim, a prefeitura somente teria o trabalho de abrir um cadastro de professores interessados, com a avaliação das notas de cada um, através de um ranking (com as notas do Concurso Nacional), dar posse aos professores com melhor colocação.

Como o primeiro concurso nacional só está programado para o próximo ano, fica a minha sugestão ao futuro prefeito de Itaguaí e a nova equipe da secretaria de educação, o Blog Cidadania do Porto apoia esta ideia, visando melhorar a qualidade dos profissionais no magistério e assim, todos os anos, os profissionais da educação sempre terão renovadas as suas oportunidades de ingresso no magistério.

Prof. Danilo Aguiar

Maiores Informações sobre o concurso nacional em:

Um comentário:

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!